F1 – Mercedes e Red Bull confiam na FIA sobre a legalidade da Ferrari

Christian Horner, Toto Wolff e Maurizio Arrivabene

Red Bull e Mercedes têm confiança de que a FIA vai garantir que a Ferrari cumpra totalmente o regulamento da Fórmula 1 em termos do uso da bateria e do ERS.

Há várias semanas, surgiram rumores de que a Ferrari poderia estar ganhando uma vantagem.

As regras afirmam que o MGU-K só pode fornecer 120 kW de potência. As histórias giram ao redor de sugestões de que a Ferrari poderia usar mais do que o permitido de sua configuração de baterias duplas sem ser detectada pelos sensores da FIA e extrair mais do que os 4 MJ de energia permitidos por volta do armazenamento de energia para fornecer potência ao MGU-K.

Os sistemas da Ferrari foram checados pela FIA no Azerbaijão e na Espanha, e o caso teve mais um capítulo nesta semana com a notícia de que a Ferrari está usando um novo software impedindo que qualquer utilização de potência extra aconteça e que a FIA está monitorando ativamente os carros com um hardware adicional.

Christian Horner e Toto Woff, chefes das equipes em competição direta com a Ferrari, permanecem confiantes de que a FIA está atenta à situação.

“Obviamente, existem rumores que sem dúvida vocês (imprensa) também estão criando”, afirmou Horner. “Tenho certeza que a FIA possui toda a competência para assegurar que o carro apresentado para a inspeção durante um fim de semana de GP esteja dentro do regulamento”.

“É claro que é uma obrigação da equipe garantir que isso aconteça. Acredito que a FIA provavelmente tem as melhores pessoas para responder essa pergunta”.

Wolff concorda que a FIA lidará corretamente com qualquer controvérsia.

“O tópico da legalidade surge regularmente, alguns são mais controversos”, disse Wolff. “Mas é o negócio diário da FIA checar o que as equipes fazem, é uma obrigação das equipes cumprir o regulamento, e esse é um processo contínuo”.

“Tenho grande confiança de que quaisquer polêmicas, sejam relacionadas ao chassi ou ao motor, estão sendo atentamente monitoradas pela FIA. Isso é tudo o que sei do processo que está ocorrendo neste momento, e veremos qual é o resultado”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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