F1 – Pirelli alega segurança para testar no Bahrain

sábado, 8 de outubro de 2016 às 11:45
F1 - Bahrain 2016

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A Pirelli poderia sugerir à FIA que a mudança dos testes de pré-temporada no próximo ano para o Bahrain poderá ser feita por razões de segurança, segundo o site Autosport. A fabricante quer desenvolver seus novos pneus mais largos em um ambiente mais ameno.

Um grupo de equipes, liderado pela Mercedes, apoia a ideia da Pirelli. Outro, capitaneado pela Red Bull, defende que os oito dias de testes sejam realizados em Barcelona, visando economia de custos.

Tal debate levou a uma reunião na manhã de sábado envolvendo o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, o presidente não-executivo e o chefe da Mercedes, Niki Lauda e Toto Wolff, e o chefe da Red Bull, Christian Horner, além do diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

O custo, a logística e o tempo perdido no transporte de peças para o Bahrain em comparação com Barcelona foram os temas discutidos. Whiting pediu à Pirelli para explicar as razões pelas quais deseja testar no Bahrain em detalhes, com Hembery alegando possíveis implicações de segurança ao entrar numa nova temporada sem qualquer teste sob tempo quente.

O artigo 1.2 dos regulamentos desportivos afirma que as regras só podem ser alteradas depois de 1º de abril de 2016 por razões de segurança, com os testes fora da Europa sendo permitidos apenas com o acordo unânime das equipes.

Enquanto a construção do pneu não será um problema, dada a pesquisa exaustiva usando plataformas cobertas, a Pirelli sente que pode haver um caso de segurança relacionado com a composição. Sem teste sob tempo quente, a Pirelli pode ser incapaz de avaliar a taxa de formação de bolhas e degradação dos novos compostos mais largos.

Sem as temperaturas corretas para avaliar os compostos, não poderia, então, garantir total segurança para todas as equipas e pilotos visando a primeira corrida na Austrália no final de março.

Embora os custos estejam dirigindo o debate – com cerca de 400 mil euros extras por equipe caso os testes sejam no Bahrain e não em Barcelona – entende-se que a Pirelli não está disposta a contribuir financeiramente, mesmo que os testes sejam em seu benefício. A fabricante já teria investido cerca de 70 milhões de euros na F1.

Perguntado pelo Autosport sobre quem deve pagar a conta dos custos adicionais de testes no Bahrain, Toto Wolff disse: “(O teste) ainda é uma plataforma conjunta entre a detentora dos direitos comerciais, a FIA, a fornecedora de pneus e as equipes. Temos que encontrar uma solução que não seja boa para apenas uma das partes, sentar todos em uma mesa e dizer como podemos dividir esses custos adicionais”.

EB - www.autoracing.com.br

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