Autoracing Power Ranking GP de Cingapura e Geral de 2019

Autoracing Power Ranking

Este é Autoracing Power Ranking do GP de Cingapura de 2019 e do geral contando todas as corridas do ano. Na primeira tabela você verá as notas e as médias da nossa equipe referentes ao GP de Cingapura e na segunda tabela o ranking geral contando todos os GPs até aqui na temporada de 2019 da F1.

O critério para as notas são os erros e acertos de cada piloto nos treinos livres, na classificação para aquele GP e na corrida. Mas o mais importante é performance relativa ao nível do carro que ele tem e a seus adversários mais diretos, com os eventuais erros das equipes sendo descartados. E nesse GP de Cingapura algumas equipes erraram bastante…

A grande surpresa do GP de Cingapura foi a excelente performance da Ferrari. Numa pista onde todos a descartavam – até seus adversários -, a Scuderia mostrou um poder de recuperação poucas vezes visto num prazo tão curto. Era sabido que o ponto forte da Ferrari eram os circuitos de alta com grandes retas, que favoreciam sua UP melhor e sua aerodinâmica de baixo arrasto. Cingapura é o oposto disso. Não há grandes retas, mas sim muitas curvas de baixa e algumas de média, características que não a favoreciam.

Mas a Ferrari conseguiu colocar bastante downforce em seu carro aumentando pouco o arrasto, ou seja, o carro continuou ótimo de reta e melhorou muito em freada e contorno de curva. Isso possibilitou que Charles Leclerc desse uma grande volta no Q3 da classificação e marcasse sua terceira pole seguida, o que o tornou o piloto do grid com mais poles em 2019. Essa pole num circuito quase impossível de ultrapassar, seria muito importante, ainda mais que Hamilton tinha mostrado um ritmo de corrida quase 1 segundo melhor por volta e portanto, se ele tivesse feito na pole, seria muito, mas muito improvável que ele não vencesse a corrida

Mas na corrida, a estratégia errada da Mercedes e o undercut que a Ferrari proporcionou a Vettel, fez com que o piloto alemão pulasse de P3 para P1 após todas as trocas. E desta vez Vettel não cometeu nenhum erro e aproveitou bem para marcar sua primeira vitória no ano! Uma vitória que o colocou como P1 no Autoracing Power Ranking da Cingapura e o fez subir uma posição no Geral, aparecendo agora em P13.

Somente 6 pilotos mantiveram a posição no ranking geral, todos os outros 14 subiram ou desceram um pouco. Quem mais subiu foi Pierre Gasly, 2 posições. Quem mais desceu foi Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, também 2 posições cada um.

Abaixo o Power Ranking do GP de Cingapura:

Pos Piloto Adauto Fabio Bruno Leandro Eduardo Média
1 Sebastian Vettel 9 8,5 9 8 9 8,7
2 Charles Leclerc 9,5 8 8 7,5 9 8,4
3 Lando Norris 8,5 8 8 7 8,5 8
4 Pierre Gasly 8 7 8 7,5 8,5 7,8
5 Max Verstappen 8 7 8 7 8,5 7,7
6 Lewis Hamilton 9 7 7 6,5 8 7,5
7 Nico Hulkenberg 7 7 8 7 7,5 7,3
8 A. Giovinazzi 7.5 6,5 7 7 8 7,12
9 Alexander Albon 7,5 6 7 6,5 7,5 6,9
10 Carlos Sainz Jr. 7 6,5 7 6,5 7 6,8
11 Daniel Ricciardo 6,5 7,5 6 6 7 6,6
11 Kevin Magnussen 7 6 6 6,5 7,5 6,6
13 Valtteri Bottas 7 6,5 5 6 7 6,3
14 George Russell 6 6 7 6 6 6,2
15 Sergio Perez 6 6 6 6 6 6
16 Robert Kubica 6,5 6 5 6 6 5,9
17 Romain Grosjean 5,5 6 5 5 6 5,5
18 Lance Stroll 5 5,5 6 5 6 5,5
19 Daniil Kvyat 5 5,5 6 5 5 5,3
20 Kimi Raikkonen 5 4,5 5 5 6 5,1
GP Cingapura 6,5 7 7 7 6 6,7

Agora veja o Autoracing Power Ranking atualizado de 2019

Ranking  Piloto  Média atual  Variação
1 Lewis Hamilton 8,26 +0
2 Max Verstappen 8,21 +0
3 Charles Leclerc 7,74 +1
4 Carlos Sainz Jr. 7,73 -1
5 Alexander Albon 7,33 +0
6 Lando Norris 7,29 +1
7 Valtteri Bottas 7,13 +1
8 Daniil Kvyat 7,12 -2
9 George Russell 7,09 +0
10 Sergio Perez 6,83 +1
11 Kimi Raikkonen 6,83 -1
12 Nico Hulkenberg 6,81 +1
13 Sebastian Vettel 6,80 +1
14 Daniel Ricciardo 6,77 -2
15 Pierre Gasly 6,29 +2
16 Lance Stroll 6,22 -1
17 Kevin Magnussen 6,22 -1
18 Antonio Giovinazzi 6,14 +0
19 Romain Grosjean 5,76 +0
20 Robert Kubica 5,48 +0

Quem votou?
Adauto Silva: publicitário, jornalista, ex-kartista, ex-piloto amador, editor chefe do Autoracing e comentarista do Loucos.
Fabio Campos: jornalista especializado em automobilismo e comentarista do Loucos.
Bruno Aleixo: jornalista especializado em automobilismo e comentarista do Loucos.
Leandro Schmidt: jornalista especializado em automobilismo, vice-campeão mundial de simulador de F1, vencedor da única etapa do Trofeu Maserati que participou em Interlagos e colaborador do Autoracing.
Eduardo Behling: jornalista especializado em automobilismo e colaborador do Autoracing.

O logo do Autoracing Power Ranking é uma cortesia de Adriano Augusto, membro do Forum Autoracing.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.