F1 – Hamilton domina o GP da Espanha

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton conquistou sua segunda vitória consecutiva na temporada 2018 da Fórmula 1, liderando uma dobradinha dominante da Mercedes no GP da Espanha.

Hamilton derrotou seu companheiro de equipe Valtteri Bottas por mais de 20 segundos depois que uma surpreendente segunda parada de Sebastian Vettel durante um safety car virtual tirou a Ferrari do pódio.

Max Verstappen, da Red Bull, assumiu a posição de Vettel e se defendeu bem do alemão mesmo com a asa dianteira danificada para obter seu primeiro pódio do ano.

Vettel superou Bottas e subiu para segundo na largada antes da prova ser neutralizada pelo safety car devido a um acidente envolvendo vários carros na curva 3.

Romain Grosjean havia ultrapassado Carlos Sainz e Fernando Alonso depois que os dois espanhóis se estranharam na curva 2, mas se assustou com uma balançada de seu companheiro na Haas, Kevin Magnussen, à sua frente e perdeu o traçado na entrada da curva 3.

Ele perdeu a traseira, mas aparentemente continuou acelerando e rodou atravessando a pista, sendo atingido por Nico Hulkenberg (Renault) e Pierre Gasly (Toro Rosso). Os três abandonaram imediatamente e uma longa operação de limpeza começou antes da relargada na sétima volta.

Hamilton disparou na relargada, ampliando confortavelmente sua vantagem para mais de sete segundos nas 10 voltas seguintes.

Vettel e Bottas fizeram seus pit-stops e voltaram na mesma ordem. A procissão foi interrompida na volta 25 pelo primeiro dos dois incidentes envolvendo a Ferrari.

Primeiro, Kimi Raikkonen, que estava em quarto, ficou lento no circuito e retornou aos boxes para abandonar – o finlandês havia trocado de motor após os treinos livres de sexta-feira.

O segundo ocorreu 15 voltas depois, quando Esteban Ocon parou com seu carro fumando e provocou um safety car virtual. A Ferrari chamou Vettel para uma segunda parada, enquanto os outros protagonistas permaneceram na pista.

Com isso, o alemão perdeu colocações para Bottas e Verstappen, mas se manteve à frente de Daniel Ricciardo.

Com pneus novos, Vettel começou a alcançar Verstappen, mas o holandês suportou bem a pressão para garantir seu primeiro pódio da temporada, atrás da dobradinha da Mercedes. Ricciardo terminou em uma solitária quinta posição.

Magnussen teve uma pilotagem impecável para obter o sexto lugar e as honras de melhor do resto para a Haas, enquanto Carlos Sainz sobreviveu a um problema de combustível nos estágios finais para chegar em sétimo.

Alonso foi o oitavo e Sergio Perez o nono. Ambos ultrapassaram a Sauber de Charles Leclerc nas últimas voltas, mas o estreante ainda garantiu sua segunda chegada consecutiva nos pontos com a 10ª colocação.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 66 1h35m29.972s
2 Valtteri Bottas Mercedes 66 20.593s
3 Max Verstappen Red Bull/Renault 66 26.873s
4 Sebastian Vettel Ferrari 66 27.584s
5 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 66 50.058s
6 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 65 1 volta
7 Carlos Sainz Renault 65 1 volta
8 Fernando Alonso McLaren/Renault 65 1 volta
9 Sergio Perez Force India/Mercedes 64 2 voltas
10 Charles Leclerc Sauber/Ferrari 64 2 voltas
11 Lance Stroll Williams/Mercedes 64 2 voltas
12 Brendon Hartley Toro Rosso/Honda 64 2 voltas
13 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 64 2 voltas
14 Sergey Sirotkin Williams/Mercedes 63 3 voltas
15 Stoffel Vandoorne McLaren/Renault 45 abandono
16 Esteban Ocon Force India/Mercedes 38 abandono
17 Kimi Raikkonen Ferrari 25 abandono
18 Romain Grosjean Haas/Ferrari 0 colisão
19 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 0 colisão
20 Nico Hulkenberg Renault 0 colisão

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.