F1 – FIA espera mais resistência dos engenheiros contra as regras de 2021

terça-feira, 23 de julho de 2019 às 9:23

Fórmula 1 2021

Nikolas Tombazis, diretor técnico dos monopostos da FIA, diz que as regras de 2021 da Fórmula 1 devem ser mais favorecidas pelos chefes de equipe do que pelos engenheiros.

Na semana passada, a F1 revelou os primeiros detalhes da reformulação radical no design dos carros planejada para 2021, que incluirá a volta do efeito solo aerodinâmico visando melhorar o espetáculo das corridas. Os temores iniciais dos projetistas é que a natureza restritiva do regulamento crie carros muito parecidos uns com os outros.

Tombazis admitiu que há “aspectos” das novas regras que estão sendo adiados pelos competidores e também notou divisões de tolerância dentro das equipes.

“Existem vários aspectos que as equipes estão adiando, dependendo principalmente de onde elas estão no grid de largada – isso influencia suas posições”, disse Tombazis ao site Autosport quando foi questionado sobre a resistência das equipes.

“Além disso, nem todos veem as coisas do mesmo modo dentro das equipes. Às vezes, os chefes têm uma visão geral da situação e compreendem o que você está fazendo, enquanto os engenheiros veem que terão sua liberdade reduzida e por isso contestam”.

“Olhando a parte aerodinâmica desse estudo, grande parte dele está focado em reduzir a capacidade das equipes de controlar a esteira da roda dianteira: essa é uma parte chave do trabalho. Talvez seja um dos maiores desafios dos aerodinamicistas atuais, e a redução disso provoca essa resistência”.

Apesar de haver resistência contra alguns aspectos das regras baseado no que poderá beneficiar uma equipe ou não, Tombazis afirmou que todas as preocupações genuínas têm sido avaliadas pela FIA e F1.

“Nós levamos em conta muitos comentários e temos discutido isso com as equipes há um longo período; às vezes percebemos que certas coisas que estávamos planejando fazer estavam erradas e mudamos de ideia”, acrescentou ele.

“Temos de ser seletivos em nosso julgamento. Quando vemos que os comentários das equipes são genuínos, não porque elas querem preservar uma certa vantagem, mas destacando um ponto fraco do que estamos fazendo, somos abertos o suficiente para admitir que cometemos um erro e ele será corrigido”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.