F1 – Jackie Stewart opina sobre a punição em Vettel

Jackie Stewart

Sir Jackie Stewart, tricampeão mundial de F1 e uma das pessoas mais respeitadas do paddock da categoria,  acredita que a Ferrari está fazendo a coisa certa em recorrer da punição que Sebastian Vettel recebeu durante o GP do Canadá no final de semana – uma punição que acrescentou cinco segundos ao seu tempo de corrida, o que lhe custou a vitória para Lewis Hamilton.

Na curva 4 do Circuito Gilles Villeneuve, Vettel travou os pneus, o que resultou em ele sair fora da pista, e em sua tentativa de voltar à linha, conseguiu manter sua posição à frente de Hamilton depois de cruzá-la.

Os comissários consideraram a manobra digna da punição de cinco segundos, catalisando uma resposta apoplética do alemão e da Ferrari, que acreditaram que a punição foi severa.

Stewart, que completou 80 anos na terça-feira, também questionou a gravidade da punição e tem “certeza absoluta” de que Vettel não tinha ideia de onde estava Hamilton quando voltou à pista.

“Certamente há espaço para uma apelação porque foi um erro genuíno de julgamento de Sebastian”, disse o escocês à Press Association.

“Você não deve ser punido por um erro de julgamento, a menos que você roda e danifique o carro. A decisão dos comissários foi bastante severa.”

“Quando Sebastian saiu da grama, ele não tinha para onde ir. Seu carro estava carregando uma enorme quantidade de velocidade.”

“Na minha cabeça, tenho 100% de certeza de que ele não estava bloqueando Lewis. Tenho certeza de que ele nem sabia onde Lewis estava nos milissegundos em que ocorreu o incidente. Ele não tinha outra opção senão fazer o que ele fez.”

A Mercedes dominou o início da temporada de 2019 e, embora parecesse que a sequencia vitoriosa de seis corridas terminaria no Canadá, eles se beneficiaram da punição imposta a Vettel para mais uma vitória de Hamilton, que ampliou sua própria liderança no campeonato de pilotos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.