Jump to content
Forum Autoracing
Filhão

Rubens Barrichello : bala de prata ou estaca no peito ?

Recommended Posts

O MELHOR RESULTADO DO ANO!

Jenson faz uma prova excepcional na China.

Imagem do IPB

07.10.07 Jenson Button reafirmou sua condição de um dos maiores expoentes da Fórmula 1 em pista molhada, levando seu RA107 a receber a bandeira quadriculada em quinto lugar no Grande Prêmio da China. Ele aumentou a pontuação da Honda Racing F1 Team no campeonato em quatro pontos cruciais, no melhor desempenho da equipe na temporada. Rubens Barrichello, por outro lado, teve uma corrida difícil, terminando na 15ª posição.

O clima estava quente e úmido no início das 56 voltas da corrida no Circuito Internacional de Xangai. Ambos os pilotos iniciaram a prova com os pneus Bridgestone Potenza intermediários, e Jenson perdeu uma posição logo após a largada, fechando a primeira volta no 11º lugar. Ele passou as 23 voltas seguintes em posições intermediárias, até fazer sua primeira parada nos boxes, na volta 24, sendo um dos primeiros pilotos a colocar pneus de pista seca.

Nas 18 voltas seguintes Jenson escalou o pelotão, marcando repetidamente a volta mais rápida da prova. Ele encontrou imediatamente a aderência que lhe permitiu chegar até a quarta posição no momento de seu segundo e último pitstop, na volta 42. Ele voltou à prova em sexto e, quando Fisichella fez sua parada, avançou para quinto, posição em que terminou a corrida.

A corrida de Rubens ficou comprometida na segunda volta, quando ele estava no 15º lugar. Ele teve um toque com Davidson na freada da curva um, caindo para as últimas posições.

Na volta 25 ele fez sua primeira parada e colocou pneus de seco, mas tomou a decisão de voltar aos boxes para pneus intermediários na volta seguinte, quando começou a chover novamente. Só que a chuva foi rápida e ele ficou com o tipo errado de pneus para uma pista que secava rapidamente. Ele fez uma terceira parada na volta 31, cruzando a linha de chegada em 15º lugar.

A Honda Racing F1 Team tem agora um intervalo de duas semanas antes de ir para o Brasil, para a corrida de encerramento do campeonato, dia 21 de outubro.

JENSON BUTTON

"Foi uma corrida fantástica hoje e estou muito feliz de ter conseguido quatro pontos, no nosso melhor resultado da temporada. Eu tive dificuldades no início da corrida, porque o carro não estava trabalhando bem na pista molhada e eu não tinha aderência, por isso acabei perdendo posições. Quando a pista secou decidimos fazer uma parada, colocando pneus para pista seca macios e pouco combustível. A partir daí eu comecei a marcar a volta mais rápida da corrida várias vezes, o que foi uma grande sensação. Foi uma corrida gostosa, com muitas ultrapassagens e carros andando juntos. Foi muito gratificante terminar com uns bons pontos hoje."

RUBENS BARRICHELLO

"Infelizmente tomamos uma decisão errada hoje e ela comprometeu a possibilidade de uma boa corrida. Quando a chuva começou depois da minha primeira parada, achei que a pista continuaria molhada pelo resto da corrida e troquei para pneus intermediários novamente. Só que essa escolha se mostrou errada poucas voltas depois. Foi um fim decepcionante para o final de semana, mas agora já estou na expectativa de meu Grande Prêmio em casa, no Brasil, daqui a duas semanas." :positivo1:

JACKY EECKELAERT – diretor de engenharia

"Duas corridas com chuva em sete dias tornaram as provas na Ásia um desafio emocionante. Desta vez as condições da pista estavam boas o suficiente para pneus intermediários, e apenas uma equipe optou pelos pneus de chuva forte, que claramente não eram adequados às condições. No início da corrida nossos carros tiveram dificuldade de manter o ritmo daqueles que largaram em posições próximas, já que estávamos carregando bastante combustível. Depois que todo mundo trocou para pneus de pista seca, começou a chover novamente e o Rubens optou por colocar os intermediários. Foi uma aposta de risco e a chuva já parou duas voltas depois. Por isso o Rubens teve de fazer um pitstop extra, que acabou com suas esperanças de terminar na zona de pontuação :shock:. O Jenson também teve de fazer sua parada antes do planejado, porque a pista estava seca demais para pneus intermediários, e isso fez com que não pudéssemos aproveitar a estratégia que tínhamos planejado, de apenas uma parada. Mas depois de perder posições na primeira parte da corrida, com um carro pesado, ele fez uma corrida excelente, terminando em uma ótima quinta posição. É uma boa sensação para o time mercar pontos de novo."

Imagem do IPB

Coluna do Rubens

09/10/2007

Imagem do IPB

Direto do Oriente

Ola pessoal,

Hoje na minha coluna nao farei o meu relato de sempre contando como foi o final de semana da corrida, mas farei um desabafo.

As pessoas podem ate pensar que ja passou o tempo do Rubinho, nem na chuva ele anda mais! Isso nao eh verdade!.

O carro eh ruim, nao anda e isso nos ja sabemos. Devido a esse fato, temos que fazer estrategias mais ousadas.

