2015 será a 66ª temporada da Moto GP

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 às 11:45
motogp-leslie-graham-1949

Leslie Graham, o primeiro campeão em 1949

Contando com 65 anos de história, a MotoGP™ é o mais antigo Campeonato do Mundo de esportes a motor – o primeiro ano de competição foi em 1949.

A partir do início do século XX começaram a disputar-se Grandes Prêmios de motociclismo em vários países e em 1938 a predecessora da atual FIM, a FICM (Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes), anunciou um Campeonato da Europa. Contudo, o início da Segunda Guerra Mundial interrompeu a competição e só algum tempo após o final da guerra é que passou a haver combustível disponível para permitir a criação de uma verdadeira competição internacional.

Durante a década de 60 a indústria nipônica de motos começou a crescer e foi nesses anos que muitos dos atuais construtores da MotoGP™, como a Honda, Suzuki e Yamaha, conquistaram os primeiros centros no Campeonato do Mundo nas categorias de 125cc, 250cc e 500cc, anunciando-se ao mundo dos Grandes Prêmios. A Suzuki em particular gozou de grande sucesso na nova classe de 50cc introduzida em 1962.

Os anos 80 e 90 foram palco de corridas soberbas na categoria rainha, em particular com a forte luta entre Honda, Suzuki e Yamaha e com grandes batalhas entre estrelas americanas como Eddie Lawson, Randy Mamola, Freddie Spencer, Wayne Rainey e Kevin Schwantz. Enquanto isso, nas 125cc e nas 250cc marcas europeias como a Derbi, Garelli e, mais tarde, Aprilia lutavam pelas honras com os gigantes nipônicos.

Nos finais dos anos 90 a classe de 500cc foi dominada pelo herói da Honda e lenda da MotoGP™ Mick Doohan, que conquistou cinco títulos consecutivos antes de uma combinação de lesões ter levado o australiano a terminar a carreira prematuramente em 1999. O atual Campeão do Mundo de MotoGP™ é Marc Márquez, da Repsol Honda Team, que em 2013 conquistou o primeiro título na categoria rainha em sua temporada de estreia, batendo numerosos recordes pelo caminho.

O descrito acima é apenas um breve resumo de como as coisas evoluíram a partir dos anos 90 até os dias atuais nos campeonatos de Moto GP. Em virtude do sucesso da história deste campeonato, surgiram diversos aplicativos interessantes para aquelas pessoas que não podem acompanhar de perto as provas, mas podem ter ao alcance das mãos toda a adrenalina e emoção das corridas, apenas baixando os aplicativos no seu smartphone ou tablet. Isto surge na sequencia da grande importancia que os aplicativos e os próprios smartphones tem vindo a assumir nos dias que correm sobretudo devido a jogos online como os MMORPG’s ou jogos de cassino online como pôquer, roleta, slots ou blackjack que tem vindo a ser cada vez mais jogados e procurados e desde que os smartphones entraram em cena o interesse gerado a sua volta cresceu ainda mais.

Atualmente existem várias alternativas para todos aqueles que querem seguir a prova em praticamente qualquer lado não perdendo nada da prova rainha do motociclismo mundial.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.