F1 – Novas equipes não devem ser “cidadãs de segunda classe”

sábado, 14 de dezembro de 2019 às 11:11

Chase Carey

O chefe da Fórmula 1, Chase Carey, disse que as novas equipes que querem aderir ao grid da Fórmula 1 “devem fazer parte do esporte e não ser um cidadão de segunda classe” com a mudança de regulamentação financeira em 2021.

Atualmente, a distribuição de prêmios em dinheiro para as equipes de Fórmula 1 inclui pagamento para todos os que terminarem entre os dez primeiros do campeonato dos construtores em duas das últimas três temporadas.

A Haas foi a mais recente novata no esporte em 2016 e terminou em oitavo lugar com 29 pontos, mas teve que esperar até a temporada 2018 para receber o pagamento da Coluna 1.

Mas, junto com a introdução do teto orçamentário de 175 milhões de dólares em 2021, o sistema de pagamento está definido para uma mudança que fará com que o pagamento igual às 10 melhores equipes permaneça, enquanto as novas não terão mais que esperar três anos.

“Se você entrar, você deve fazer parte do esporte, e não ser um cidadão de segunda classe”, disse Carey ao site Autosport. “Entrar como um cidadão de segunda classe, acho que isso é um impedimento”.

“Uma vez que eles se comprometem a entrar, (é) comprar um bom negócio, não apenas um grande esporte. Se eu estou entrando, se eu não estava me comprometendo como um cidadão de primeira classe, como parte do clube, então é um impedimento”, explicou ele.

Carey quer fazer com que possuir uma equipe de F1 tenha “valor de franquia” para torná-la um negócio e não apenas uma paixão. “A maioria das pessoas com quem tive conversas preliminares quer ver regras que forneçam a estrutura para um modelo de negócios mais saudável”, acrescentou ele.

“Um nível justo, ou o que eles consideram um nível justo, de distribuição de prêmios em dinheiro, e algumas disciplinas e o custo que mais uma vez tornem isso mais sobre o quão bem você gasta seu dinheiro, não o quanto você gasta”, prosseguiu.

“Queremos ter uma equipe, como em outros esportes, com valor de franquia. Como é que fazemos de possuir uma equipe algo que seja uma boa proposta de negócio e não apenas uma busca de paixão?”, concluiu Carey.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.