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Ricardo Nogueira

FIA metendo o PÉ NA JANTA do Hamilton

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On 10/8/2020 at 7:36 PM, Piloto P said:

Sim....

1) Sobre Schumacher x Hamilton:

Schumacher teve um diferencial que Hamilton não teve: contrato de 1o piloto e ele ainda podia escolher o companheiros de equipe. Ele nunca deixaria ter um Alonso, um Button ou um Rosberg correr nas suas equipes, mas Hamilton teve adversários desse nível.

Fora isso a Ferrari jamais deixou Schumacher competir contra seus companheiros da equipe, enquanto Hamilton teve que lutar em igualdade de condições dentro das suas equipes contra excelentes pilotos pra cima. Esse fato faz toda a diferença.

 

2) Sobre o domínio da Ferrari (2000 a 2004):

Montoya, Ralf, Hakkinen e Coulthard fizeram várias poles nesse período, mas o carro da Ferrari era o melhor e mais CONFIÁVE, e isso fazia diferença mesmo sem fazer tantas poles, as vitórias iam na maioria das vezes para o Schumacher por todo o talento que ele tinha.

2000: Schumacher 1 quebra x 3 quebras Hakkinen

2001: Schumacher 2 quebra x 4 quebras Coulthard (Hakkinen teve 8 quebras!!!!)

2002: Schumacher ZERO quebra x 4 quebras Rubinho (e ainda teve que ceder carro e vitória para ele)

2003: Schumacher ZERO quebra x 1 quebra Kimi (Montoya teve 2 quebras, que lhe tiraram o caneco)

2004: Schumacher e Rubinho ZERO quebras

 

3) Sobre o domínio da Mercedes:

Mercedes sempre foi o mais rápido em TREINOS (fora 2018), mas em algumas CORRIDAS a diferença encurtava e muitas vezes RBR e Ferrari estavam melhores por desgastar menos os pneus e ter melhor ritmo de corrida. Segue minha estimativa analisando CORRIDAS por temporada:

Mercedes 2014 era 0,9s mais rápida

Mercedes 2015 era 0,6s mais rápida

Mercedes 2016 era 0,8s mais rápida

Mercedes 2017 era 0,1s mais rápida

Mercedes 2018 era igual a Ferrari 2018 (EMPATE), sendo que a Ferrari tinha menor desgaste de pneus, por isso foi ligeiramente melhor.

Mercedes 2019 era 0,1s mais rápida (nesse ano a Mercedes resolveu os problemas de consumo de pneus, e foi melhor nas corridas)

 

CONCLUSÃO: Schumacher teve pouca concorrência e teve carros mais confiáveis do seu tempo, mesmo que nem todos fossem tão rápidos. Hamilton teve carros muito rápidos, mas teve mais concorrência e teve problemas de quebras em 2014 e 2016.

PP

 

No tempo de dominio da Ferrari, pelo menos ainda tentaram umas regras anti-Schumacher, e ainda tinha pneus diferentes para embaralhar as coisas.

Por, exemplo, em 2003 foi bem equilibrado.

Em 2005 Schumacher não teve a menor chance, pois os pneus Michelin eram muito melhores.

Agora nesse dominio da Mercedes, Hamilton pegou a maior mamata de todos os tempos.

Já começou em 2014 pegando um canhão de motor com 80 cavalos de vantagem.

E não teve mudança drástica de regulamento e vão deixar até 2021. 8 anos na mamata.

Com 8 anos de mamata sem mudar o regulamento, até o Vettel com aquele carrao da Red Bull e com o Webber de companheiro seria octacampeão.

 

Vê ai quantas vitórias Hamilton teve antes de chegar na Mercedes. Schumacher foi muito mais brilhante com carros inferiores.

 

Pesquisa ai na Internet: pilotos campeões com carros bem inferiores da Globo e vai ver Schumacher lá em 1995. Hamilton não está lá.

Aliás, em 1995 pode ter sido a melhor performance de um piloto em todos os tempos. Foi o homem ganhando da máquina.Teve até vitória largando lá de trás, e ganhando com pneus de pista seca na chuva!

Os melhores não são aqueles que ganham mais com carros superiores (isso é obrigação), os melhores são aqueles que mais venceram com carros nitidamente inferiores.

