F1 – Ferrari admite que deveria ter priorizado o downforce

quinta-feira, 15 de agosto de 2019 às 9:32

Ferrari

A Ferrari deveria ter colocado mais ênfase no downforce quando estava projetando seu carro de 2019, admitiu Mattia Binotto, chefe da equipe.

A equipe entrou na temporada como favorita após seu forte desempenho nos testes, mas não conseguiu impedir que a Mercedes conquistasse oito vitórias consecutivas e estabelecesse uma vantagem considerável na pontuação que foi mantida antes do recesso de verão.

O SF90 da Ferrari vem tendo uma vantagem de velocidade nas retas, mas sua deficiência de downforce deixou a equipe exposta em circuitos com predominância de curvas de baixa.

Adicionar mais downforce ao SF90 vem sendo uma prioridade para a Ferrari há algum tempo, e Binotto admitiu que teria dado mais ênfase a isso se pudesse voltar atrás, o que ele acha que também teria ajudado o carro a funcionar melhor com os pneus de 2019.

Binotto disse ao site Autosport que o equilíbrio atual da Ferrari entre downforce e arrasto “não é uma questão de filosofia” ou conceito do carro, e que a potência extra do motor também é um fator em sua velocidade superior nas retas.

Contudo, ele acrescentou: “Certamente, esses pneus exigem mais downforce apenas para se aquecerem e funcionarem. Então, sim, se eu pudesse voltar a um ano atrás, daria mais foco ao downforce do que nós fizemos, mesmo com a desvantagem de algum arrasto a mais”.

“Podemos chamar isso de ‘conceito’? Não tenho tanta certeza. Acredito que é um objetivo que certamente se tornou mais claro”.

Binotto disse que os ganhos de performance da Mercedes no fim dos testes de pré-temporada deixaram a Ferrari ciente de que sua rival tinha um pacote formidável. Apesar disso, a equipe esperava que seu SF90 estivesse pelo menos no mesmo nível do Mercedes W10.

“Nós ficamos surpresos com nosso desempenho ruim no começo da temporada porque esperávamos ser pelo menos tão velozes quanto eles, e não foi o caso na Austrália”, relembrou ele. “Talvez tenha sido no Bahrain, mas na média não tem sido como nós pensamos que seria”.

Ele admitiu que a derrota completa no GP da Espanha, no circuito onde o SF90 dominou a pré-temporada, foi particularmente “desanimadora”.

“Também é verdade que, olhando a primeira metade da temporada, é bem estranho como alguns carros andam bem e outros não em certas corridas – talvez até mesmo aqueles que foram os mais rápidos no início da temporada não foram os mais velozes em algumas pistas. É realmente um ano de altos e baixos para todos os carros”.

“Se há algo que precisa ser analisado, provavelmente é a média. Talvez nossa performance tenha sido melhor que o normal e a deles pior que o normal nos testes de inverno, por alguma razão, e isso se transformou em uma situação diferente em circuitos, horários, condições meteorológicas e pneus diferentes”.

Binotto acrescentou que “nós perdemos algumas oportunidades, e se hoje você olhasse os resultados com algumas vitórias, o cenário teria sido completamente diferente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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