F1 – Presidente da GPDA não gosta das rodas de 18 polegadas

sábado, 26 de outubro de 2019 às 13:51

Rodas de 18 polegadas para 2021

Alex Wurz não é fã da introdução de rodas de baixo perfil na Fórmula 1. A mudança de pneus de 13 para 18 polegadas para 2021 foi decidida, mas o chefe da Associação de Pilotos (GPDA) não está impressionado.

No entanto, o antigo piloto de F1 reconhece que há pouco que a Fórmula 1 possa fazer agora em relação ao aumento de peso dos seus carros. “Vamos continuar a usar estas unidades (de potência) realmente interessantes”, disse ele ao site Motorsport-Magazin.com da Alemanha.

“Mas elas são pesadas. Qual é o problema? Se forem pesadas, as forças centrífugas não são assim tão elevadas. Isso significa que não são tão esgotantes fisicamente”, explicou o austríaco.

“Mas há decisões comerciais, como os pneus de 18 polegadas que vêm aí. Como pilotos, não estamos satisfeitos porque trazem mais quilos por razões comerciais. Não agrega nada para o piloto”, prosseguiu.

“Podem ser um pouco mais simples para a aerodinâmica, mas eu não deixaria esse argumento contar. São muito mais pesadas. A única vantagem real é o marketing”, opinou Wurz.

Por ‘marketing’, Wurz, de 45 anos, está se referindo ao fato de que as rodas de perfil baixo têm uma aparência melhor. Mas Wurz diz que as aparências pouco importam.

“Tenho sido chamado de Sr. Halo, quando muitos jornalistas e fãs disseram que quando o Halo chegasse, a Fórmula 1 estaria morta”, lembrou o austríaco. “Mas vimos que salvou alguns pilotos e não sofremos na audiência”.

“Nós nos ajustamos a isso. Até fui informado por alguns pilotos que admitiram que não gostariam de correr mais sem o Halo”, concluiu Wurz.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.