F1 – Perez estragou suas chances na Ferrari?

quinta-feira, 22 de junho de 2017 às 16:58
Force India

Force India

Ao violar as ordens e manter seus interesses acima de sua equipe no GP do Canadá, Sergio Perez estragou suas chances de guiar para a Ferrari?

Relembre o que aconteceu no GP do Canadá, quando Ocon chegou rapidamente em Perez com o mexicano preso atrás de Ricciardo:

Volta 52: De Ocon: Provavelmente posso passar Ricciardo.
Equipe para Perez: Checo, Esteban está muito rápido e dizendo que pode ultrapassar Ricciardo se tiver chance. Então faça o que puder.
De Perez: Sim, Ricciardo não vai resistir muitas voltas.
Volta 57: Equipe para Perez: Checo no final desta volta, gostaríamos de dar-lhe três voltas para atacar Ricciardo. Caso contrário, teremos que mudar. As Ferraris estão chegando.
De Perez: É uma perda de tempo, cara. Ricciardo está acabando. Eu quero a chance de ultrapassá-lo. Quero dizer, deixe-nos correr, cara. Por favor.
Equipe para Perez: Checo, o plano é que queremos atacar antes que as Ferraris cheguem atrás de nós, então estamos nesse plano. Se trocarmos e Ocon não conseguir passar, nós trocamos de volta!
De Perez: Eu quero a chance de ultrapassar Ricciardo quando chegarmos nos retardatários. Apenas me deixe em paz agora. Me dê a chance agora. Vamos pegar um pouco de tráfego. Haverá uma oportunidade.

Mas ao final de tudo, Sebastian Vettel conseguiu superar Esteban Ocon e Sergio Perez (Kimi também os ultrapassaria, caso não tivesse tido problemas de freio). Ocon não foi capaz de ter uma chance de chegar ao pódio, fazendo com que a Force India perdesse seu primeiro pódio da temporada.

Após a corrida, o sentimento do paddock era unânime no sentido de que todos viram que a Force India perdeu um pódio e mais pontos porque Perez não atendeu as ordens de sua equipe. Ocon concordou com a visão de que ele teria estado no pódio, se ele tivesse permissão para trocar posições com Perez. De qualquer maneira, a consequência das ações de Perez podem ser prejudiciais a ele mesmo.

No paddock da Formula 1, cada movimento, cada careta e cada passo que você dá são monitorados. Especialmente quando é a Ferrari quem está monitorando.

Não é nenhum segredo que Kimi Raikkonen pode se aposentar ou ser aposentado no final desta temporada e a Ferrari está atenta a uma possível substituição. Perez é um dos principais pretendentes à essa vaga.

Aqui é onde suas ações no Canadá estão sob suspeita. Nenhuma equipe, especialmente a Ferrari, gosta que um piloto coloque seus interesses pessoais acima dos da equipe quanto ao melhor resultado possível para a equipe. Sebastian Vettel, um tetracampeão, teve que trocar posições com Daniel Ricciardo em 2014 enquanto na Red Bull, porque aquela troca possibilitaria o melhor resultado possível para a equipe. Ele fez isso apesar de ser o piloto mais bem sucedido da época.

Perez é considerado um piloto sólido por muitos no grid, apesar de não estar na mesma ‘prateleira’ de Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo e Verstappen. Ele é alguém que pode trazer uma boa quantidade de pontos para uma equipe. Mas trazer campeonatos? Seu período na McLaren não ajudou e mesmo que ele tenha conseguido vencer Hulkenberg em 2 de 3 temporadas na Force India, Hulk já parecia cansado em correr por equipes de baixo orçamento.

Ele tem produzido ótimos resultados com a Force India este ano, mas novamente Ocon – um novato – está bem em seus calcanhares e não há quase diferença entre os dois agora. Nesse cenário, as equipes olhariam para Perez para fazer o tipo de papel que Kimi e Bottas estão fazendo para suas equipes, e um piloto mais disciplinado é o que a Ferrari estaria procurando ao considerar Perez.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.