F1 – Alonso gostaria de ter corrido na era de Senna

Fernando Alonso no MP4-4 de Ayrton Senna

Fernando Alonso revelou que teria preferido ser um piloto de Fórmula 1 nos anos 80, quando seu herói Ayrton Senna estava correndo.

Recentemente, o bicampeão mundial pilotou o McLaren-Honda MP4-4 de Senna como parte de uma campanha promocional da TAG Heuer, patrocinadora da equipe britânica.

A McLaren colocou o monoposto dominante de 1988 ao lado de seu atual MP4-30 no Circuito da Catalunha, em Barcelona, com Jenson Button, atual companheiro de Alonso, ao volante do carro de 2015.

Falando em um evento promocional marcando a parceria de 30 anos da McLaren com a TAG Heuer, Alonso disse que a experiência o fez desejar ser um piloto na era turbo anterior da Fórmula 1.

Ao ser questionado se gostaria de trocar a era atual da categoria por aquela, Alonso respondeu: “Provavelmente sim. Os carros eram mais agressivos, com pneus e motores grandes e poucas limitações em termos de criatividade para os projetistas”.

“Agora, tudo é bem mais restrito; não há testes, apenas simuladores, então provavelmente havia um pouco mais de tempo para se divertir antes. A segurança também era ligeiramente diferente, portanto é difícil escolher uma era, mas competindo contra os outros e os batendo, você se diverte”.

Alonso sugeriu que provavelmente não teria se tornado um piloto de Fórmula 1 sem a inspiração de Senna, e disse que pilotar um dos carros de seu ídolo foi uma “experiência maravilhosa”.

“Foi um dia bastante emocional. O carro é lendário, o mais dominante da Fórmula 1. Tive o privilégio de fazer oito ou nove voltas e de ouvir Jenson apreciando as diferenças entre os carros. Mesmo não forçando até o limite, é algo que não esquecerei. Foi uma experiência maravilhosa”.

Alonso disse que também gostou da simplicidade do MP4-4 em comparação com as máquinas complexas da Fórmula 1 atual.

“Obviamente, temos coisas mais complicadas agora por causa da tecnologia mais avançada em relação ao carro antigo. Você tem tudo manual – sem direção hidráulica, com três pedais e câmbio manual. Creio que é como comparar um computador dos anos 80 com um atual. Mudou muito”.

“Porém, o lado bom do automobilismo é competir contra os outros. Então, seja nos anos 80, 90 ou 2050, você tenta ser melhor do que os outros com qualquer tecnologia que tiver em suas mãos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.