F1 – Mate: Red Bull terá que fazer o próprio DAS

quinta-feira, 5 de março de 2020 às 19:58

Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

Por: Adauto Silva

Hoje bati um papo com a minha fonte na equipe Red Bull de Formula 1, um papo que eu estava louco pra bater depois de uma pré-temporada difícil de entender completamente.

Havíamos marcado para ontem, mas ele teve problemas e me chamou hoje de maneira inesperada.

E talvez por ele estar com a “consciência pesada” pelo cano de ontem, ele me passou muita informação dessa vez…

Se você começou a acessar o Autoracing há pouco tempo, clique aqui para saber mais sobre o Mate!

Mate: Desculpe o cano de ontem!
Eu: Fala grande Mate, sem problema !!
Mate: Quase perdi o voo…
Eu: Já chegou em Melbourne ??
Mate: Não, chegamos em Dubai agora pouco.
Eu: Mesmo assim… pensei que fosse só no sábado !!
Mate: Viemos antes por causa dessa histeria toda…
Eu: E como estão as coisas aí ??
Mate: Uma loucura. Tem um monte de salas e salões com gente isolada, seguranças por toda parte, um monte de gente com máscaras, meio assustador…
Eu: Demora aí ou o voo pra Melbourne é logo ??
Mate: Teoricamente daqui 3 horas sai o nosso voo
Eu: Por que teoricamente?
Mate: Tem um monte de voos sendo cancelados, adiados, o aeroporto está lotado!
Eu: Que coisa…
Mate: Tem triagens acontecendo. Tem gente que não vai poder embarcar para alguns países. Depende de onde vieram, uma confusão dos diabos!
Eu: Tem italianos na equipe que vão para a Austrália?
Mate: Tem, mas não aqui conosco. Eles estão programados para sair de Londres só no sábado, se tudo correr bem. Mas não sei se vai correr bem!
Eu: Sério ??
Mate: Não sei, Adawtow. Nossos italianos estão sem ir para a Itália desde dois dias antes da segunda semana da pré-temporada, portanto teoricamente eles conseguiriam entrar em qualquer país no dia 9
Eu: Então vai dar certo !!
Mate: Espero que sim!
Eu: Bom, vamos falar do que vai acontecer dia 15…
Mate: Dia 14 na classificação, você quer dizer :)
Eu: Isso, isso, a pole…
Mate: Vamos pra cima, queremos a pole
Eu: A sua velha confiança…
Mate: Mas dessa vez bem embasada. A equipe toda está confiante para pelo menos uma posição na primeira fila.
Eu: Mas e a Mercedes?
Mate: Fortes, mas temos condições de fazer a pole. Será uma surpresa se não tivermos.
Eu: A pole lá é importante, não é fácil ultrapassar
Mate: Não mesmo.
Eu: E na corrida ??
Mate: A corrida é mais complicada. Esse DAS dos Prateados nos pegou de surpresa e na corrida vai fazer diferença! Mas com o Max fazendo a primeira curva na frente, nossas chances aumentam demais.
Eu: Se acontecer isso, ele pode segurar um pouco o ritmo pra não desgastar os pneus muito antes da Mercedes
Mate: Ele terá que fazer isso!
Eu: Não é fácil…
Mate: Mas o que tem de fácil na F1, Adawtow?
Eu: A pré-temporada foi difícil ler dessa vez…
Mate: Você fez ao vivo, quais dúvidas ficaram?
Eu: O Max não fez uma única volta voadora no C5 pra gente ver !!
Mate: Claro que não.
Eu: Mas somando as voltas voadoras do último dia no C4, ficou ali com aquela volta do Bottas no dia 3…
Mate: Essa é a ideia. Você não ficou com essa dúvida então…
Eu: Mas a Mercedes deu tudo?
Mate: Não no dia 6
Eu: E no dia 3?
Mate: Foi o melhor deles
Eu: Será que eles deram tudo?
Mate: Será que nós demos?
Eu: Ah Mate, assim eu fico mais confuso !!
Mate: Você entendeu, Adawow, tenho certeza que entendeu!
Eu: O que eu entendi é que vocês estão mais confiantes na pole do que na corrida, mas não descartam nada.
Mate: É isso. E ainda tem o fato que todos podemos ter melhorado nesse intervalo.
Eu: E isso não tenho como saber…
