F1 – Pirelli argumenta que não pode ser punida pela FIA

quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 11:31

Ross Brawn, Paul Hembery e Toto Wolff

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

A Pirelli não compreende por que enfrentou acusações disciplinares da FIA em relação ao teste de pneus da Mercedes. Diante da audiência do Tribunal Internacional da FIA, Dominique Dumas, advogado da Pirelli, argumentou que a federação não tem jurisdição para sancioná-la.

“A Pirelli não consegue entender a ação disciplinar”, disse ele. “A Pirelli só está agindo dentro dos direitos que recebeu da FIA. Não somos capazes de compreender o processo disciplinar. Ferrari e Red Bull confirmaram que não têm nada contra a Pirelli, e também é impossível entender o procedimento. As alegações são infundadas porque foi reconhecido que a Pirelli não violou o código”.

Dumas apontou que o caso das punições de Flavio Briatore após o escândalo da manipulação do resultado do GP de Cingapura de 2008 destacou que a FIA só pode penalizar seus próprios membros e competidores.

“No caso FIA versus Flavio Briatore, um especialista deu sua opinião de que a FIA, sob as leis francesas, poderia ter jurisdição nos assuntos esportivos e estatutos, mas nenhuma jurisdição ou poder punitivo sobre pessoas que não aceitaram cumprir o regulamento”.

A Pirelli alega que a única maneira de a FIA lidar com potenciais violações em seu contrato com a fornecedora de pneus seria por meio de uma corte civil.

“Não pode haver uma sanção sem bases legais sólidas, e a Pirelli não pode e não vai aceitar que sua imagem, a qualidade de seus produtos e sua credibilidade sejam manchadas por causa de um caso infundado e não admissível”, acrescentou Dumas. “Espero que a decisão de vocês acalme a tensão e permita que as partes se entendam e decidam as regras referentes aos testes de pneus na Fórmula 1. É absolutamente urgente que isso ocorra”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.