F1 – Papo surpresa com o Dude da Mercedes!

Equipe Mercedes – Bahrain 2019

Por: Adauto Silva

O bate papo abaixo com o Dude foi meio inesperado. Eu tinha recebido uma informação e queria saber se ele tinha como confirmá-la ou não. Seria coisa rápida, como quase sempre…

Mas por pura sorte o chamei numa hora muito boa e a conversa foi se estendendo e a riqueza de informações ficou demais para eu não compartilha-la com você, meu leitor, que tanto me acompanha e me dá tantos feedbacks.

O papo é uma mistura frenética de informações com opiniões e talvez por isso não seja tão fácil entender tudo o que foi dito para quem está começando a curtir Formula 1 há pouco tempo. Eu mesmo tive algumas surpresas durante o papo..

A conversa começou lá pelas 18:30 horas aqui de ontem, domingo, 22:30 horas em Londres.

Eu: Opa, tem um tempinho?
Dude: Fala, meu amigo dos mares do sul! Desculpe não ter respondido da última vez!
Eu: Tudo bem, final de semana de folga ninguém merece… Posso ligar?
Dude: Não posso falar, tem mais quatro da turma aqui comigo.
Eu: Desculpe a intromissão, mas vocês estão trabalhando hoje?
Dude: Estamos em *Heathrow. Vamos embarcar em 1 hora e 15 minutos.
* Maior aeroporto da Inglaterra
Eu: Mas já estão indo para a China ??
Dude: Eu e mais um vamos ficar um dia em Dubai.
Eu: Tudo bem teclarmos um pouco?
Dude: Lógico! O tempo passa mais rápido.
Eu: O que estão prevendo para o GP da China?
Dude: Olha Adautow, como eu havia te dito, não esperávamos aquela facilidade na Austrália e no Bahrain tínhamos certeza da derrota depois do TL2. Por isso está muito difícil prever o que vai acontecer em Xangai.
Eu: Mas tem atualizações?
Dude: Sempre tem, você sabe!
Eu: Alguma importante?
Dude: Nenhuma em especial, mas o conjunto delas vai deixar o carro mais rápido.
Eu: Mais que a Ferrari?
Dude: Não sei. Os Vermelhos são favoritos, ainda…
Eu: É, mas nas duas que eles eram favoritos eles perderam…
Dude: Você sabe, a vantagem e o problema deles está no motor. Se conseguirem resolver vai ser mais fácil para eles do que no Bahrain.
Eu: Mas e as atualizações que vocês estão levando?
Dude: Eles também levarão, tenha certeza disso.
Eu: E essa história do bico injetor que quebrou no carro do Leclerc?
Dude: Nós achamos que foi o MGU-H.
Eu: Sério? Por que?
Dude: O barulho do motor muda de uma forma característica quando você perde um cilindro, mas não foi o que aconteceu. Eles tiveram umas questões com o MGU-H em Barcelona e andaram em modo seguro na Austrália pelo mesmo motivo!
Eu: E a questão da refrigeração?
Dude: Bem observado, Adautow. Apesar de usar o calor, o MGU-H precisa de uma refrigeração específica para não superaquecer e parar de funcionar.
Eu: Falei porque eles mudaram o MGU-H de lugar do ano passado para este.
Dude: Isso mesmo, pela aero.
Eu: Mas a diferença foi muita, né? O Leclerc chegou a andar 7 segundos mais lento numa das voltas?
Dude: Aquilo foi porque ele teve que tirar o pé, senão o MGU-K, a turbina e o compressor seriam os próximos a parar.
Eu: Você acha que ele chegaria no final da corrida sem aquele safety-car?
Dude: Achamos que não. Iam mandar ele parar antes de quebrar MGU-K, turbina e compressor.
Eu: Isso se de fato foi o MGU-H…
Dude: Você reparou como os carros da Haas não tinham reta?
Eu: É verdade… ficaram lá atrás nas máximas, tanto na classificação quanto na corrida!
Dude: A refrigeração deles estava muito parecida com a dos Vermelhos. Quase igual.
Eu: Mas a velocidade dos Vermelhos em reta estava ótima.
Dude: O que você conclui disso?
Eu: Que eles arriscaram?
Dude: Exatamente. Melhoraram a refrigeração de Melbourne, mas não o bastante. E eles tinham que arriscar.
Eu: É, perder logo as duas primeiras seguidas depois de se mostrarem mais rápidos em Barcelona. Mas você acha que arriscaram menos no carro do Vettel e por isso ele não quebrou?
Dude: Duvido que eles dariam um mapa melhor para o Leclerc. Vettel foi o mais veloz de todos na retas na classificação e era mais veloz que Leclerc nas retas durante a corrida.
Eu: Então não era mapa!
Dude: Tudo leva a crer que não.
Eu: Acerto do carro?
Dude: Pode ser. O carro do Leclerc estava mais equilibrado nas freadas e curvas.
Eu: Tocada?
Dude: Não sei dizer precisamente. Talvez a soma dos dois fatores…
Eu: Entendo… incrível se foi isso!
Dude: Estamos supondo problema no MGU-H, não temos certeza absoluta.
Eu: Se foi eles terão que trocar para a China !!
