24 Horas de Le Mans 2018 – Toyota com Alonso/Buemi/Nakajima vence

Toyota nº 8

Enfim deu Toyota nas 24 Horas de Le Mans! Na 86ª edição da lendária corrida de Endurance, a fabricante japonesa esteve com seus dois carros na frente desde a largada, e foi premiada com uma dobradinha.

A vitória se deu com o carro nº 8, guiado por Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima. Foi a primeira participação do piloto espanhol de Fórmula 1 na corrida. A máquina nº 7, com Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway, chegou duas voltas atrás.

O carro nº 8 perdeu a liderança para o pole position nº 8 após a largada, mas se recuperou em seguida, terminando a primeira hora na frente. As posições se inverteram no final da segunda.

Ao término das horas 3 e 4, o bólido n 7 seguia na frente. Após uma relargada, na quinta hora, os poles voltaram à liderança, o que voltou a se inverter na sétima hora. Na décima, a diferença aumentou para dois minutos, em virtude de uma punição por velocidade excessiva nos boxes.

A partir de então, o carro nº 8 foi à caça. Nas mãos de Nakajima, passou pelo nº 7 após 26 minutos da 15ª hora. Na 21ª, uma rodada de Lopez aumentou ainda mais a diferença. Que já estava em 55s, quando mais um erro, desta vez de Kobayashi na 23ª hora, deu contornos definitivos à prova.

Com três abandonos na classe LMP1 logo no início, coube aos dois carros da Rebellion Racing brigarem entre si pelo terceiro lugar. Melhor para Mathias Beche, Gustavo Menezes e Thomas Laurent, que ficou 12 voltas atrás dos vencedores. A equipe de Bruno Senna cruzou em quarto lugar, afetada por punição.

Na classe LPM2, domínio da Oreca/G-Drive de Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne e Andrea Pizzitola. Eles chegaram duas voltas à frente do Alpine de Nicolas Lapierre, André Negrão e Pierre Thiriet, quinto no geral. A equipe de Felipe Nasr teve problemas e ficou em 13º na classe, 22º geral.

Na GTE Pro, vitória da Porsche de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor, que inclusive fez dobradinha. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, da Ganassi/Ford, em quarto. Pipo Derani foi sexto e Daniel Serra oitavo. Augusto Farfus abandonou com a BMW.

Na GTE Am, Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell venceram com a Dempsey-Proton Porsche. Ficaram quase dois minutos na frente da Ferrari.

O acidente que mais assustou se deu no início da 20ª hora. O estreante Paul di Resta acertou um muro de concreto, mas escapou sem ferimentos.

Classificação da prova:

Pos. Classe Carro Pilotos Voltas Dif.
1 LMP1 #8 Toyota Buemi, Nakajima, Alonso 388
2 LMP1 #7 Toyota Conway, Kobayashi, Lopez 386 + 2 voltas
3 LMP1 #3 Rebellion Laurent, Beche, Menezes 376 + 12 voltas
4 LMP1 #1 Rebellion Lotterer, Jani, Senna 375 + 13 voltas
5 LMP2 #26 Oreca Rusinov, Pizzitola, Vergne 369 + 19 voltas
6 LMP2 #36 Alpine Lapierre, Negrao, Thiriet 367 + 21 voltas
7 LMP2 #39 Oreca Capillaire, Hirschi, Gommendy 366 + 22 voltas
8 LMP2 #28 Oreca Perrodo, Vaxiviere, Duval 366 + 2.539s
9 LMP2 #32 Ligier De Sadeleer, Owen, Montoya 365 + 23 voltas
10 LMP2 #37 Oreca Jaafar, Jeffri, Tan 361 + 27 voltas
11 LMP2 #31 Oreca Gonzalez, Maldonado, Berthon 360 + 28 voltas
12 LMP2 #38 Oreca Tung, Richelmi, Aubry 356 + 32 voltas
13 LMP2 #29 Dallara Van Eerd, Van Der Garde, Lammers 356 + 27.097s
14 LMP2 #33 Ligier Cheng, Boulle, Nicolet 355 + 33 voltas
15 LMP2 #23 Ligier Buret, Canal, Stevens 352 + 36 voltas
16 LMP2 #35 Dallara Shaitar, Newey, Nato 345 + 43 voltas
17 GTE Pro #92 Porsche Christensen, Estre, Vanthoor 344 + 44 voltas
18 GTE Pro #91 Porsche Lietz, Bruni, Makowiecki 343 + 45 voltas
19 GTE Pro #68 Ford Hand, Muller, Bourdais 343 + 26.729s
20 GTE Pro #67 Ford Priaulx, Tincknell, Kanaan 343 + 1m59.292s
21 GTE Pro #63 Chevrolet Magnussen, Garcia, Rockenfeller 342 + 46 voltas
22 LMP2 #47 Dallara Lacorte, Sernagiotto, Nasr 342 + 4.645s
23 GTE Pro #52 Ferrari Vilander, Giovinazzi, Derani 341 + 47 voltas
24 GTE Pro #66 Ford Mucke, Pla, Johnson 340 + 48 voltas
25 GTE Pro #51 Ferrari Pier Guidi, Calado, Serra 339 + 49 voltas
26 GTE Pro #95 Aston Sorensen, Thiim, Turner 339 + 3m32.870s
27 GTE Pro #71 Ferrari Rigon, Bird, Molina 338 + 50 voltas
28 GTE Am #77 Porsche Campbell, Ried, Andlauer 335 + 53 voltas
29 GTE Am #54 Ferrari Flohr, Castellacci, Fisichella 335 + 1m39.044s
30 GTE Pro #93 Porsche Pilet, Tandy, Bamber 334 + 54 voltas
31 GTE Am #85 Ferrari Keating, Bleekemolen, Stolz 334 + 29.094s
32 GTE Am #99 Porsche Long, Pappas, Pumpelly 334 + 1m51.905s
33 GTE Am #84 Ferrari Griffin, Macneil, Segal 332 + 56 voltas
34 GTE Am #80 Porsche Babini, Nielsen, Maris 332 + 2.872s
35 LMP2 #50 Ligier Creed, Ricci, Dagoneau 332 + 4.753s
36 GTE Pro #81 BMW Tomczyk, Catsburg, Eng 332 + 23.627s
37 GTE Am #56 Porsche Bergmeister, Lindsey, Perfetti 332 + 37.026s
38 GTE Am #61 Ferrari Mok, Griffin, Sawa 332 + 2m32.499s
39 GTE Pro #97 Aston Lynn, Martin, Adam 327 + 61 voltas
40 GTE Am #70 Ferrari Ishikawa, Beretta, Cheever 324 + 64 voltas
41 GTE Pro #69 Ford Briscoe, Westbrook, Dixon 311 + 77 voltas
42 LMP1 #5 Ginetta Robertson, Simpson, Roussel 289 + 99 voltas
43 GTE Am #86 Porsche Wainwright, Barker, Davison 283 + 105 voltas
44 LMP2 #44 Ligier Bertolini, Jonsson, Krohn 334 + 54 voltas
45 LMP1 #11 BR Petrov, Aleshin, Button 315 Abandono
46 LMP2 #48 Oreca Lafargue, Chatin, Rojas 312 Abandono
47 GTE Am #90 Aston Yoluc, Hankey, Eastwood 304 Abandono
48 LMP2 #22 Ligier Hanson, Albuquerque, Di Resta 288 Abandono
49 GTE Pro #64 Chevrolet Gavin, Milner, Fassler 259 Abandono
50 LMP1 #10 BR Hedman, Hanley, Van Der Zande 244 Abandono
51 LMP2 #25 Ligier Patterson, De Jong, Kim 237 Abandono
52 GTE Am #88 Porsche Cairoli, Al Qubaisi, Roda 225 Abandono
53 GTE Pro #82 BMW Farfus, Felix Da Costa, Sims 223 Abandono
54 LMP2 #40 Oreca Allen, Gutierrez, Guibbert 197 Abandono
55 LMP2 #34 Ligier Taylor, Ledogar, Heinemeier-Hansson 195 Abandono
56 LMP1 #6 Ginetta Rowland, Brundle, Turvey 137 Abandono
57 LMP1 #17 BR Sarrazin, Orudzhev, Isaakyan 123 Abandono
58 GTE Pro #94 Porsche Dumas, Bernhard, Muller 92 Abandono
59 GTE Am #98 Aston Dalla Lana, Lamy, Lauda 92 Abandono
60 LMP1 #4 Enso Webb, Kraihamer, Dillmann 65 Abandono

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.