F1 – Massa suspeita que Alonso soubesse sobre o crashgate

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 às 12:55

Nelsinho Piquet no GP de Cingapura em 2008

Felipe Massa acredita que seu ex-companheiro de equipe Fernando Alonso sabia do plano da Renault para ajudá-lo a ganhar o GP de Cingapura de 2008, causando um acidente deliberado.

Massa perdeu a corrida para Alonso depois que Nelsinho Piquet, pilotando a segunda Renault, deliberadamente bateu seu carro na volta 14. Isto causou um período com safety car, que colocou Alonso em primeiro lugar.

Quando entrevistado por Autosport sobre o crashgate, Massa, que saiu da Ferrari no final do ano passado, disse que Alonso “sabia de tudo” sobre o plano. “Mas ele nunca me disse”, acrescentou Massa.

Os detalhes do plano da Renault para causar o acidente vieram à luz quase 12 meses após a corrida. A FIA baniu Flavio Briatore e Pat Symonds do esporte por seu envolvimento, mas aceitou a negativa de Alonso sobre conhecimento prévio do plano.

Symonds já voltou para a F1 e é agora diretor técnico da Williams, onde Massa pilotará este ano. “Com certeza, vou conversar com ele sobre isto”, disse Massa, “mas tenho certeza que ele não foi a pessoa mais importante no acontecido”.

“Às vezes, pessoas pagam mais do que merecem”, acrescentou Massa. “Eu sei como estas situações funcionam na F1, mas com certeza vou falar com ele”.

Massa, que já comparou esta corrida com um jogo de futebol com cartas marcadas, não conseguiu marcar pontos após um incidente no pit lane, durante o período do safety car provocado pelo acidente de Nelsinho. Os pontos que ele perdeu neste dia, em última instância, custou-lhe o título do campeonato de 2008 para o rival Lewis Hamilton.

Massa acrescentou que a FIA deveria ter “anulado” o resultado logo após a verdade aparecer em setembro de 2009.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.