F1 – O GP do Azerbaijão e Sebastian Vettel

segunda-feira, 26 de junho de 2017 às 17:57
Vettel bate em Hamilton - Baku 2017

Vettel bate em Hamilton – Baku 2017

Por: Adauto Silva

Bem, vamos fazer o óbvio e começar do começo. O GP do Azerbaijão é um daqueles que vai ficar para a história da F1 e também do Autoracing, já que batemos inúmeros recordes de acessos, visitantes únicos e comentários num domingo de corrida desde o ano de 2000. Foram mais de 50 mil visitantes diferentes e mais de 800 comentários nas notícias num único dia! Só os treinos de pré-temporada que fazemos todos os anos ao vivo – batem esses números!

Lógico que o GP do Azerbaijão ajudou demais. Aconteceu de tudo, só faltou chover. Mas aí era capaz de ninguém terminar a corrida…

Logo na segunda curva já tivemos o primeiro incidente. Kimi tentou passar Bottas por fora, Bottas pegou a zebra interna da curva e bateu em Kimi. Apesar do otimismo de Kimi na manobra, foi um incidente de corrida sem culpados e a direção fez bem em não punir algum deles.

Enquanto isso, Carlos Sainz, que eu considero um ótimo piloto, cometeu uma senhora barbeiragem na curva 1 rodando para evitar bater em Kvyat. Daria para ele evitar a batida sem rodar. Sainz definitivamente não está em sua melhor temporada na F1 e precisa voltar ao que guiava nos anos anteriores, se quiser ter uma chance real de ir para uma equipe melhor em 2018.

Depois tivemos o incidente entre os companheiros de equipe Perez e Ocon da Force India. Se Perez foi um idiota em Montreal, dessa vez ele não teve culpa. O incidente aconteceu na volta 20 na mesma curva 2 onde Kimi e Bottas haviam batido. Ocon tentou passar Perez por dentro, pegou aquela mesma zebra que Bottas e seu carro foi para cima do de Perez, que já estava bem próximo do muro e não tinha como ir mais para a direita para evitar a batida.

Nesse meio-tempo Felipe Massa vinha fazendo uma corrida espetacular e já estava em P3 colado na Ferrari de Vettel tentando ultrapassar, uma visão quase bizarra imaginando a diferença gritante de equipamento entre a Ferrari e a Williams. Mas, como de costume, faltou sorte ao brasileiro. Ele certamente chegaria no pódio e poderia ter vencido após o incidente entre Hamilton e Vettel mais tarde.

Ricciardo nessas alturas ainda estava em P9 e pulou para P7 com o abandono de Perez e a parada de Ocon para arrumar o carro. Mas Ricciardo, como excelente piloto que é, além de se manter sempre fora de problemas, começou a guiar forte e foi ganhando posições com os problemas dos outros até chegar em P1 para vencer uma corrida onde ele parecia totalmente fora até do pódio no início. Verstappen coitado, tem tudo para ser um gênio atrás do volante, mas mais uma vez foi traído pelo equipamento.

Bottas também fez uma corridaça, se recuperou de último lugar na segunda volta para P2 ultrapassando Stroll a poucos metros da linha de chegada. Devagar e de forma muito inteligente, Bottas vai trilhando seu caminho na Mercedes para renovar seu contrato. O finlandês é muito rápido, focado, inteligente, jogador de equipe e comete poucos erros andando sempre no limite do carro. E são exatamente essas qualidades que as equipes grandes buscam nos pilotos.

Agora vamos falar um pouco sobre o grande assunto da corrida. Os incidentes de Vettel com Hamilton. Coloco no plural porque foram dois. O primeiro quando Vettel fez uma barbeiragem e bateu na traseira de Hamilton com o safety-car ainda na pista. Foi uma barbeiragem porque Hamilton não começaria a acelerar logo após a curva 15. Por que não? Porque se ele fizesse isso iria alcançar o safety-car muito antes do mesmo voltar ao box. Depois da curva 15 ainda temos a curva 16 e depois dela ainda temos 2,2 km de pé cravado [quase 2km até a entrada do box] para os pilotos acelerarem!

