F1 – Não há grandes obstáculos para retorno do GP da Holanda em Zandvoort

GP da Holanda em Zandvoort – 1982

Oficiais de Zandvoort lançaram conclusões sobre a viabilidade do circuito hospedar um GP da Holanda no futuro, acreditando que não há grandes obstáculos para um retorno potencial. Zandvoort recebeu a corrida em 30 ocasiões, mas não é realizada desde 1985, com o fim de semana da F3 Euro/DTM sendo seu maior evento atual.

Em 2015, foi anunciado que uma investigação seria conduzida para avaliar a viabilidade de Zandvoort retornar à Fórmula 1, com aprovação do conselho local. Na sexta-feira, essas descobertas foram apresentadas, com a pesquisa realizada pela consultoria Decisio.

O relatório concluiu que o retorno do GP da Holanda é um “cenário realista, sem estrangulamentos técnicos, organizacionais ou logísticos insuperáveis”. Ele acrescentou que o impacto econômico esperado de um evento de F1 em Zandvoort seria “significativo”, proporcionando um lucro de 32 milhões de euros por ano para o circuito.

Um aumento de 53 milhões de euros para a região e 57 milhões para o país como um todo também foi delineado, com 250 mil visitantes esperados para um GP da Holanda. O relatório advertiu que, para que Zandvoort obtenha a Licença de Grau 1 exigida pela FIA, seria necessário um investimento de 10 milhões de euros, sendo necessária uma taxa de corrida de 20 milhões de euros por ano.

Ele acrescentou que o apoio das principais empresas e/ou do governo seria necessário, enquanto um novo complexo de pits e paddocks talvez precise ser construído, com terras adicionais potencialmente necessárias.

Os planos logísticos do evento também foram examinados, com o relatório concluindo que a relativa proximidade de Zandvoort com Amsterdã e o aeroporto de Schiphol eram vantajosos.

Enquanto isso, a presença de uma estação ferroviária a uma curta distância e a capacidade de explorar a forte afiliação do país com bicicletas push e a consequente rede de ciclovias foram destacadas.

A Fórmula 1 na Holanda recebeu um impulso substancial na sequência do auge de Max Verstappen, que atrai uma legião de torcedores desde a sua estreia em 2015.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.