E aí os maiores destaques são Senna e Schumacher. 

Nesse aspecto, até o Verstappen está na frente do Hamilton.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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11 hours ago, Tonyander said:

 

No tempo de dominio da Ferrari, pelo menos ainda tentaram umas regras anti-Schumacher, e ainda tinha pneus diferentes para embaralhar as coisas.

Por, exemplo, em 2003 foi bem equilibrado.

Em 2005 Schumacher não teve a menor chance, pois os pneus Michelin eram muito melhores.

Agora nesse dominio da Mercedes, Hamilton pegou a maior mamata de todos os tempos.

Já começou em 2014 pegando um canhão de motor com 80 cavalos de vantagem.

E não teve mudança drástica de regulamento e vão deixar até 2021. 8 anos na mamata.

Com 8 anos de mamata sem mudar o regulamento, até o Vettel com aquele carrao da Red Bull e com o Webber de companheiro seria octacampeão.

 

Vê ai quantas vitórias Hamilton teve antes de chegar na Mercedes. Schumacher foi muito mais brilhante com carros inferiores.

 

Pesquisa ai na Internet: pilotos campeões com carros bem inferiores da Globo e vai ver Schumacher lá em 1995. Hamilton não está lá.

Aliás, em 1995 pode ter sido a melhor performance de um piloto em todos os tempos. Foi o homem ganhando da máquina.Teve até vitória largando lá de trás, e ganhando com pneus de pista seca na chuva!

Os melhores não são aqueles que ganham mais com carros superiores (isso é obrigação), os melhores são aqueles que mais venceram com carros nitidamente inferiores.

E aí os maiores destaques são Senna e Schumacher. 

Nesse aspecto, até o Verstappen está na frente do Hamilton.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ta chorando ainda ?  Chola mais kkkkkkkkkk

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Na época do Schumacher tinha o Bernie que sempre interferia nas mudanças de regras (Foi ele quem criou o sistema de pontuação "anti-schumacher" de 2003), sempre que tinha um piloto ou uma equipe que dominava por dois anos consecutivos ele ja mexia os pauzinhos pra mudar as regras e deixar a categoria mais equilibrada. A influência dele sobre tudo na F1 era GIGANTESCA.

Acontece que ele não manda mais,  e a atual administração da F1 não pensa da mesma forma e é por isso que não se viu nenhuma interferência nas regras na atual dominância da Mercedes. E eu não duvido que mesmo com a mudança do regulamento em 2022 a Mercedes continue sendo o melhor carro.

Não é culpa da Mercedes que ela não tem adversários á altura, estão na deles fazendo o seu trabalho (muito bem por sinal), a culpa é da incompetência principalmente de Ferrari e Red Bull que têm orçamento pra fazer um carrão e têm comido poeira desde 2014.

 

 

 

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4 hours ago, OutLaw said:

Na época do Schumacher tinha o Bernie que sempre interferia nas mudanças de regras (Foi ele quem criou o sistema de pontuação "anti-schumacher" de 2003), sempre que tinha um piloto ou uma equipe que dominava por dois anos consecutivos ele ja mexia os pauzinhos pra mudar as regras e deixar a categoria mais equilibrada. A influência dele sobre tudo na F1 era GIGANTESCA.

Muito bem lembrado.

Ferrari tinha o melhor carro, e Schumacher um contrato de 1o piloto, ou seja, era o campeonato de cartas marcadas, sem competição pelo título. Rubinho até andou perto do Alemão em 2002 e 2003, mas a Ferrari fez de tudo para dar o título ao Alemão. Já cansei de postar isso aqui!!!

Bernie Ecclestone teve que mudar o regulamento de 2003 e 2005, para poder voltar a competitividade, sempre depois de anos DOMINANTES da Ferrari (2002 e 2004). Isso jamais aconteceu no domínio da Mercedes.

PP

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Se nao teve mudanca de regra durante o dominio da Mercedes, o que aconteceu de 2016 pra 2017? Carros exatamente iguais ne? Haja paciencia.

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On 10/8/2020 at 7:36 PM, Piloto P said:

Sim....

