F1 – Pior carro da história da Formula 1 será demonstrado em Goodwood

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:15
Life L190

O Life L190 – provavelmente o pior carro da história da Fórmula 1 – será demonstrado por Derek Bell na Inglaterra no Goodwood Festival of Speed deste ano, que acontecerá no próximo final de semana, dias 4 e 5 de julho.

O carro equipado com um motor W12 não passou da pré-classificação em 14 tentativas em 1990, e normalmente ficava cerca de 20 segundos fora do ritmo na maioria das pistas. Ele estará ao lado de alguns dos melhores carros da história da categoria, incluindo o McLaren-Honda MP4/4, que venceu 15 das 16 corridas em 1988.

Um porta-voz de Goodwood confirmou que o carro vai andar com seu motor W12 original, que em 1990 se mostrou incapaz de impulsioná-lo por mais de algumas voltas de cada vez. “O carro na verdade pode estar em melhor condição agora do que estava há 19 anos atrás”, acrescentou ele.

Derek Bell, ex-piloto de Fórmula 1 e cinco vezes vencedor em Le Mans, aceitou a chance de pilotar o carro por causa de sua história peculiar.

O Life L190

A estréia da Life Grand Prix em 1990 ocorreu após a tentativa fracassada da equipe FIRST da Fórmula 3000 de entrar no grid da Fórmula 1 em 1989. Não tendo conseguido dinheiro para competir, a FIRST vendeu seus carros para a Life Racing Engines, comandada pelo italiano Ernesto Vita. Ele estava desenvolvendo um motor criado por Franco Rocchi, ex-engenheiro da Ferrari que havia construído uma unidade usando o pouco convencional sistema W12.

De fato, o motor de Rocchi não possuia uma configuração de W “verdadeira”, que tem quatro bancos de cilindros, como no moderno Bugatti Veyron. O W12 “falso” da Life tinha três bancos de quatro cilindros, dois em formação V e um terceiro banco horizontal encaixado no meio.

Em teoria, isso ofereceria a potência de um motor de 12 cilindros sem usar mais espaço do que um V8 convencional. Mas nem mesmo nos dias após o banimento dos turbos, quando o pelotão inteiro passou a utilizar propulsores normalmente aspirados, nenhuma equipe demonstrou interesse pelas unidades radicias da Life.

Portanto, a equipe o instalou no antigo chassi da FIRST – não foi um trabalho rápido, o carro teve de sofrer modificações consideráveis para acomodar o W12 – e apareceu na primeira etapa de 1990, em Phoenix, nos Estados Unidos.

64km/h mais lento do que todos

O campeão da Fórmula 3000, Gary Brabham, foi escolhido como piloto, porém ele quase não pôde pilotar de fato. A caixa de ignição falhou no carro número 39 após três voltas na pré-classificação, o que mal foi suficiente para aquecer os pneus. Não que a equipe tivesse comprado medidores de temperatura dos pneus ou caixas de ignição de reserva, então o fim de semana estava acabado.

No Brasil o carro perdeu uma parte da suspensão pouco depois de deixar os boxes. Brabham não conseguiu completar sequer uma volta, e, sabiamente, decidiu não perder mais tempo com a equipe. O veterano italiano Bruno Giacomelli assumiu seu lugar.

Nas poucas ocasiões em que Giacomelli conseguiu marcar tempo com o L190, ele mostrou uma performance lamentável. Em Silverstone, ficou a 19 segundos da pré-classificação. Os carros da Fórmula 3, que também estavam competindo naquele fim de semana, foram apenas três segundos mais lentos. Foi o melhor desempenho do carro.

As longas retas de Hockenheim expuseram brutalmente a desvantagem de potência do monoposto. Ele foi cerca de 64km/h mais lento nas medições de velocidade do que todos os outros carros. Estimativas sugeriam que o W12 da Life tinha aproximadamente 375hp, cerca de metade da potência do Honda da McLaren.

Mais tarde, eles abandonaram o W12 e optaram por um Judd V8 mais convencional. Os esforços para remodelar a carenagem ao redor do novo motor não foram inteiramente bem sucedidos – a carenagem do motor saiu voando do carro em sua primeira volta em Estoril.

Após o GP da Espanha, a equipe decidiu não participar das etapas japonesa e australiana, e nunca mais se ouviu falar dela. O carro eventualmente foi parar nas mãos de um colecionador, e assim se chegou à demonstração em Goodwood neste ano.

Leandro Schmidt – 01/07/2009
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