Na China por exemplo, o final de semana inteiro foi falado que o tal do tufao chegaria ate Shanghai trazendo muita chuva no domingo.

Pois bem, largamos com a pista molhada e com a certeza de que a chuva apertaria mais para a frente. Tive um toque com o Davidson no inicio da prova que me jogou para o ultimo lugar.

A recuperacao foi boa e em comparacao ao Button por exemplo, cheguei a virar mais rapido mais de meio segundo por volta e dos 20 segundos que eu fiquei para tras dele, quando ele parou no box eu ja estava so 6 segundos atras.

Dai eh que eu tomei a descisao errada: eu tinha gasolina para 33 voltas, porem com a pista secando o time me chamou para o box na volta 24, isso porque com a pista secando o time tem muito mais visao se tem alguem de pneus secos andando mais rapido.

Na volta em que sai do box comecou a chover e agora veja se voce nao concorda comigo: o final de semana inteiro falaram na danada da chuva e mesmo na largada continuaram falando que a chuva apertaria durante a prova, isso posto nao pensei duas vezes avisei o box que estava entrando novamente para os pneus de chuva.

Como na outra parada eles ja haviam enchido o tanque entao seria uma parada bem rapida e como quando sai do box e vi varias rodadas na minha frente eu so pensava que eu tinha tomado a decisao certa, so que a tal da chuva durou apenas duas voltas e eu tive que voltar para mais uma troca de pneu.

Foi realmente frustante, mas agora me diga, no meu lugar com todo o fusue em torno da chuva voce nao faria a mesma coisa????

O que importa eh que estou dando tudo de mim e que eh sim desgastante nao marcar pontos, mas faz parte...

Estou dormindo muito bem e cheio de vontade para correr aqui no Brasil.

Espero por voce la em Interlagos!

Um abraco forte,

Rubens Barrichello

Depois de milhares de adversidades ele está em quinto. Tanto é que antes de parar no pit stop ele andava mais que o Button, sinceramente acho que o Button não fez nada demais, o que ele fez foi segurar mais tempo os caras atrás dele, porque quando TODO mundo passava o Kovalainen ele memso não conseguia, e quando o Kovalainen foi pra cima dele, depois do pit stop, passou fácil.

Que o carro da Honda é indiscutivelmente HORRIVEL, ele é, que o Rubens errou, também é indiscutível.

Depois de milhares de adversidades ele está em quinto. Tanto é que antes de parar no pit stop ele andava mais que o Button, sinceramente acho que o Button não fez nada demais, o que ele fez foi segurar mais tempo os caras atrás dele, porque quando TODO mundo passava o Kovalainen ele memso não conseguia, e quando o Kovalainen foi pra cima dele, depois do pit stop, passou fácil.

Que o carro da Honda é indiscutivelmente HORRIVEL, ele é, que o Rubens errou, também é indiscutível.

Button nada fez? Simplesmente fez voltas mais rápidas da corrida seguidamente com uma Honda.... :whistling:

"jensun bãtun volta mais rápida mais uma vez" galvão cansou de falar até...

Eu num gostei da corrida do Webber ... ele trocou na hora certa e tinha andamento pra disputar a ponta da corrida e cagou q nem o Rubinho q ao invés de manter os pneus... trocou de volta para o intermediário. :down:

O Button aguentou e acelerou sempre... mostrou q voltou a estar motivado e que merece um carro melhor. :zamigos:

Ver o que o Vettel ta fazendo neste fim de temporada... o proprio Sutil e o Kovalainen... e nego ainda querendo manter DC, Fisichella e Barrichello na categoria? Faz favor.. abram espaço pra Nelsinho, Di Grassi, Carrol e outros jovens talentos.

Button nada fez? Simplesmente fez voltas mais rápidas da corrida seguidamente com uma Honda.... :whistling:

"jensun bãtun volta mais rápida mais uma vez" galvão cansou de falar até...

O Button aguentou e acelerou sempre... mostrou q voltou a estar motivado e que merece um carro melhor. :zamigos:

Quem acompanha a trajetória do nosso herói não vê nenhuma surpresa no desempenho do Jason : todos que tiveram o privilégio de compartilhar a equipe com ele se tornaram melhores - teve um que até voltou a ser campeão :shock: .

Aliás, esta é uma das causas da sua longevidade no ambiente mais competitivo do automobilismo, e foi uma das razões que deixaram a Honda enlouquecida para tirá-lo da Ferrari.

Os managers chamam esta capacidade de sinergia :positivo1:

Quem acompanha a trajetória do nosso herói não vê nenhuma surpresa no desempenho do Jason : todos que tiveram o privilégio de compartilhar a equipe com ele se tornaram melhores - teve um que até voltou a ser campeão :shock: .

Barrichello, piloto altruísta. :risadinha::risadinha:

Eh muita vontade de ser p-e-r-d-e-d-o-r mesmo....

Aliás, esta é uma das causas da sua longevidade no ambiente mais competitivo do automobilismo, e foi uma das razões que deixaram a Honda enlouquecida para tirá-lo da Ferrari.

Os managers chamam esta capacidade de sinergia :positivo1:

Realmente não há limites para a criatividade humana.... :risada1: