Copa Truck – Cirino dita o ritmo no primeiro dia em Buenos Aires

Wellington Cirino

Campeão da Copa Sul, Wellington Cirino foi o nome desta sexta-feira (14) da Copa Truck em Buenos Aires, palco da abertura da Copa Mercosul neste fim de semana. Porém, assim como vem acontecendo nas últimas etapas, ele foi seguido de perto pelos rivais, que não o deixaram escapar.

Com a marca de 1min37s189, Cirino foi menos de um décimo mais rápido que o Volkswagen de Felipe Giaffone, que teve um problema no primeiro treino e mal chegou a andar pela manhã – à tarde, ao tentar recuperar o tempo perdido, chegou até a rodar. Vice-campeão da Copa Centro-Oeste e líder da Sudeste (que será decidida no fim de outubro em Curvelo/MG), Roberval Andrade foi o terceiro, com Danilo Dirani logo atrás, em uma briga que promete muito.

“Buscamos fazer um bom trabalho pensando na durabilidade. Rápido o caminhão está e estou confiante para o fim de semana. Voltamos para a configuração da Copa Sul, o caminhão voltou a andar bem e vamos buscar a pole”, comentou Cirino, que corre sem restrição na potência da turbina, uma vez que ele não foi bem na última etapa – algo que contará muito aqui em Buenos Aires, já que todos seus rivais estão com restritores.

“Não esperava andar tão perto do Cirino nesta sexta-feira por conta do restritor de potência. Tivemos um probleminha mecânico que já foi resolvido e não nos atrapalhou no cumprimento do cronograma do dia”, conta Felipe Giaffone que, mesmo do alto de suas sete temporadas na Fórmula Indy e mais de dez andando de caminhão, teve dificuldades com seu Bruto no Autódromo Juan y Oscar Gálvez. “Eu rodei mais de duas vezes, esta pista é bem difícil e é complicado acertar tanto o freio quanto o ponto de freada certo.”

“Sabia que teria um caminhão veloz mas não imaginava que seria tanto. Estou entusiasmado para amanhã no seco e, se chover, melhor ainda”, disse Roberval Andrade, referindo-se à possibilidade salta de chuva nos próximos dois dias, lembrando que ele fez a pole no aguaceiro de Guaporé (RS), em abril. Nesta sexta, caprichosamente após o segundo treino livre, o Astro Rei deu as caras pela primeira vez nesta semana na região.

Vencedor das duas corridas de Goiânia, Danilo Dirani disse ter extraído o máximo de seu Mercedes-Benz nas retas e curvas do circuito #8 de Buenos Aires. “Estamos acertando o caminhão em torno do restritor de potência. Fomos bem, terceiro, estamos no limite e vamos ver se conseguimos achar mais alguns bons décimos”, resume.

Já Beto Monteiro, da Iveco, exorcizou as dificuldades das últimas etapas ao concluir o primeiro dia de atividades sem problemas e entre os cinco primeiros. “O importante é que o caminhão começou bem. Temos algumas coisas para melhorar mas desde já estou animado para andar no meio do pelotão da frente”, completa. Leandro Totti (Mercedes-Benz), André Marques (Mercedes-Venz), Regis Boessio (Volvo), Giuliano Losacco (Iveco) e Witold Ramasauskas (MAN) fecharam a lista dos dez primeiros.

Neste sábado os caminhões voltam à pista para o terceiro treino livre às 13h20, enquanto a tomada de tempos está marcada para as 17h (de Brasília). Confira os tempos combinados da sexta-feira:

1º – Wellington Cirino, Mercedes-Benz, 1min37s189
2º – Felipe Giaffone, Volks, 1min37s285
3º – Roberval Andrade, Scania, 1min37s596
4º – Danilo Dirani, Mercedes-Benz, 1min37s739
5º – Beto Monteiro, Iveco, 1min38s322
6º – Leandro Totti, Mercedes-Benz, 1min38s895
7º – Andre Marques, Mercedes-Benz, 1min38s922
8º – Regis Boessio, Volvo, 1min39s001
9º – Giuliano Losacco, Iveco, 1min39s020
10º – Witold Ramasauskas, MAN, 1min39s274
11 º – Pedro Paulo Fernandes, Mercedes-Benz, 1min39s290
12º – Adalberto Jardim, Ford, 1min39s867
13º – Renato Martins, MAN, 1min40s051
14º – Rogerio Castro, Volks, 1min40s754
15º – Luiz Lopes, Iveco, 1min41s394
16º – Duda Bana, Volvo, 1min41s651
17º – Debora Rodrigues, Volks, 1min42s246
18º – Rodrigo Belinati, Volks, 1min43s494
19º – Fábio Fogaça, Ford, 2min12s816

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.