F1 – Alonso, Ferrari e Red Bull

sábado, 7 de setembro de 2019 às 19:47

Fernando Alonso

Fernando Alonso sempre parecia ter uma boa história seguindo-o quando estava na Formula 1, e não é diferente em Monza neste fim de semana, em sua primeira visita a um grande prêmio desde o Bahrain, em março.

O bicampeão mundial, que deixou a F1 no final do ano passado, está no GP da Itália como embaixador da McLaren. Mas inevitavelmente há dúvidas sobre se ele pode voltar ao esporte, principalmente porque o próprio Alonso sempre manteve a porta aberta para a ideia.

E a maneira como esta temporada se desenvolveu garantiu que o problema permanecesse muito vivo.

Em duas das três principais equipes, há pontos de interrogação sobre um dos pilotos, e Alonso oferece uma alternativa teórica que, se a competitividade foi o único fator na decisão, pode ser muito atraente.

Alonso ou seu empresário entraram em contato com as duas equipes nas últimas semanas para saber sobre possíveis assentos, disseram figuras importantes à BBC Sport, mas foi rejeitado.

Para começar, uma pequena anedota
Alonso e esse escriba tiveram um longo – e fundamentalmente privado – bate-papo no motorhome da McLaren na sexta-feira em Monza. Eu o cutuquei sobre a ideia de um retorno da F1, sobre as abordagens da Ferrari e da Red Bull, e cheguei a lugar nenhum, como esperado. Conversamos longamente sobre seus preparativos para o Rally Dakar e conversamos sobre a Indy 500, F1 e seu futuro.

Mais tarde naquela tarde, eu estava de volta à McLaren conversando com o diretor executivo Zak Brown.

De repente, um pacote de açúcar com o logotipo da Ferrari pousou no pires da xícara de café que eu estava bebendo, e então Alonso passou, com um grande sorriso no rosto.

Como você conseguiu isso, eu perguntei?

Ele esteve no motorhome da Ferrari, disse ele, para conversar com a chefe de comunicações deles, Silvia Hoffer Frangipane. Ela passou os últimos quatro anos na McLaren acompanhando Alonso e agora é uma amiga firme.

“Fui ver Silvia apenas para dar um alô”, disse Alonso, sorrindo. “E achei que a história poderia ser desenvolvida um pouco mais agora em suas mãos…”

Suas chances de voltar à F1 na linha de frente podem parecer pequenas, mas Alonso não perdeu nenhum de seu senso de humor travesso. Nem sua capacidade de se manter no centro das atenções.

Por que está sendo falado sobre um retorno de Alonso?
Alonso está sendo discutido por causa das situações dos pilotos da Red Bull e da Ferrari.

A Red Bull já enviou Pierre Gasly de volta à Toro Rosso depois de uma decepcionante primeira parte da temporada, e seu substituto Alexander Albon começou bem, mas ainda é muito cedo nas nove corridas que a equipe diz que decidirão se ele mantém o ritmo para 2020.

Enquanto isso, na Ferrari, os dois pilotos estão sob contrato para a próxima temporada, mas todos sabem que na F1 isso não é necessariamente um impedimento insolúvel, e a forma de Sebastian Vettel está levantando dúvidas sobre seu futuro.

O alemão vai largar atrás do companheiro de equipe Charles Leclerc pela sétima vez seguida. Mesmo que esse fato tenha tido circunstâncias atenuantes, como em Monza, no sábado, Leclerc parece estar emergindo lentamente como o principal piloto de fato da equipe, simplesmente pela força de suas performances. E o piloto de 21 anos está, sem dúvida, sendo apontado como o futuro a longo prazo da equipe.

Vettel é um homem orgulhoso e a pergunta inevitável é: por quanto tempo ele pode aturar essa situação e se ele deseja impedir o dano óbvio à sua reputação, o que ele pode fazer?

Para constar, Vettel continua insistindo que ele quer permanecer na Ferrari e satisfazer sua ambição de conquistar o título mundial com a equipe.

Mas há algum tempo na F1 há rumores de que o casamento entre Vettel e Ferrari não é o que era, que ele poderia estar interessado em se mudar e que seu destino preferido seria a Red Bull, onde alcançou a grande maioria. do seu sucesso.

E quem poderia ser um substituto lógico para Vettel na Ferrari, que poderia oferecer desempenho semelhante ou potencialmente mais forte? Bem, um certo espanhol, é claro.