1) Sobre Schumacher x Hamilton:

Schumacher teve um diferencial que Hamilton não teve: contrato de 1o piloto e ele ainda podia escolher o companheiros de equipe. Ele nunca deixaria ter um Alonso, um Button ou um Rosberg correr nas suas equipes, mas Hamilton teve adversários desse nível.

Fora isso a Ferrari jamais deixou Schumacher competir contra seus companheiros da equipe, enquanto Hamilton teve que lutar em igualdade de condições dentro das suas equipes contra excelentes pilotos pra cima. Esse fato faz toda a diferença.

 

2) Sobre o domínio da Ferrari (2000 a 2004):

Montoya, Ralf, Hakkinen e Coulthard fizeram várias poles nesse período, mas o carro da Ferrari era o melhor e mais CONFIÁVE, e isso fazia diferença mesmo sem fazer tantas poles, as vitórias iam na maioria das vezes para o Schumacher por todo o talento que ele tinha.

2000: Schumacher 1 quebra x 3 quebras Hakkinen

2001: Schumacher 2 quebra x 4 quebras Coulthard (Hakkinen teve 8 quebras!!!!)

2002: Schumacher ZERO quebra x 4 quebras Rubinho (e ainda teve que ceder carro e vitória para ele)

2003: Schumacher ZERO quebra x 1 quebra Kimi (Montoya teve 2 quebras, que lhe tiraram o caneco)

2004: Schumacher e Rubinho ZERO quebras

 

3) Sobre o domínio da Mercedes:

Mercedes sempre foi o mais rápido em TREINOS (fora 2018), mas em algumas CORRIDAS a diferença encurtava e muitas vezes RBR e Ferrari estavam melhores por desgastar menos os pneus e ter melhor ritmo de corrida. Segue minha estimativa analisando CORRIDAS por temporada:

Mercedes 2014 era 0,9s mais rápida

Mercedes 2015 era 0,6s mais rápida

Mercedes 2016 era 0,8s mais rápida

Mercedes 2017 era 0,1s mais rápida

Mercedes 2018 era igual a Ferrari 2018 (EMPATE), sendo que a Ferrari tinha menor desgaste de pneus, por isso foi ligeiramente melhor.

Mercedes 2019 era 0,1s mais rápida (nesse ano a Mercedes resolveu os problemas de consumo de pneus, e foi melhor nas corridas)

 

CONCLUSÃO: Schumacher teve pouca concorrência e teve carros mais confiáveis do seu tempo, mesmo que nem todos fossem tão rápidos. Hamilton teve carros muito rápidos, mas teve mais concorrência e teve problemas de quebras em 2014 e 2016.

PP

 

 

 

 

Lembrando também que quando Schumacher chegou na Ferrari em 1996, chegou em uma tremenda desvantagem para a Williams. 

 

Ano após ano teve que ir ajudando a equipe a ir tirando a diferença para a Williams até 1997. 

 

Já em 1998 a Mclaren fez um carrão. 

 

Então, Schumacher teve que ralar por muitos anos até que a Ferrari se tornasse dominante.

 

Já Hamilton, não.  Com a mudança drástica no regulamento em 2014, Hamilton já pegou um carro de outro planeta com 80 cavalos a mais que a concorrência.. Tudo na mãozinha. Assim é mole.

 

No início da carreira também total vantagem para o ingês. Enquanto Schumacher desde 1991 tinha que enfrentar as Williams de outro planeta até 1993, o inicio da carreira de Hamilton já deram carro pra ele em condições de disputar o título.

 

Só não vê quem não quer que Hamilton teve muito mais facilidades na carreira que Schumacher.

 

 

 

 

 

 

 

 

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8 hours ago, knOx said:

Se nao teve mudanca de regra durante o dominio da Mercedes, o que aconteceu de 2016 pra 2017? Carros exatamente iguais ne? Haja paciencia.

Em 2017, o regulamento mudou na dimensão dos pneus e nas dimensões das asas. Essas mudanças afetaram pouco a Mercedes.

Em 2003 e 2005, Bernie Ecclestone estava na FIA, as mudanças foram no "calcanhar de Aquiles" da Ferrari.

Em 2003, proibido motor de treino, proibição de abastecer e de mexer no carro de Sábado para Domingo, proibição da telemetria box-carro.

Em 2005, proibido trocar pneus, a Bridgestone apanhou o ano todo da Michelin.

PP

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On 10/11/2020 at 11:07 AM, Tonyander said:

 

Já começou em 2014 pegando um canhão de motor com 80 cavalos de vantagem.

Os melhores não são aqueles que ganham mais com carros superiores (isso é obrigação), os melhores são aqueles que mais venceram com carros nitidamente inferiores.

E aí os maiores destaques são Senna e Schumacher. 

Nesse aspecto, até o Verstappen está na frente do Hamilton.

Hamilton chegou na Mercedes em 2013 e não em 2014. Ele fez um trabalho muito melhor que o Schumacher fez em 2010, 2011 e 2012. Tá certo que Schumacher estava velho (concordo!), mas o fato dele andar na frente do Rosberg, mostra o valor do Hamilton.

Em 2007 e 2008, na minha modesta opinião, estava equilibrado entre McLaren e Ferrari, mas a Ferrari foi ligeiramente melhor. Em 2018, a Ferrari foi o melhor carro, mas Hamilton se superou nesse ano, e ganhou no "braço". Por isso ele merece estar no nível do Schumacher.

PP

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3 hours ago, Piloto P said:

Em 2017, o regulamento mudou na dimensão dos pneus e nas dimensões das asas. Essas mudanças afetaram pouco a Mercedes.

Em 2003 e 2005, Bernie Ecclestone estava na FIA, as mudanças foram no "calcanhar de Aquiles" da Ferrari.

Em 2003, proibido motor de treino, proibição de abastecer e de mexer no carro de Sábado para Domingo, proibição da telemetria box-carro.

Em 2005, proibido trocar pneus, a Bridgestone apanhou o ano todo da Michelin.

PP

Se afetou pouco a Mercedes eh porque a Mercedes foi eficiente em se adaptar. Se voce acha que as mudancas de 2017 foram pequenas, ai sinceramente nao da nem pra debater.

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9 hours ago, Piloto P said:

Hamilton chegou na Mercedes em 2013 e não em 2014. Ele fez um trabalho muito melhor que o Schumacher fez em 2010, 2011 e 2012. Tá certo que Schumacher estava velho (concordo!), mas o fato dele andar na frente do Rosberg, mostra o valor do Hamilton.

Em 2007 e 2008, na minha modesta opinião, estava equilibrado entre McLaren e Ferrari, mas a Ferrari foi ligeiramente melhor. Em 2018, a Ferrari foi o melhor carro, mas Hamilton se superou nesse ano, e ganhou no "braço". Por isso ele merece estar no nível do Schumacher.

PP

 

Chegou em 2013 e o que ele fez? Terminou em quarto no campeonato.

 

Só começou a ser dominante quando mudaram drasticamente o regulamento para 2014 e  a Mercedes deu na mãozinha pra ele um carro de outro planeta e motor com 80 cavalos a mais que a concorrência. Assim é mole.

 

 

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9 hours ago, knOx said:

Se afetou pouco a Mercedes eh porque a Mercedes foi eficiente em se adaptar. Se voce acha que as mudancas de 2017 foram pequenas, ai sinceramente nao da nem pra debater.

KnOx, entenda meu ponto de vista: as mudanças de 2003 e 2005 foram claramente mais impactantes que as mudanças de 2017.

Em 2002, todo mundo viu que Schumacher copiava os acertos do Rubinho, exigia o carro do Rubinho para correr. Simplesmente a Ferrari "matou" o campeonato de 2002  quando fez essas coisas, eu já cansei de postar aqui.... O regulamento mudou em 2003 justamente para não permitir mais isso. Foi estabelecido um motor para cada fim de semana e foi proibido mexer no carro de sábado para domingo, isso impediu qualquer "jogada suja" dentro da Ferrari, apesar da Ferrari continuar privilegiando o Schumacher.

Em 2004, Schumacher ganhou 13 corridas, algumas utilizando 3 ou 4 paradas de box. O que a FIA fez para 2005? Mudou o regulamento dos pneus para não permitir trocar pneus durante a corrida. Isso mudou a durabilidade dos pneus para 2005, e MATOU com as táticas vencedoras que Ross Brawn fazia ao Schumacher, e a velocidade alucinante do Alemão em corridas.

