Carros de rua – Chega a mais nova atração da Audi: o A5 Cabriolet

domingo, 15 de julho de 2012 às 11:13

Audi A5 CabrioletO modelo Cabriolet de quatro lugares da Audi, assim como os outros Audi A5 recentemente lançados no mercado brasileiro (Sportback e Coupé), também ficou mais elegante e refinado após recente atualização. Seguindo o padrão dos outros modelos conversíveis da marca dos quatro anéis, o novo Audi A5 Cabriolet vem equipado com uma capota de tecido totalmente automática, que oferece um alto grau de conforto, tanto aberta quanto fechada. São necessários apenas 15 segundos para abrir ou fechar o equipamento, mesmo com o carro em movimento, a uma velocidade de até 50 km/hora.

O teto acústico com uma camada isolante é impressionante: quando fechado, reduz o ruído de modo tão eficaz que possibilita ao condutor total concentração na experiência de dirigir. Quando aberta, a capota dobra-se em um pequeno pacote que deixa 320 litros de capacidade de bagagem no porta-malas – quando fechada, a capacidade sobe para 380 litros. Com os encostos dos bancos traseiros dobrados o espaço se expande para 750 litros.

O A5 Cabriolet tem um defletor de vento integrado na estrutura do pára-brisa, que melhora o nível de ruído interno com a função de fazer o ar passar por cima do habitáculo e outro entre os assentos dianteiros e traseiros para redução do fluxo do retorno do vento. Materiais de qualidade superior criam uma atmosfera luxuosa e bem acabada no interior do modelo. A superfície da armação do pára-brisas é de alumínio anodizado e o acabamento interno é “Platinum”.

Elementos de reforço integrados na carroceria do conversível de quatro lugares atuam para compensar a falta de um teto rígido. Airbags laterais e chapas de alumínio, colocadas de forma a proteger os ocupantes em caso de acidente ou capotamento, completam o pacote de segurança.

Com 4.626 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e 1.383 mm de altura, o novo Audi A5 Cabriolet tem entre-eixos de 2.751 mm e peso de 1.735 kg. O modelo apresenta dianteira agressiva e linhas horizontais na traseira que enfatizam a esportividade. Os faróis bi-xenônio redesenhados, com faixa de LED, e as lanternas traseiras também com LED completam o visual moderno.

A montadora oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes farois de neblina, aprimorados e moldurados por uma lâmina preta de alto brilho. São 15 opções de cores disponíveis para a carroceria, duas opções de cores internas – preto e cinza – em diversas combinações e 3 opções de cores de capotas. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, com pneus 245/40.

Excelência na categoria Cabriolet

Os modelos cabriolet sempre marcaram a história da Audi no Brasil, desde a chegada da empresa há 18 anos no País. O primeiro veículo da montadora a desembarcar por aqui foi o Audi 80 Cabriolet, estrela da festa de lançamento da marca no Brasil, em março de 1994. Na ocasião, o piloto Ayrton Senna, então importador da Audi para o Brasil, apresentou o modelo em uma festa para 3 mil pessoas em um hangar no Aeroporto de Congonhas. O conversível chegou de avião cargueiro e foi dirigido até o palco da festa pelo humorista e apresentador Jô Soares, que entregou o conversível ao tricampeão mundial de F1, ao som do “Tema da Vitória”.

A história dos cabriolets da Audi no Brasil tem ainda outras estrelas, como o Audi A4 Cabriolet, o Audi TT, TTS e TT RS Roadster e o R8 V10 Spyder, todos reconhecidos pelo design inovador e elegante e pela esportividade nas linhas e motorizações.

Motorização e câmbio

O novo Audi A5 Cabriolet é bastante parecido com o Coupé, em relação ao chassi, ergonomia e equipamentos. O mesmo se aplica à motorização, tração quattro e transmissão S-tronic.

O modelo vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cm3 de cilindrada, que gera 211 cv de potência máxima, entre 4.300 e 6.000 rpm. O torque máximo é de 350 Nm, disponível entre 1.500 e 4.200 rpm.

Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valvelift System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações. Seguindo o desenvolvimento tecnológico da marca, o novo Audi A5 Cabriolet também utiliza o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível.

A velocidade máxima é de 238 km/hora e a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em apenas 7,3 segundos. Mesmo com um motor compacto, o desempenho e eficiência do novo Audi A5 Cabriolet ganharam destaque, graças à tecnologia do turbocompressor, novo câmbio S tronic e ao alto torque em baixas rotações.

A versão cabrio de 211 cv vem equipada com câmbio S tronic (dupla embreagem) de 7 velocidades, que porporciona engates de marchas mais rápidos do que uma tradicional transmissão mecânica e economia de combustível significativa. No modo automático, a função executa as trocas de marcha de maneira suave e temporiza as mudanças de modo a otimizar o consumo de combustível.   

O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

Conforto e conveniência

Com acabamento interno “Platinum”, o novo Audi A5 Cabriolet oferece materiais de alta qualidade, que tornam o modelo mais elegante do que nunca e os controles ainda mais intuitivos. Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de couro e couro Alcantara, com ajustes elétricos (inclusive para o apoio lombar) disponíveis para o condutor e passageiro da frente. O banco traseiro é bipartido e o modelo vem equipado com capota elétrica, que abre e fecha em apenas 15 segundos, mesmo com o veículo em movimento (abaixo de 50 km/hora).

Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. No exterior, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e os espelhos retrovisores têm ajuste elétrico e capa externa na cor do veículo.

No Pacote Advanced, os opcionais oferecidos pela montadora são oAudi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando característicasda direção, motor e módulos de controle do amortecimento; o Audi Side Assist – que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; o computador de bordo colorido; e o sistema Keyless-Go (que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave).

Os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen; e o sistema Keyless-Go, caso o cliente não peça o Pacote Advanced também podem ser solicitados como opcionais.

Informação e entretenimento

O sistema de informação e entretenimento, que também foi significativamente melhorado, inclui a unidade MMI (Multi Mídia Interface) Plus, com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor). A operação é intuitiva, por meio do botão MMI com joystick ou controle por voz integrado. O MMI Navigation Plus inclui uma tela em cores de 7 polegadas e de alta qualidade, com apresentação de mapas em 3D e disco rígido para músicas e dados de 20 GB.

O modelo vem ainda equipado, de série, com rádio Symphony, sistema Bluetooth e Audi Music Interface.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.