F1 – Novidades na UP da Ferrari para 2020

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020 às 17:52

UP Ferrari 2019

Ao contrário do que afirmou Helmut Marko aqui, a Ferrari acha que tem a supremacia dos motores da F1 e quer mantê-la em 2020.

A superioridade do turbo de 6 cilindros denominado 064/3 desencadeou alegações dos adversários, que lançaram várias suspeitas de ilegalidade da UP de Maranello que, no entanto, sempre passou perfeitamente por todas as verificações realizadas pela FIA.

“O tema da UP foi espinhoso – admitiu Mattia Binotto, diretor da Ferrari -, no sentido de que no ano passado éramos a equipe mais controlada de todos os tempos, antes e depois das diretrizes técnicas emitidas pela FIA. Quando alguém adquire uma certa vantagem competitiva, os adversários tendem inevitavelmente a apontar o dedo.”

A UP híbrida é certamente a parte mais complexa de um carro de F1 atual e as interpretações do seu regulamento não são de forma alguma simples. A FIA tentou intervir em algumas partes cinzentas das regras, mas a imaginação dos engenheiros sempre supera as restrições do legislador…

“A F1 tem uma regulamentação muito complexa em geral, que às vezes não é fácil de interpretar. Cada fabricante sempre tenta interpretá-lo para extrair seu desempenho máximo.”

“No passado, e não é uma acusação – especifica Binotto -, mas é apenas um exemplo para mostrar em que área estamos nos mudando. Há anos se fala em consumo de óleo na câmara de combustão. Há quem ganhou campeonatos queimando óleo na sala.”

“Em seguida, foi esclarecido através das diretrizes técnicas que não podiam ser feitas e, em seguida, foi feita uma emenda ao regulamento para tornar a regra ainda mais clara. Isso mostra quão complexa é o tema da legalidade, que nem sempre é preto ou branco.”

“Hoje, digo com orgulho, temos o melhor motor da Formula 1”.

O motor de 2020 nasceu de um novo projeto que diz respeito principalmente à parte superior do motor, com novos cabeçotes e uma câmara de combustão diferente, mas também os pontos de fixação do chassi foram alterados porque a instalação da UP foi ainda mais extrema no quadro do 671 com o movimento de alguns acessórios importantes.

De acordo com rumores, a equipe de Enrico Gualtieri desenvolveu um intercooler sem precedentes para resfriar o ar do compressor: aqueles que acham que pode ser uma adaptação da solução dos Vermelhos às diretivas técnicas da FIA de 2019 estão muito errados, porque nos dizem que Maranello embarcou no desenvolvimento de um conceito que busca confiabilidade e desempenho. Com especial atenção também à integração do motor na máquina para obter vantagens aerodinâmicas.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.