F1 – Lotus: Bico duplo proporciona uma vantagem clara

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 às 9:37

Bico do E22 da Lotus

O design único do bico duplo da Lotus provou ser uma vantagem na pista, de acordo com o diretor técnico Nick Chester.

“Pelos números aerodinâmicos que estamos recebendo do carro, parece estar tendo uma ótima performance”, declarou Chester ao ser questionado pelo site Autosport sobre o design. “Não vou dar um número do quão melhor nós acreditamos que é em relação ao bico baixo padrão, mas vimos o que acreditamos ser um benefício significativo, e é por isso que o adotamos”.

Chester admitiu que ficou surpreso por ninguém mais ter optado pelo conceito, principalmente porque a saída de membros da equipe permitiu que outras competidoras tomassem conhecimento da idéia.

James Key, diretor técnico da Toro Rosso, confirmou que a organização italiana havia considerado a idéia, enquanto James Allison, que deixou a Lotus para liderar a equipe técnica da Ferrari, também estava ciente do conceito.

“Sim, de certo modo”, disse Chester quando foi questionado se estava surpreso por ninguém ter copiado a idéia. “Sei que algumas equipes tiveram a sorte a visualizar a idéia bem cedo, e eu achava que uma ou duas delas talvez tentassem desenvolvê-la”.

“Uma coisa complicada com o bico é a dificuldade de desenvolvê-lo estruturalmente e fazer com que passe no teste de impacto. Obviamente, é uma estrutura diferente de um bico padrão, e foram necessárias várias versões para chegar ao ponto onde ficamos satisfeitos e passamos pelo teste de impacto”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.