F1 – Curiosidades sobre o GP inglês e os pneus Pirelli

sábado, 9 de julho de 2011 às 10:45

Confira alguns fatos e curiosidades relacionados à temporada 2011, ao GP da Inglaterra e aos pneus Pirelli:

* Se a atual tendência se mantiver, a temporada 2011 poderá ser a de maior número de ultrapassagens em 27 anos. O recorde de 624 ultrapassagens foi alcançado 1984.

* Em relação aos pneus, a pista de Silverstone é uma das mais exigentes do ano em razão das altas velocidades, da superfície abrasiva e da sua extensão, a segunda maior do calendário.

* A Pirelli tem um centro de logística e distribuição em Didcot, no condado de Oxfordshire, a 45 minutos de Silverstone. Cerca de 50 pessoas estão baseadas na cidade, incluindo os 12 engenheiros designados para cada uma das equipes e os 19 funcionários do time de montagem.

* A Pirelli pesquisou mais de 50 locais no Reino Unido no início do ano antes de decidir por Didcot, que possui conexões de transporte rodoviário e aéreo.

* Os pneus da Fórmula 1 são produzidos na fábrica de Izmit, na Turquia (serão 50 mil unidades em 2011), e depois transportados por terra para Didcot, entre uma e duas semanas antes de cada corrida européia. No centro de logística e distribuição, os códigos de barras são confirmados e os pneus distribuídos a cada equipe, seguindo especificações da FIA, entidade que comanda o esporte.

* Após cada corrida, os pneus utilizados são levados de volta para Didcot, para reciclagem em uma fábrica especializada nas proximidades.

* Para os motoristas de caminhões da Pirelli, o percurso até o autódromo de Silverstone é o menor do ano, com apenas 70 quilômetros. Por outro lado, a viagem mais longa é para o circuito de Istambul, na Turquia, com 3.100 quilômetros de estrada.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.