Ferrari e Red Bull dizem que não
Deve-se dizer neste momento que ambas as equipes negam que isso possa acontecer.

O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, disse no GP da Bélgica no último fim de semana que Vettel “não estava disponível no próximo ano”.

Pressionado sobre como sabia, ele disse: “Eu sei. Ele é um piloto da Ferrari. Ele foi contratado até o final de 2020”.

Foi lembrado a Horner que Vettel também estava sob contrato com a Red Bull em 2015, quando acabou ingressando na Ferrari. Ele encolheu os ombros.

De qualquer forma, essa é uma situação diferente. Então, Vettel tinha o que é conhecido como cláusula de desempenho em seu contrato, o que lhe permitia sair se estivesse abaixo de uma determinada posição do campeonato em um determinado ponto da temporada. Na Ferrari, dizem os especialistas, esse não é o caso; é um contrato de ferro fundido sem cláusulas de saída.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse na sexta-feira em Monza: “Eu disse e confirmo novamente – no próximo ano Sebastian e Charles serão nossos pilotos e não há dúvida disso”.

Por que Alonso está sendo rejeitado
Existem várias razões pelas quais Vettel na Red Bull e Alonso na Ferrari parecem improváveis.

Em relação a Vettel, como disse uma figura sênior, ele já está achando Leclerc um rival difícil, então por que diabos ele gostaria de ir à Red Bull e enfrentar uma situação que é pelo menos tão ou possivelmente mais difícil contra Max Verstappen?

Depois, há os custos envolvidos para a Red Bull ter que pagar dois salários de superestrelas. E as dificuldades de gerenciar dois touros em um campo.

Quanto às chances de Alonso em ambas as equipes, a Red Bull está fora de questão, mesmo que o quisessem, por causa da Honda.

Depois de um longo tempo juntos na McLaren, o fabricante japonês impediu Alonso de guiar um Indycar com um de seus motores, então dificilmente o receberão em um carro de F1.

Na Ferrari, é muito claro que eles veem Leclerc como seu futuro nos próximos anos. Por que arriscar desestabilizar isso voltando com Alonso?

Poucos duvidariam que ele fosse rápido e lhes ofereceria um desempenho vencedor de corrida. Mas seu tempo na equipe não terminou exatamente de forma positiva cinco anos atrás.

Binotto estava lá quando esse relacionamento se desfez em 2013 e 2014, mesmo que ele não estivesse diretamente envolvido no tratamento de Alonso. Ele realmente gostaria de trazer tudo o que Alonso pode acarretar de volta para uma equipe em que a tensão e a pressão já são altas apenas por sua natureza?

Enquanto isso, Alonso foi notável por sua ausência na comemoração dos 90 anos do GP da Itália de Milão na quarta-feira, com a presença de uma multidão de ex-pilotos da Ferrari. As explicações de por que ele não estava lá diferiram dependendo de com quem você falou.

Então, qual é o futuro de Alonso?
Alonso é cauteloso com seus planos. “Vamos ver”, foi tudo o que ele disse à BBC Sport quando perguntado sobre qualquer possível retorno à F1.

Ele vem testando extensivamente o deserto em uma caminhonete Toyota Hilux este ano e deve fazer o Rally Dakar no ano novo, embora isso ainda não tenha sido anunciado oficialmente. E ele ainda está muito interessado em vencer a Indy 500 e se tornar o único piloto além de Graham Hill a completar a ‘tríplice coroa’ não oficial do automobilismo.

Mas ele não está tão interessado em um campeonato completo na Indycar.

A solução óbvia seria fazer um acordo com a equipe Penske, que venceu a corrida com Simon Pagenaud este ano, para que eles tivessem um quarto carro para Alonso na Indy no próximo ano.

Mas Alonso pode preferir manter seus vínculos com a McLaren, e a possibilidade de sua nova equipe da Indycar ter um terceiro carro para ele em Brickyard ainda está muito aberta, apesar do embaraçoso conjunto de circunstâncias que os levaram a não se classificar para a corrida este ano.

Alonso também não está exatamente entusiasmado com a ideia de um calendário de 22 corridas de F1.

E no início da temporada de 2021, quando novos regulamentos estiverem sendo introduzidos na esperança de equilibrar o grid, Alonso estará perto de seu 40º aniversário.

Diante disso, um retorno da F1 no próximo ano – ou depois – parece altamente improvável. Mas na F1, você nunca sabe o que pode estar chegando.

Texto de Andrew Benson, da BBC Sport

AS - www.autoracing.com.br

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