A briga está mesmo em casa?

Hamilton vs Rosberg

Hamilton vs Rosberg

Por: Fernanda de Lima

No Canadá, a Mercedes não venceu mas por enquanto parece a única a convencer

Primeiro, mil desculpas por abandonar essa coluna por algumas semanas. Amo esse espaço, mas estou trabalhando mais que pneus Pirelli nesse período que antecede a Copa e provavelmente um pouquinho mais durante.

Depois do último GP eu até tinha começado a escrever, mas não tive tempo de finalizar. Mas o que eu ia dizendo é que eu achava que Mônaco iria aproximar os meros mortais da Mercedes. Doce ilusão. A diferença até diminuiu, mas não o suficiente para colocar o restante do grid no mesmo mundo em que andam Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Um mundo que anda conturbado, especialmente após o “probleminha” de Rosberg nos treinos classificatórios que impossibilitaram o então líder, Hamilton, de abocanhar a pole.

O que antes com Red Bull e mais ainda lá atrás com Ferrari, era hegemonia de um piloto só, agora é a hegemonia de uma equipe em que dois pilotos não estão dispostos a largar o osso (e por enquanto sem nenhuma interferência).

A briga é boa. Aparentemente é limpa. É a redenção do campeonato que poderia estar fadado a um campeão antes mesmo de sua conclusão. Se o primeiro adversário de um piloto é o seu próprio companheiro, Hamilton e Rosberg terão uma briga duríssima pela frente. Ambos enfrentam do outro lado, adversários perigosos, talentosos e sedentos por esse título que ao que tudo indica já está em casa. Acho que essa luta está mais equilibrada do que nunca, particularmente pelo amadurecimento de Hamilton, esse ano, um piloto muito mais confiável, centrado e cauteloso, na medida certa, do que em outras temporadas.

E olha… deixando minha clara preferência por Nico, fica muito difícil escolher o lado vencedor dessa história.

Lewis Carl Davidson Hamilton  Nico Erik Rosberg
7 de janeiro de 1985 27 de junho de 1985
136 GPs 154 GPs
26 vitórias 5 vitórias
59 pódios 18 pódios
35 pole positions 7 pole positions
Estreia – GP da Austrália 2007 Estreia – GP Bahrain 2006
Primeira vitória – GP Canadá 2007 Primeira vitória – GP China 2012

Aí o GP do Canadá aconteceu. E não mudei de opinião. A briga é cada vez mais acirrada e melhor de se assistir. No domingo, no final da contas, Nico conseguiu uma respeitável vantagem na liderança do campeonato, 140 contra 118 pontos de Hamilton, o que só melhora o cenário!

E os deuses queiram que essa briga que eu acreditava que estava em casa após Mônaco, se expanda um pouquinho, porque foi bem bacana ver o novato Daniel Ricciardo vencer o seu primeiro GP. Com 79 pontos, o australiano é terceiro colocado no campeonato e prova que o seu desempenho não é apenas sorte de principiante. Será a primeira de muitas como curiosamente, justamente ele, o ex-Red Bull Mark Webber, prevê? rs

Por falar em sorte… Quem sabe o que é o oposto disso é Felipe Massa. Há um longo tempo. Na primeira imagem do incidente com Sergio Perez achei que tivesse sido erro do brasileiro, depois… Não quero nem discutir o erro ou o acerto, mas talvez a violência com que se ataca o piloto fora das pistas mereça uma reflexão. Enfim, segue o jogo.

Ah! No país do futebol, tento iniciar meu afilhado por tabela nessa tal de F1…

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.