F1 – Massa: V8s não são tão bons quanto motores atuais

Ferrari de Massa

Felipe Massa diz que os antigos motores V8 da Fórmula 1 não têm a potência e a “agressividade” das atuais unidades de potência híbridas turbo, depois de guiar alguns de seus antigos carros da Ferrari no último final de semana.

O brasileiro foi convidado ao GP do Japão para participar de uma demonstração histórica, dando algumas voltas com um F248 de 2006 e um F10 de 2010, ambos movidos por V8s.

Foi a primeira vez que Massa guiou um carro de F1 desde que se aposentou no final da temporada passada, e ele diz que, embora ele preferisse os carros mais leves às máquinas atuais, os motores mais antigos não eram tão impressionantes.

“É uma grande diferença no carro”, disse ele ao site Autosport. “Eu diria que gosto muito mais do carro antigo porque é bem leve, com a mudança de direção, a reação”.

“Mas o motor, embora seja muito mais divertido porque há mais ruído, há muito menos potência. Portanto, o motor que temos agora é muito mais agressivo e mais potente do que neste carro antigo”, explicou.

Os atuais motores turbo da F1 estão entre os mais poderosos da história da F1, e acredita-se que estejam perto dos 1000cv, algo que os motores da década de 1980 conseguiram liberar para as voltas de classificação.

A partir de 2021, quando as restrições de fluxo de combustível estão definidas para acabarem, a F1 quase que certamente quebrará a barreira de 1000cv. Embora citando que o motor é tão impressionante quanto a versão atual, Massa estava se divertindo com a experiência de testar seus antigos carros da Ferrari mais uma vez.

“Foi muito divertido”, afirmou ele. “Foi muito bom. É bom voltar e realmente lembrar. Também o bom é que eu ainda me encaixo – então eu não tive nenhum problema naquela frente!”.

“Então você ainda pode gostar de empurrar o carro. Eu não queria parar. Eu me diverti muito pilotando esses carros, sentindo o carro, o motor, e também muito downforce que você pode sentir também”, finalizou o brasileiro.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.