MotoGP – Conheça o traçado de Sepang, na Malásia

Moto GP

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O calendário da MotoGP chega a um dos mais longos e mais complicados circuitos no Campeonato do Mundo. Sepang é um dos traçados mais exigentes, tanto em termos técnicos como para os pilotos. Além de ser muito longo, as extremas condições climáticas da região fazem com que a competição aqui seja muito difícil. A temperatura do ar fica em torno dos 38ºC, a da pista 60º e a umidade chega aos 75%, o que significa um grande desafio para os pilotos.

A pista de Sepang combina ainda zonas rápidas e lentas. Há três curvas que se fazem apenas a 60 km/h, enquanto nas retas se pode ir além dos 305 km/h. Há setores da pista onde a agilidade da moto é fundamental, mas há outros, onde a moto tem de ser muito estável para conseguir fazer as curvas a mais de 170 km/h. Como é habitual neste esporte, é impossível encontrar a afinação ideal para exigências tão diferentes, por isso é necessário encontrar um equilíbrio que permita bons resultados.

O ajuste da suspensão é complicado em Sepang. Uma série de zonas de fortes frenagens exige molas mais duras à frente, mas como há uma zona de piso irregular na pista, que provoca muitas vibrações, acabam por se utilizar molas mais moles para absorver os problemas das vibrações. Na suspensão traseira o mais importante é a aderência.

Dependendo da quantidade de aderência da pista no início, normalmente utilizam-se molas mais moles para começar

A F1 em Sepang

A F1 em Sepang

com mais aderência traseira. Contudo, é normal os níveis de aderência aumentarem, após o primeiro dia de treinos, então, as molas devem ser mais duras atrás para se poder atacar as curvas feitas a quase 180 km/

A afinação da caixa de marchas é fundamental nesta pista, dado a grande diferença que existe entre as zonas rápidas e lentas de cada volta. Utiliza-se a primeira marcha muito curta e a sexta relativamente longa para se chegar perto dos 325 km/h. Com duas retas longas, iniciadas em segunda marcha e concluídas em sexta, é muito importante encontrar a relação correta entre cada mudança. Para isto é importante ter em conta que 25% da volta é feita nestas duas retas. As marchas mais importantes são a segunda e a terceira, já que todas as curvas com exceção da 3, são feitas nestas marchas.

As condições climáticas são muito extremas em Sepang e as motos têm de ser preparadas de forma especial para aumentar a eficiência da refrigeração do motor. Para se alcançar este objetivo os radiadores têm maior capacidade que o normal. A escolha de pneus é outro ponto muito relevante em Sepang. As duas retas seguidas com quase 1 km cada exigem muito dos pneus, de tal forma, que já se viu pneus acabarem por completo devido às elevadas temperaturas no seu interior.

GP da Malásia – Sepang
Sepang International Circuit

pista-malasia

Eduardo Behling
www.autoracing.com.br

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