F1 – Por que Vettel não está liderando o campeonato?

quinta-feira, 11 de outubro de 2018 às 15:15

Sebastian Vettel

Assim como o Autoracing publicou aqui, Sebastian Vettel admitiu depois do GP do Japão que ele e a Ferrari estão ajudando Lewis Hamilton à conquistar um quinto título mundial com suas próprias falhas.

No último podcast o Adauto Silva também apontou a quantidade enorme de erros do piloto da Ferrari e da própria equipe (menos, mas também importantes) lembrando que “Vettel cometeu no mínimo cerca de 10 erros nos últimos dois anos que lhe tiraram o título de 2017 e provavelmente lhe tirarão o desta temporada.”

Vettel ainda está apegado à esperança de que ele possa mudar as coisas nas quatro corridas restantes.

Ainda assim, Hamilton agora tem uma vantagem de 67 pontos e pode conquistar o campeonato se vencer o GP dos EUA em 21 de outubro e Vettel não for pelo menos P2.

Os erros cometidos por Vettel e pela Ferrari têm sido uma história definidora da temporada, assim como foram em 2017. Mas como seria o campeonato se eles – e a Mercedes – tivessem tido temporadas livres de erros?

Em outras palavras, quanto a Ferrari e Vettel facilitaram para Hamilton?

Austrália
O primeiro grande erro da temporada veio na corrida de abertura, quando a Mercedes calculou mal a diferença que Hamilton precisava para manter a liderança sob um período de safety-car, e a Ferrari roubou a vitória para Vettel.

O resultado foi que Hamilton ficou em segundo lugar quando ele deveria ter vencido, Vettel ao contrário.

Resultado: Vettel vai do segundo (18 pontos) ao primeiro (25 pontos). Ele ganha sete pontos. Hamilton vai do primeiro para o segundo e perde sete pontos

Efeito líquido: Vettel +14 pontos

Azerbaijão
Uma vitória em potencial para Vettel se torna um quarto lugar. Vettel liderava, mas volta em P2 após as trocas de pneus atrás de Valtteri Bottas.

Em um recomeço depois de um safety car na parte final da corrida, Vettel tentou ultrapassar o finlandês, mas errou, travou os pneus, saiu da pista e voltou para terminar em quarto. Enquanto isso, Hamilton venceu a corrida depois que Bottas sofreu um furo de pneu.

Resultado: Ignorando a teoria do caos e assumindo que Bottas teria o furo de pneu de qualquer maneira, Hamilton que seria P2 (18 pontos) atrás de Vettel, ganha a vitória de presente (25 pontos): mais sete. Enquanto isso, Vettel e Ferrari viram uma vitória (25 pontos) se transformar num P4 (12 pontos). Menos 13

Efeito líquido: Vettel -20 pontos

França
Vettel bate em Bottas na primeira curva, volta no final do grid e se recupera para P4.

Resultado: Um erro de Vettel transforma um potencial P3 (15 pontos) atrás da dobradinha Mercedes em P5 (10 pontos). Menos cinco pontos.

Efeito líquido: Vettel -5 pontos

Áustria
Vettel recebe uma punição de três posições no grid por bloquear Carlos Sainz na classificação. Vettel não percebe que Sainz está lá e a Ferrari não o avisa. Vettel é rebaixado para largar em P3 no grid, atrás dos dois Mercedes, para P6 colocando-o atrás do eventual vencedor da Red Bull, Max Verstappen.

Resultado: Vettel e Ferrari viram uma vitória em potencial (25 pontos), após o abandono de ambos os Mercedes, em P3 (15 pontos): menos 10 pontos.

Efeito líquido: Vettel -10 pontos

Alemanha
Vettel bate sozinho quando a chuva começa. Hamilton vence a corrida vindo de trás.

Resultado: Vettel abandona (zero pontos) uma corrida que deveria ter ganho (25 pontos): -25 pontos. E Hamilton vence uma corrida em que ele teria sido o segundo (18 pontos): Mais sete pontos.

Efeito líquido: Vettel -32 pontos

Itália
É a vez de Kimi Raikkonen ser o último a fazer sua volta na classificação – a Ferrari tem um sistema em que os pilotos alternam de corrida para corrida. Mas em Monza, quando você segue outro carro isso gera um ganho de cerca de 0,3 segundos devido ao vácuo nas enormes retas.

A Ferrari escolheu não inverter a ordem dos dois carros, apesar de Vettel ser seu único candidato ao título, e Raikkonen faz a pole por 0,163s. Antes da corrida, a Ferrari disse a Raikkonen que ele não continuará na equipe em 2019. Raikkonen defende sua liderança na largada, passando pela primeira chicane e se aproximando da segunda.

Hamilton aproveita e ultrapassa Vettel por fora na freada da segunda chicane. Vettel tenta uma defesa atabalhoada, bate em Hamilton e roda. Hamilton mais tarde ataca e ultrapassa Raikkonen para a vitória.

Resultado: Vettel e Ferrari viram uma vitória em potencial (25 pontos) virar um P4 (12 pontos) devido ao gerenciamento não tão eficiente na classificação e um erro de pilotagem de Vettel na corrida – menos 13 pontos. Dando à Ferrari o benefício da dúvida, digamos que Hamilton teria batido uma das Ferraris de qualquer maneira e transformado um P2 (18 pontos) em primeiro (25). Mais sete.

Efeito líquido: Vettel -20 pontos

Japão
Tanto Ferrari quanto Vettel cometeram erros na classificação – a Ferrari, montando pneus intermediários para uma pista seca, e Vettel, em uma única volta seca no Q3, errou duas vezes. Isso significou que Vettel largou em P8 em vez de um provável P3. E na corrida ele bateu em Max Verstappen quanto tentou ultrapassá-lo.

Resultado: Vettel terminou em P6 (oito pontos) quando ele terminaria em P3 (15 pontos).

Efeito líquido: Vettel -7 pontos

Qual o efeito total no campeonato?
Somando todos os erros acima – inclusive o da Mercedes na Austrália – isso traz uma perda líquida total para Vettel de 80 pontos. O que significa que, se Vettel e Ferrari tivessem tido uma temporada sem erros até aqui, ele ainda estaria liderando o campeonato em 13 pontos.

Isso pode não ter mudado o resultado final do campeonato. A Mercedes melhorou nas últimas três corridas e a Ferrari perdeu performance principalmente em retas. Se isso for mantido nos quatro GPs restantes, ficará muito difícil ver como Vettel poderia reverter essa vantagem de 67 pontos de Hamilton.

Ao mesmo tempo, essa tem sido uma das melhores temporadas de Hamilton, arrebatando algumas vitórias sensacionais. É difícil argumentar que sua genialidade não o tenha colocado em posição de vencer as corridas da Alemanha, Itália, Cingapura e Rússia, por exemplo.

Mas, de qualquer maneira, mesmo com sua genialidade indiscutível, os erros da Ferrari e principalmente de Vettel estão facilitando as coisas para ele.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.