F1 – FIA: “As equipes devem ter participação equitativa”

quinta-feira, 30 de outubro de 2014 às 15:41

Marussia e Caterham

A FIA disse que a retirada da Marussia e Caterham da corrida deste fim de semana, mostra a necessidade de uma “participação equitativa” entre as equipes da categoria.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o órgão regulador do esporte disse que há “incerteza considerável em torno das suas participações nas corridas finais do campeonato de 2014”.

A FIA também pediu que os comissários da corrida deste fim de semana para levar em conta as dificuldades financeiras enfrentadas por ambas as equipes, para decidirem se elas devam ser penalizadas por não participarem de todas as rodadas do campeonato.

“É da responsabilidade dos comissários da FIA determinar se uma equipe cumpriu ou não a sua obrigação regulamentar de participar de todos os eventos do calendário e tomar as medidas que considerem adequadas”, disse.

“No entanto, temos toda a confiança que os comissários estão plenamente conscientes da situação financeira das equipes envolvidas e essas questões são sempre avaliadas com extremo cuidado e respeito pelas circunstâncias envolvidas”.

A FIA disse que a situação das duas equipes, que entraram em recuperação judicial “mais uma vez, de forma extrema, levanta a questão do equilíbrio econômico do Campeonato de Formula 1 da FIA e justifica a posição, expressa muitas vezes pela FIA, em favor de qualquer iniciativa que ajude a reduzir os custos, a fim de garantir a sobrevivência do grid existente ou atrair potenciais novas participações”.

“Como tal, a FIA, em estreita cooperação com a FOM e as diferentes partes interessadas na F1, vai continuar a trabalhar no sentido de manter a atração do campeonato e a participação equitativa das equipes nos próximos anos”, acrescentou.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.