PP

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3 hours ago, Tonyander said:

 

Chegou em 2013 e o que ele fez? Terminou em quarto no campeonato.

Rosberg x Schumacher 2012

 Largadas: 12x8 (0,3s Rosberg)

Chegadas: 10x10

Pontos: 93 x 49 (quase o dobro!!)

Poles: 1x0

Vitórias: 1x0

Pódios: 2x1

 

Hamilton x Rosberg 2013

Largadas: 11x8 (0,2 Hamilton)

Chegadas: 10x9

Pontos: 189 x 171

Poles: 5x3

Vitórias: 1x2

Pódios: 5x4

Tudo indica que Hamilton x Schumacher na Mercedes, Hamilton ganharia fácil do Alemão.

3 hours ago, Tonyander said:

 

Só começou a ser dominante quando mudaram drasticamente o regulamento para 2014 e  a Mercedes deu na mãozinha pra ele um carro de outro planeta e motor com 80 cavalos a mais que a concorrência. Assim é mole.

Aí é que você se engana....

Hamilton teve SUPER CARROS, concordo, mas não teve moleza, pois  ele disputou de igual para igual com o Rosberg, que era um excelente piloto e tinha derrotado Schumacher nos anos anteriores. Não teve a mamata "Rubens, let Michael win for championship", nem a mamata de ter melhor equipamento dentro da equipe.

PP

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1 hour ago, Piloto P said:

Rosberg x Schumacher 2012

 Largadas: 12x8 (0,3s Rosberg)

Chegadas: 10x10

 

Pontos: 93 x 49 (quase o dobro!!)

Poles: 1x0

Vitórias: 1x0

Pódios: 2x1

 

Hamilton x Rosberg 2013

Largadas: 11x8 (0,2 Hamilton)

Chegadas: 10x9

 

Pontos: 189 x 171

Poles: 5x3

Vitórias: 1x2

Pódios: 5x4

Tudo indica que Hamilton x Schumacher na Mercedes, Hamilton ganharia fácil do Alemão.

Aí é que você se engana....

Hamilton teve SUPER CARROS, concordo, mas não teve moleza, pois  ele disputou de igual para igual com o Rosberg, que era um excelente piloto e tinha derrotado Schumacher nos anos anteriores. Não teve a mamata "Rubens, let Michael win for championship", nem a mamata de ter melhor equipamento dentro da equipe.

PP

 

Aí foi um Schumacher com 43 anos.

Teriamos que ver como Hamilton se sairia com 43 anos contra um piloto de ponta para a comparação ser justa.

Foi um ano em que Schumacher teve muitos abandonos, o que explica em parte a diferença tão grande de pontos.

E mesmo assim, pelo que vi em 2012,  Schumacher com 43 anos nas chegadas em que ambos completaram, ganhou do Rosberg!

Schumacher 6x 4 Rosberg

Uma evidência de que se estivesse no auge, o Rosberg não teria a menor chance.

 

 

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6 hours ago, Tonyander said:

 

Aí foi um Schumacher com 43 anos.

Teriamos que ver como Hamilton se sairia com 43 anos contra um piloto de ponta para a comparação ser justa.

Foi um ano em que Schumacher teve muitos abandonos, o que explica em parte a diferença tão grande de pontos.

E mesmo assim, pelo que vi em 2012,  Schumacher com 43 anos nas chegadas em que ambos completaram, ganhou do Rosberg!

Schumacher 6x 4 Rosberg

Uma evidência de que se estivesse no auge, o Rosberg não teria a menor chance.

 

 

Ao meu ver o Rosberg é tão bom quanto o Barrichello. Não diminuindo nenhum dos dois.

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54 minutes ago, miane said:

Ao meu ver o Rosberg é tão bom quanto o Barrichello. Não diminuindo nenhum dos dois.

Acho o Rosberg melhor que o Rubens, não apenas pelo título que possui, mas contra quem lutou e venceu. Outra, o Rosberg nunca aceitou a condição de segundo piloto, algo que o Barrichello aceitou (reclamava, mas nada fez para mudar).

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