F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP do Japão

sexta-feira, 7 de outubro de 2011 às 17:11

f111-alonso-hungria-domingo350Fernando Alonso, 2º colocado: Este ano vimos todas as equipes passando por altos e baixos, com exceção da Red Bull. Dependendo de qual pista estamos, não devemos nos surpreender se hoje, por exemplo, nosso resultado parecer melhor do que o que fizemos no treino livre de Cingapura. Todas as sextas foram assim na temporada. Não conseguimos fazer melhor do que quinto lugar na classificação, apesar de sempre sermos rápidos nas sextas. Na verdade, eu não acho que as coisas estão muito diferentes do que eram há duas semanas, especialmente porque os nossos carros estão praticamente inalterados. Esperamos ser capazes de lutar com a McLaren e Red Bull, mas sabemos que não será fácil. O que podemos dizer é que o sentimento de hoje é um pouco mais animador do que nas corridas anteriores. Além disso, devemos ter em mente que as corridas têm sido muito mais abertas do que no passado, quando o resultado final não era muito diferente das posições da largada: estratégia, pneus e DRS criam insegurança e muito mais espetáculo. Por exemplo, acho que aqui teremos mais ultrapassagens do que no ano passado.

Felipe Massa, 5º colocado: No geral, foi um dia bom: em comparação com tantas outras sextas-feiras deste ano, as primeiras impressões são melhores. O carro se comportou razoavelmente bem, mas também é verdade que nós não saberemos onde estamos em comparação com os outros, até a tarde de amanhã. Nós trabalhamos muito na definição dos melhores acertos, aprendendo coisas importantes para o resto do fim de semana. A degradação dos pneus parece ser bastante significativa, o que tornará a corrida ainda mais aberta em termos de estratégia: encontrar o acerto correto do carro não será fácil. Talvez possamos lutar por um lugar no pódio e é uma meta realista. Claro, eu sempre quero ser capaz de lutar pela vitória: é verdade que a Red Bull tem uma vantagem significativa, mas devemos continuar a acreditar em nós mesmos, porque nas corridas, tudo pode acontecer.

Pat Fry, diretor técnico: É sempre difícil avaliar precisamente os nossos pontos fortes na sexta-feira, porque não sabemos exatamente o que nossos principais adversários estavam fazendo, especialmente quando se trata de quantidades de combustível utilizadas durante os treinos livres. Portanto, é melhor se concentrar em nossos próprios esforços e tentar preparar o carro da melhor maneira possível para o resto do fim de semana. Tivemos vários diferentes elementos aerodinâmicos para compararmos e que isso foi o que fizemos na primeira sessão. Esta tarde, os pneus foram os itens dominantes durante os 90 minutos de treino: esta pista é muito difícil para os pneus e será um desafio encontrar o equilíbrio certo do carro, tanto para a qualificação quanto para a corrida.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.