F1 – Horner: Problema está no sistema de recuperação de energia

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014 às 13:25

Daniel Ricciardo

Os esforços da Renault para acertar seus sistemas de recuperação de energia, estão contribuindo para os problemas nos testes de pré-temporada, de acordo com o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner.

O fabricante francês tem menos experiência em sistemas de recuperação de energia na F1, pois quando o KERS apareceu no esporte em 2009, ela dependia de sua equipe para promover o desenvolvimento da unidade.

A Red Bull, que desenvolveu sua própria unidade KERS para seus carros vencedores dos campeonatos de 2011 a 2013, tem trabalhado com a Renault para ajudar a solucionar os problemas.

“Estamos os apoiando com a nossa experiência em tudo sobre a recuperação de energia do carro”, disse Horner ao site Autosport, quando perguntado sobre o papel da Red Bull no trabalho com a Renault nas ERS.

“É nisto que podemos contribuir mais e é aí que os maiores problemas estão no momento”.

“Tivemos um envolvimento limitado e estamos ficando mais e mais envolvidos”.

Horner acredita que a decisão do ex-chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, que sua equipe (agora Lotus) originalmente deveria desenvolver o KERS em vez do próprio fabricante francês, é o motivo de todos os problemas.

Enquanto isso foi um passo lógico na época, decidiu-se que tais sistemas eram menos complexos e poderiam ser fixados aos motores existentes, o que significa que a Renault tem menos experiência do que poderia ter nessa área.

“Se você olhar para a situação na Renault, Flavio tomou esta decisão anos atrás, que a recuperação de energia e KERS seriam tratados pela equipe de corrida, e não pelo fabricante do motor.

“A Renault então vendeu a equipe de corridas e nós pegamos o KERS e desenvolvemos o nosso próprio sistema que usamos com a caixa de marchas”.

“Agora, no novo motor, a recuperação de energia voltou a ser de responsabilidade do fornecedor, mas eles tiveram uma curva de aprendizado mais acentuada do que talvez, a Mercedes ou a Ferrari, que tinham alguns anos de experiência”.

Embora ainda haja problemas, as principais mudanças foram feitas para o Red Bull RB10 desde o teste de abertura em Jerez.

Mas o envio tardio dos componentes fez com que a equipe perdesse muito tempo no primeiro dia do teste no Bahrain na quarta-feira, enquanto preparava o carro.

“Fizemos mudanças significativas a partir do primeiro teste em Jerez, mas os prazos de entrega e ter os componentes prontos, junto com o fato de que o teste não é na Europa e está de sete ou oito horas de distância, tornou tudo mais apertado”.

“Tivemos desafios, mas a maneira que a equipe e a Renault tem respondido é tudo que você poderia pedir”.

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