Portanto Vettel estava ansioso demais e acabou batendo na traseira de Hamilton. Pior que isso, imediatamente acusou Hamilton pelo rádio de fazer “teste de freios” na sua frente, que posteriormente foi desmentido pela telemetria no carro de Hamilton. E telemetria para saber se o piloto pisou no freio não cabe opinião. Quem tiver opinião diferente sobre se 2 + 2 = 4 sugiro que pare de ler aqui.

Mas até aí acontece. Qualquer piloto está sujeito a cometer uma barbeiragem. Os grandes cometem poucas, mas cometem também. O grande problema foi o que Vettel fez a seguir….

Se tem uma coisa que eu não suporto num piloto é vigarice deliberada. Nem eu, nem quem gosta de automobilismo, nem mecânicos e chefes de equipe e muito menos os pilotos, inclusive pilotos amadores. Vigarice jogando o carro pra cima de outro deliberadamente é como jogador de futebol quebrar a perna do adversário de propósito. Inaceitável.

E aí não tem essa de gostar ou não do piloto. Nunca engoli Senna ter jogado seu carro pra cima de Prost em Suzuka, mesmo com a atenuante de ter feito isso para dar o troco do que Prost fez no ano anterior. Nunca aceitei as vigarices de Schumacher – e foram inúmeras, assim como fiquei absolutamente decepcionado com um dos pilotos de esportes a motor que eu mais admirei na vida, Valentino Rossi, quando ele derrubou Marquez na Malásia deliberadamente.

Tudo tem que ter limite na vida. E em esportes a motor o limite é esse. Depois de bater na traseira de Hamilton – e desgraça pouca é bobagem -, Vettel não se conteve e ultrapassou esse limite ao emparelhar com Hamilton e simplesmente jogar seu carro pra cima do inglês. Isso á absurdo, não é automobilismo. Inclusive uma das razões que não gosto da Nascar é essa, porque lá esse tipo de coisa é aceitável.

Quer brigar? Vai no box depois do treino ou da corrida e tire satisfações com seu adversário. Chegue às vias de fato, troque porradas com ele, se necessário. Mas na pista não. A pista é sagrada. A pista serve pra mostrar quem é o melhor atrás do volante, quem guia o carro sempre no limite, quem enxerga a corrida melhor como um todo, quem comete menos erros de pilotagem e se integra com a máquina melhor que os outros.

Saiu baratíssimo para Vettel. Na verdade ele saiu absurdamente no lucro. Hamilton ia ganhar a corrida e Vettel seria o segundo, no máximo. Com isso, Hamilton diminuiria a diferença em 7 pontos. Vettel estaria com 159 pontos agora e Hamilton com 154, apenas 5 pontos de diferença. Ao invés disso, com essa vigarice explícita de Vettel, ele está com 153 contra 139 de Hamilton, ou seja, a diferença aumentou para 14.

Qual punição Vettel mereceria? No mínimo bandeira preta, desclassificação da corrida. Eu, como sou mais radical ainda nesse tipo de coisa – que atenção, é totalmente diferente de erro de pilotagem – teria dado a bandeira preta nessa corrida e uma punição de 10 posições no grid na próxima.

Vettel Schumacou. Se for só desta vez e ele se desculpar sinceramente, o tempo lhe tira a pecha de vigarista. Mas se ele fizer isso mais uma vez, não importa quando, sua fama ficará parecida com a de Schumacher, que apesar de ter basicamente todos os recordes da F1, não é reconhecido por praticamente ninguém como o melhor piloto que a F1 já viu.

Ah, uma última observação… não se espante se Vettel for vaiado na(s) próxima(s) corrida(s).

Adauto Silva
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