F1 – Quão complexa é a estratégia de uma equipe? (vídeo)

Estrategistas da McLaren

Toda decisão que você vê uma equipe de F1 tomar geralmente vem de seus estrategistas. Cabe a eles criar a melhor estratégia de pit stop, pneu e combustível a cada corrida. E isso é apenas uma fração da descrição do trabalho deles.

A Formula 1 é a forma mais complexa e tecnicamente avançada de corrida do planeta. Cada equipe tem centenas de funcionários dedicados a tornar seus carros centésimos de segundo mais rápidos e gasta centenas de milhões de dólares para fazê-lo.

Um dos trabalhos mais complexos da F1 é o estrategista de corrida. O trabalho do estrategista é tomar todas as decisões para a equipe que acontecem durante a corrida. Isso significa tudo, desde a escolha de pneus, pit stops, ordem de equipe, tudo passa por ele. Uma equipe geralmente possui vários estrategistas trabalhando em cada corrida, com cada carro tendo o seu e engenheiros de estratégia sênior executando decisões maiores.

Obviamente, o trabalho de um estrategista não acontece apenas durante o fim de semana de corrida. Seu trabalho começa meses antes, onde são tomadas as decisões sobre quais pneus levar para a corrida e são realizadas simulações para descobrir o que esperar quando a equipe chegar à pista. Quando a primeira sessão de treinos acontece, a equipe realiza testes na vida real e os estrategistas comparam os resultados às simulações para detalhar o que poderia ser melhorado.

No dia da classificação, é decisão do estrategista sobre quanto combustível colocar nos carros antes de cada sessão e quando enviar carros para serem colocados no melhor cenário de tráfego possível. Se eles decidirem colocar combustível suficiente para apenas uma volta e o piloto a estragar, ou escolherem os pneus errados, então a culpa é deles.

O dia da corrida é o momento mais agitado para os estrategistas, obviamente. Eles precisam planejar uma estratégia baseada nos resultados de simulações e classificações e desenvolver cenários alternativos, caso as coisas deem muito errado ou muito certo. À medida que a corrida avança, os estrategistas precisam tomar decisões em frações de segundo sobre quando parar, quais pneus usar e ordens de equipe que possam ajudar ou prejudicar o resultado de um piloto.

É um trabalho difícil, mas gratificante. É parte do motivo pelo qual a F1 é tão complexa de entender e emocionante de assistir.

Assista o vídeo:

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.