DTM – Farfus é acertado e forçado a abandonar a corrida 2

Augusto Farfus

Augusto Farfus

Se na primeira corrida da temporada do DTM as disputas por posições foram limpas, em sua maioria, e todos os pilotos completaram a prova, o mesmo não pode ser dito da corrida deste domingo (7). Dos 18 pilotos do grid, cinco foram obrigados a abandonar após avarias em seus carros, incluindo o brasileiro Augusto Farfus, que foi acertado por um adversário na relargada depois da saída do safety-car, na volta 4. A vitória ficou com Jamie Green (Audi), com Gary Paffett (Mercedes) em 2º e Marco Wittmann (BMW) em 3º, com as três montadoras novamente representadas no pódio.

A chuva teve um papel determinante nas atividades deste domingo. A classificação começou com pista molhada, mas foi secando ao longo da sessão, assim, os pilotos esperaram os últimos minutos para marcarem suas voltas. Farfus veio em uma ótima volta e garantiu a 2ª posição no grid de largada, ao lado do pole position Timo Glock, mas logo em seguida, os comissários anunciaram a perda dessa melhor volta do brasileiro, por considerarem que ele abriu a volta após o cronômetro zerado, e então ele ficou com o tempo que havia feito com pista molhada, na 18ª posição.

Na corrida, uma confusão na largada causou a entrada do safety-car, e o abandono de Robert Wickens. Isso também ocasionou pela primeira vez a nova relargada com duas fileiras paralelas, e não mais em fila indiana. E aí, mais uma confusão no meio do pelotão fez suas vítimas. René Rast acabou rodando e tocando em outros pilotos, incluindo Farfus – que já estava em 12º -, causando o abandono imediato de Loic Duval e do próprio Rast, além de Maxime Martin, que também parou nessa volta. O brasileiro ainda continuou na pista por mais algumas voltas, mas estava com o carro muito danificado e teve de recolher para os boxes na volta 12.

Na segunda metade da prova, a chuva veio e tumultuou ainda mais a disputa. Diversos pilotos tiveram que parar mais de uma vez nos boxes, para colocarem pneus de chuva, pois já tinham feito suas paradas obrigatórias. Jamie Green assumiu a liderança, e mesmo tendo de pagar uma punição de 5 segundos por ter queimado a relargada, conseguiu garantir a vitória, após 32 voltas.

Apesar do infortúnio neste domingo, e de ter saído de Hockenheim sem pontos, Augusto Farfus já pensa em seu próximo desafio no DTM. A segunda rodada dupla do campeonato acontece entre os dias 19 e 21 de maio, em Lausitzring, na Alemanha.

Augusto Farfus:

“Foi um fim de semana difícil. Hoje conseguimos uma ótima volta na classificação, que nos foi tirada por causa de alguns milésimos de segundo. Depois, a largada e a relargada foram super caóticas, com contatos de todos os lados, e numa dessas meu carro foi muito danificado, e não deu para continuar. Foi uma pena, pois nosso ritmo de corrida era bom e tínhamos potencial para buscarmos alguns pontos, mas vamos para a próxima ainda mais fortes.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.