F1 – Marko: Kvyat perdeu sua velocidade natural

Daniil Kvyat e Helmut Marko

Helmut Marko, da Red Bull, diz que não tem “ideia” do que aconteceu com Daniil Kvyat e por que o piloto russo Daniil Kvyat e perdeu sua velocidade natural, resultando em sua demissão.

Kvyat foi promovido da Toro Rosso para a Red Bull em 2015, onde superou Daniel Ricciardo em sua temporada de estreia com a equipe, mas no ano seguinte ele foi rebaixado para a equipe júnior como resultado de vários incidentes em primeiras voltas, com Max Verstappen subindo para a Red Bull.

Kvyat continuou lutando e, antes do GP da Malásia, foi sacado da Toro Rosso, fazendo um retorno único em Austin no lugar de Pierre Gasly, que tinha outros compromissos. Na sequência dessa corrida, Kvyat foi despejado pelo programa de pilotos da Red Bull.

Marko acredita que os problemas experimentados por Kvyat foram psicológicos, mas não têm explicações sobre o porquê aconteceu ou por que não puderam ser superados.

“Infelizmente, ele apenas mostrou (velocidade natural) em seu primeiro ano com a Toro Rosso e em seu primeiro ano com a Red Bull Racing. Depois disso, sua performance caiu drasticamente”, afirmou.

“Em suma, algo aconteceu com ele mentalmente. Ele perdeu a velocidade. Nós não sabemos (por que)”, explicou o austríaco. “Nós tentamos muitas coisas, mas sua velocidade simplesmente não voltou. Infelizmente, não temos ideia do que aconteceu”.

“Também houve muitos acidentes no início de uma corrida, e ele também não reagiu muito bem. Ele se fechou em sua concha e não queria que ninguém lhe dissesse o que fazer”, completou Marko, que acredita que o russo tem mais talento natural do que os atuais pilotos da Toro Rosso, Gasly e Brendon Hartley: “Sim, totalmente”.

O ex-chefe de Kvyat, Franz Tost, acredita que uma curta pausa nas corridas irá fazer bem ao piloto de 23 anos, permitindo que ele faça um retorno.

“Espero que ele tenha outra chance, pois acho que ele merece estar na F1. Talvez seja uma breve pausa – para se organizar de novo – e provavelmente veremos Daniil de volta ao seu nível de desempenho habitual com outra equipe”, acrescentou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.