Dude: Não necessariamente…
Eu: Não?
Dude: Você pode parar o MGU-H quando ele aquece demais antes de quebrar. Isso é automático quando chega numa certa temperatura. Isso é programado no software. E se não for, você pode avisar o piloto para colocar num mapa “x” que dispensa o MGU-H.
Eu: E aí continua na pista só com o MGU-K?
Dude: Sim, mas por pouco tempo. Além da perda imediata de potência, só o MGU-K funcionando pode danificá-lo também, porque mesmo ele usa uma certa energia do MGU-H.
Eu: Nossa, eu não sabia disso!!
Dude: É bem complicado. Eu mesmo demorei um pouco para entender isso.
Eu: Nada novo no motor de vocês para a China?
Dude: Em relação a peças não. Mas talvez tenha alguma coisa para tirar no software, sem arriscar tanto neste momento que estamos liderando os campeonatos.
Eu: Tem gente falando em 40 hp que os Vermelhos tem a mais…
Dude: Isso é em relação aos japoneses e franceses. No nosso caso não, é bem menos.
Eu: São aqueles 10 hp, né…
Dude: Podem ser 15…
Eu: Ahhhhhhhhhhh…. Dude !!
Dude: Eles estão melhor na reta toda e em todas as retas.
Eu: Mas não é o torque ??
Dude: Sim, o torque é a maior diferença, mas a final deles também é melhor, você sabe.
Eu: Pouca coisa melhor…
Dude: Some essa “pouca coisa” em todas as retas!
Eu: Realmente é uma diferença !!
Dude: Considerável. Agora some todas as máximas melhores que as nossas e o torque bem melhor que o nosso…
Eu: O lobo falou em meio segundo só nas retas.
Dude: Isso no Bahrain. Em Xangai, se tudo continuar igual a diferença será maior.
Eu: Mas não vai continuar igual…
Dude: Não sei, Adautow. Não sei até que ponto vamos liberar o software e se eles vão limitar um pouco o MGU-H e o MGU-K deles.
Eu: MGU-K também?
Dude: O MGU-K deles está trabalhando o tempo todo em todas as retas!
Eu: Nossa, essa é nova! Como eles conseguiram isso? Em Barcelona não estava, certo?
Dude: Lá não parecia estar. Mas no Bahrain estava até o problema no carro 2.
Eu: No do Leclerc…
Dude: Adautow, já começaram a chamar para o embarque!
Eu: Uma última pergunta…
Dude: Rápido…
Eu: O combustível não tem um papel nesse desempenho da UP?
Dude: Acho que não. Se tiver agora é pouco. A diferença real está na parte que não é o motor a combustão.
Eu: Li uns rumores de um cheiro diferente do motor dos Vermelhos.
Dude: Nós não sentimos esse cheiro. Isso pode ser falso para tirar o foco do real, mas vou ficar atento a isso em Xangai. Agora tenho que ir. Já estou entrando na aeronave.
Eu: Boa sorte lá!
Dude: Sentei. Vai publicar a conversa?
Eu: Vou né…
Dude: Espera aí que vou passar do telefone (celular) para a web…
Eu: Lógico, fique à vontade. Espero o quanto for preciso !!
10 minutos depois…
Dude: Pronto, acomodado para um longo voo..
Eu: Mas você vai dormir direto. Já é tarde aí!
Dude: Só vou esperar o jantar e depois sim, como um bebê!
Eu: E a suspensão deste ano, continua boa como você tinha me dito?
Dude: Por enquanto sim. O homem adorou o acerto em Sakhir, senão a diferença seria maior ainda. Adivinha quem está sentado na minha frente?
Eu: O homem?
Dude: Não, ele vai só amanhã. Deve ir junto com o Lobo e o Finn…
Eu: Não vai de dizer que é aquele Zé Mané!!!
Dude: Não. Mal lembro da cara dele!
Eu: Então não tenho ideia…
Dude: O Dude 2
Eu: Ah, vocês combinaram isso !!
Dude: De maneira alguma. Eu não tinha ideia que ele viria neste mesmo voo!
Eu: Uau, que coincidência !!
Dude: Nos encontramos no portão de embarque e agora ele está sentado bem na minha frente!
Eu: Passou meu número pra ele daquela vez?
Dude: No mesmo dia…
Eu: Ele não me respondeu. Já o chamei umas 3 vezes.
Dude: Ele precisa tomar umas “caipirinhas” pra ficar mais solto, você sabe!
Eu: Fala pra ele me responder que eu o ensino a fazer caipirinha na hora !!
Dude: Aquela com vodka que você me ensinou?
Eu: Isso mesmo !! Eu prefiro aquela…
Dude: Eu não. Mas ok, vou dar um toque nele. Acho que agora você vai conseguir alguma resposta !! (risos)
Eu: Valeu Dude, fico te devendo uma grande !!
Dude: Nada mais que um churrasco daqueles…
Eu: Pode deixar !!
Dude: Se cuida.
Eu: Boa viagem!

Velocidades na Classificação GP do Bahrain 2019

Final da reta principal:
Sebastian Vettel: 327,7 kph
Charles Leclerc: 323,5 kph
Lewis Hamilton: 322,8 kph
Valtteri Bottas: 322,5 kph

Linha de chegada:
Sebastian Vettel: 298,4 kph
Charles Leclerc: 297,1 kph
Valtteri Bottas: 294,5 kph
Lewis Hamilton: 294,0 kph

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.