Mate: Nem eu! Nós achamos que sofisticamos a dirigibilidade do carro nesse meio-tempo
Eu: Não estava boa?
Mate: Estava ótima, o Max adorou o carro e o Albon finalmente se sentiu mais confortável. Mas nada é tão bom que não possa ser melhorado…
Eu: O Max forçou muito lá em Barcelona, como você havia me dito…
Mate: Justamente para aprimorar a dirigibilidade…
Eu: E o DAS?
Mate: Já temos uns rascunhos lá na fábrica…
Eu: Ah !!!
Mate: Sério!
Eu: Vão fazer então !!
Mate: Não igual, o Mago quer fazer um melhor, você sabe…
Eu: Melhor? Posso chutar no que?
Mate: Claro!
Eu: Mexer na divergência/convergência e na cambagem !!!!!
Mate: Hehehehe
Eu: Acertei?
Mate: Pode ser. Será que dá pra mexer na cambagem? Será que pode?
Eu: Kkkkk…. não tenho a menor ideia !!
Mate: Eles estão vendo isso lá na fábrica, no administrativo…
Eu: Seria para quando?
Mate: O ideal seria para ontem! O possível quem sabe… Holanda, Espanha?
Eu: Uau…
Mate: Mas não conte com isso ainda. O plano só será posto em ação depois da Austrália.
Eu: Mas você disse que já tem rascunho !!
Mate: Lógico, já estão fazendo algumas opções de projeto, senão só seria possível no segundo semestre!
Eu: Mate, isso tá muito rápido… fala aí, vai…
Mate: Seguinte. lembra da suspensão FRIC que foi proibida?
Eu: Lógico !!
Mate: Pois é, o Mago já tinha algumas ideias e vinha rabiscando algumas coisas, inclusive envolvendo as rodas traseiras, mas sempre esbarrava naquela proibição. Agora, os Prateados, sem querer, talvez tenham dado o caminho para partes das ideias dele serem postas em prática!
Eu: Mas isso é sensacional !!
Mate: Calma! Tem coisa ali que precisa consultar… Você sabe!
Eu: Bem, pelo menos o DAS já está liberado para essa temporada!
Mate: Isso é verdade, pelo menos isso!
Eu: Então isso é certo que vocês irão fazer?
Mate: Eu diria que sim, é quase certo
Eu: Que beleza, vamos ter muitas corridas duras então !!
Mate: O “homem” não vai ter moleza, disso eu tenho certeza! Com ou sem DAS ele não terá moleza!
Eu: O tempo não passa Mate, tá todo mundo tá doido pra começar logo, podia ser amanhã !!
Mate: Voltando ao DAS, tem alguns problemas pra resolver…
Eu: Tipo ??
Mate: Tipo peso. O sistema pesa, então precisa tirar peso de outros lugares.
Eu: Os Prateados conseguiram…
Mate: Mas eles já projetaram o carro assim, nós não!
Eu: Pqp, é verdade…
Mate: E espaço. Tudo é extremamente apertado. Precisa de espaço para outro eixo, sistema hidráulico, pernas dos pilotos, outras peças do sistema, talvez braços de suspensão, tem uma série de mudanças para as quais o carro não foi projetado. Teremos que fazer nosso próprio sistema, que certamente não será igual ao dos Prateados…
Eu: Então não vai ser fácil mesmo !!
Mate: Claro que não. Mas se tivemos que fazer vamos fazer! O compromisso dessa equipe com a vitória é absoluto, nisso não perde em nada para os Prateados.
Eu: No que perde ??
Mate: Francamente? Agora acho que em nada. Tínhamos o problema da integração da UP com o chassi, mas isso foi totalmente resolvido, então…
Eu: E a UP propriamente dita ??
Mate: Difícil dizer, mas eles tiveram várias panes em Barcelona e nós não, nada!
Eu: E a questão da potência? Será que os Prateados andaram com a UP a pleno ??
Mate: Em partes do dia 3 eles andaram, pelo menos nós achamos que eles andaram. E não nos assustou…
Eu: Então a UP da Honda melhoru em potência também ??
Demora…
Mate: Melhorou sim. Adawtow, tenho que sair. Nosso voo vai atrasar 9 horas além daquelas 3 horas normais que íamos esperar. Estamos indo para um hotel!
Eu: Caramba…
Mate: Melhor, esse aeroporto está um show de horror!
Eu: Ok, abração!
Mate: Nos vemos…

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.