F1 – Hamilton vence duelo com Vettel no GP da Espanha

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton

Lewis Hamilton venceu uma empolgante batalha com Sebastian Vettel pela vitória no GP da Espanha e reduziu a diferença em relação ao seu rival no campeonato de pilotos da Fórmula 1.

Hamilton se recuperou da perda da liderança para Vettel na largada retomando o primeiro lugar na pista em uma batalha no último trecho que incluiu um toque de rodas.

O britânico da Mercedes cruzou a linha de chegada 3.4s à frente da Ferrari de Vettel, diminuindo sua desvantagem para seis pontos, com Daniel Ricciardo (Red Bull) completando o pódio.

Valtteri Bottas, que venceu a etapa anterior na Rússia, parecia destinado ao terceiro lugar, mas abandonou quando seu motor Mercedes quebrou no último terço da prova.

Anteriormente, ele havia provocado os abandonos de Max Verstappen e Kimi Raikkonen quando tocou em seu compatriota na primeira curva e jogou a Ferrari contra a Red Bull de Verstappen.

Vettel fez uma largada sensacional do segundo lugar no grid e deixou Hamilton para trás antes da curva 1. Ele aumentou gradualmente sua vantagem antes de fazer seu primeiro pit-stop na volta 14.

A Mercedes decidiu manter Hamilton na pista e ele imediatamente cravou a volta mais rápida, fazendo cinco voltas a mais em seu trecho.

Quando entrou, Hamilton colocou os pneus médios – e ele foi ajudado pelo fato de Bottas ter adiado ainda mais sua parada, segurando Vettel por algum tempo até uma ultrapassagem ousada da Ferrari.

A corrida começou a favorecer Hamilton quando a Mercedes o chamou exatamente quando um período de safety car virtual – causado pela parada de Stoffel Vandoorne na caixa de brita da curva 1 depois de um toque com Felipe Massa – terminou.

Hamilton retornou com pneus macios, 24s atrás de Vettel. A Ferrari chamou o alemão na volta seguinte, mas ele encontrou Hamilton ao seu lado na saída dos pits. O piloto da Mercedes tentou passar Vettel por fora, mas foi espremido pelo rival e os dois se tocaram, com o britânico indo para a área de escape.

Ele se recuperou, partiu para o ataque mais uma vez e fez uma manobra bem sucedida com a ajuda do DRS cinco voltas depois. Hamilton então controlou a diferença para conquistar sua segunda vitória da temporada.

Atrás do solitário Ricciardo, a Force India deu sequência ao seu começo de temporada impressionante com Sergio Perez em quarto e Esteban Ocon em quinto – o melhor resultado de sua carreira até agora.

Nico Hulkenberg assegurou seu melhor resultado pela Renault com a sexta posição. Uma pilotagem incrível e a estratégia única de apenas uma parada deixaram Pascal Wehrlein (Sauber) em sétimo na pista.

Uma punição de cinco segundos por ter ficado do lado errado do cone na entrada dos pits o fez perder a posição para Carlos Sainz (Toro Rosso), mas o ritmo forte de Wehrlein nos estágios finais lhe permitiu garantir o oitavo lugar ao invés de sair completamente dos pontos como parecia provável a princípio.

Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Romain Grosjean (Haas) fecharam os 10 primeiros.

Após sua performance heroica na classificação, Fernando Alonso perdeu sua sétima colocação imediatamente após um toque com Felipe Massa na primeira curva.

Enquanto Massa teve de fazer uma parada por causa de um pneu furado, Alonso continuou em 11º, mas perdeu ritmo antes de um terceiro pit-stop para colocar pneus macios, o que lhe permitiu atacar e terminar em 12º – sua primeira chegada de 2017.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h35m56.497s
2 Sebastian Vettel Ferrari 3.490s
3 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1m13.978s
4 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
5 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1 volta
6 Nico Hulkenberg Renault 1 volta
7 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 1 volta
8 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1 volta
9 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 1 volta
10 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
11 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 2 voltas
12 Fernando Alonso McLaren/Honda 2 voltas
13 Felipe Massa Williams/Mercedes 2 voltas
14 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 2 voltas
15 Jolyon Palmer Renault 2 voltas
16 Lance Stroll Williams/Mercedes 2 voltas
17 Valtteri Bottas Mercedes motor
18 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda colisão
19 Max Verstappen Red Bull/Renault colisão
20 Kimi Raikkonen Ferrari colisão

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.