F1 – Di Grassi testa hoje e amanhã em Monza

lucasdigrassi.2010.f006Lucas di Grassi testa hoje e amanhã, em Monza, Itália, com o objetivo de avaliar pneus para a Pirelli.

A meta é desenvolver os compostos que serão usados na temporada 2012 da Formula 1.

“Por ser uma pista peculiar, com velocidade média muito alta, máximas acima dos 350 km/h e freadas fortíssimas, Monza submete os pneus a forças diferentes daquelas a que eles são submetidos normalmente”, diz o paulista, que completa 27 anos no próximo dia 11.

Em condições normais de clima Di Grassi deve andar mais de 1.500 quilômetros nos dois dias de testes. “Vai demandar muito fisica e mentalmente, mas estou bem preparado”, garante o piloto, que ficou muito satisfeito com o que viu no GP da Hungria, no último domingo.

“Os pneus intermediários da Pirelli confirmaram que aguentam bem, e tanto o soft quanto o supersoft tiveram o rendimento esperado. Pelo ponto de vista do público, que é o objetivo final de todo esse trabalho que está sendo feito, a corrida foi espetacular, com a pista variando bastante em função da chuva intermitente, um recorde de pit stops, rodadas, ultrapassagens e muita estratégia”.

Di Grassi observou ainda que com toda a tecnologia à disposição dos engenheiros – como a telemetria, as imagens e os radares meteorológicos -, a sensibilidade do piloto para as condições de pista ainda é muito importante na escolha dos pneus certos e da hora da troca. “Tem detalhes que só o piloto, de dentro do carro, pode perceber, como um trecho de pista secando mais rapidamente, coisas assim. Eu diria que numa corrida como a da Hungria a equipe tem 70% de peso na estratégia, mas os 30% que cabem ao piloto podem ser decisivos”.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.