F1 – “Alonso e Vandoorne tem muito mérito”

quinta-feira, 4 de julho de 2019 às 18:12

Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne

Andreas Seidl disse que ninguém dentro da McLaren esperava um salto tão grande no desempenho em 2019, especialmente em comparação com o desempenho da equipe no final de 2018, e ele deu créditos para os pilotos do ano passado Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne por seu feedback sobre o que precisava ser melhorado.

Tanto Alonso quanto Vandoorne deixaram a McLaren no final do ano passado para serem substituídos por Carlos Sainz Jr. e Lando Norris, mas os ex-pilotos deixaram suas pegadas na areia, ao direcionar os designers e engenheiros para o caminho correto do desenvolvimento do carro.

Isso fez com que os pilotos atuais pudessem ter mais oportunidades de apresentar um desempenho muito melhor em 2019, com a McLaren atualmente em P4 no campeonato de construtores, depois dos dois carros pontuarem no último GP da Áustria.

“Acho que ninguém esperava dentro da equipe, depois de terminar a temporada 2018 como o nono carro do grid, dar esse passo”, disse Seidl, diretor da equipe McLaren. “Isso simplesmente mostra que muitas das mudanças que foram acionadas no ano passado estão valendo a pena.”

“A equipe fez um bom trabalho ao trazer o carro deste ano para a pista. Eles entenderam muito bem as demandas dos pilotos do ano passado, e devemos dar muito crédito a Fernando e Stoffel, já que eles apontaram quais eram as fraquezas e em que direção precisávamos ir para desenvolver o carro. Tudo isso está compensando agora.”

Seidl diz que a equipe vai continuar com o desenvolvimento do carro nesta temporada em uma tentativa de manter sua posição logo atrás das três melhores, especialmente porque ele sabe que a batalha entre as equipes é muito acirrada e feroz.

Ele disse que todos precisarão manter-se focados no objetivo final de eliminar as fraquezas remanescentes do MCL34 para garantir que eles mantenham sua posição atual como a quarta melhor equipe do grid.

“O alvo para nós este ano é continuarmos com o desenvolvimento do carro”, acrescentou Seidl. “Claro que agora queremos ter certeza de que manteremos esse P4 por um tempo, mas sabemos que isso pode mudar rapidamente novamente. Ainda é uma batalha bem apertada.”

“As brechas (para melhorar o carro) que temos hoje não são nada além da distância de uma corrida, por isso é importante não ficar muito animado com isso, manter a cabeça baixa e manter o foco nas fraquezas que ainda temos no carro.”

“Nas duas últimas corridas também tivemos o quarto carro mais rápido, pelo que merecemos estar em quarto lugar no campeonato de construtores. Mas até a corrida de Paul Ricard nós temos que ser honestos: nós não tivemos o quarto carro mais rápido.”

“Estávamos em algum lugar entre o quinto e sétimo carro mais rápido e no final estávamos no P4 porque tínhamos mais confiabilidade, melhores paradas nos boxes, melhor estratégia ou melhor entendimento dos pneus”.

Andreas Seidl, agora falando sobre a categoria em geral, disse acreditar que a Formula 1 precisa se tornar mais atraente para outros fabricantes se unirem ao esporte. Atualmente, o esporte é muito caro para os fabricantes entrarem e isso é parte do motivo pelo qual eles estão adiando. Seidl tem algumas idéias de por que poucas empresas participaram do esporte nos últimos tempos.

“Para ser atraente como um esporte para um fabricante entrar novamente, acho que também é muito importante ter certeza de que você pode entrar neste esporte com um investimento muito menor comparado ao que você tem que fazer agora”, disse. Seidl para a Motorsport.

“Se você quiser entrar nessa categoria no momento, então o investimento que precisa fazer para a infraestrutura e o orçamento que precisa usar para chegar ao ponto em que os fabricantes estabelecidos estão, você precisa ser realista.”

“É muito difícil imaginar que alguém investiria esse dinheiro no momento”.

A Honda foi o último fabricante a se juntar ao esporte, mas houve rumores de alguns nomes grandes se unindo. A Porsche pensou em construir motor, mas decidiu que não seria um projeto para trabalhar agora.

A Aston Martin e a VW também pensaram em entrar e inclusive foram em algumas reuniões do Grupo Técnico da F1, mas por enquanto a Aston Martin decidiu dicar somente como patrocinadora da Red Bull e a VW não se manifestou mais.

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AS - www.autoracing.com.br

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