Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Ricardo Nogueira

FIA metendo o PÉ NA JANTA do Hamilton

Recommended Posts

Dava aperto de vez em quando, não era algo constante. Massa andava próximo ao Cepacol quando os dois foram team mates em 2006 inclusive ganhando duas corridas AO  MESMO TEMPO que Schumacher disputava o titulo, e não só depois de o Vigarista já ter garantido o caneco como foi com o Rubens em 2002 e 2004.

O desempenho do Barrichello em 2003 tem explicação dada pelo próprio Rubens no Youtube:  o Queixada, acomodado por ter ganho os últimos 3 campeonatos, praticamente IGNOROU os testes pré-temporada de 2003 , deixando tudo nas costas do Rubens, que com isso conseguiu moldar o carro ao seu estilo, bem diferente do estilo de Schumacher, e por isso o xucrute teve dificuldades no começo do ano e , com o carro mais ao seu estilo de guiar o Testa  acabou indo muito bem e sendo superior ao Schumacher em algumas corridas, e de fato este foi o melhor ano do Rubens na F1.

Rubens era excelente na chuva e no acerto, mas pecava muito em ritmo e constância de corrida no seco, numa época que andar bem era até mais facil, pois os pneus duravam muito mais o que possibilitava o piloto a andar rápido na pista por bem mais voltas.

Boto o Rubens no mesmo nível de Berger, Hill, Alesi, Coulthard, Fisichella e vários outros daquela geração meia-boca dos anos 90, que de piloto fora-de-série mesmo só teve o Schumacher.

E o Massa pré-molada era um ÓTIMO PILOTO, que chegou muito mais perto de ser campeão mundial do que Rubens.

On 10/4/2020 at 1:30 PM, knOx said:

Só tendo muita má vontade com o Rubens para chamá-lo de apenas "bom piloto". Ele dava aperto em um cara tido por muitos como o melhor/maior de todos os tempos. Não tem como um piloto desses ser apenas "bom piloto".

Mais ou menos....

Se ele fosse tudo isso que as pessoas acham que ele foi, ele teria sido vice campeão nos 5 títulos do Schumacher, mesmo com as sacanagens da Ferrari. Ele só andou perto do Alemão em 2002 e 2003, isso é muito pouco. Nos outros anos (2000, 2001, 2004 e 2005) ficou na poeira....

Depois que tomou do Button em 2006, 2007 e 2009, eu tive que rever meus conceitos sobre o Rubinho.

Rubinho = Alesi= Berger= Patrese= Fisichella= Irvine= Ralf= Frentzen= Massa, bons pilotos.

PP

• Like 1

Stewart: Recordes não tornam Hamilton o melhor da história

https://www.autoracing.com.br/f1-stewart-recordes-nao-tornam-hamilton-o-melhor-da-historia/

"O tricampeão mundial Jackie Stewart diz que os recordes de Lewis Hamilton não o tornam necessariamente o melhor piloto na história da Fórmula 1.

Hamilton está prestes a igualar o recorde de 91 vitórias e sete títulos de Michael Schumacher neste ano. Entretanto, Stewart afirmou que é difícil comparar o sucesso de Hamilton aos campeões de sua época."

“Eu não creio que você pode levar em conta esse nível de sucesso simplesmente porque hoje há 20, 22 corridas, enquanto antigamente, quando Juan Manuel Fangio corria, por exemplo, havia seis, oito ou nove corridas por ano na F1”, disse Stewart no podcast The Fast Lane.

“Eles pilotavam protótipos, carros GT, etc. No campeonato mundial atual, Lewis Hamilton ou qualquer outro dos principais pilotos de hoje fazem 21 ou 22 corridas, mas só na F1. Sem carros de turismo, GT, Indy, Can-Am. Portanto, você realmente não pode comparar”.

Segundo Stewart, a superioridade da Mercedes de Hamilton “não é boa para a categoria” e também dificulta a comparação de seu sucesso com o de campeões do passado.

“Não se engane, Lewis pilota extremamente bem, não estou diminuindo a capacidade dele de maneira nenhuma, mas não é a mesma coisa. Lewis tomou uma decisão muito boa quando saiu da McLaren naquele momento e foi para a Mercedes. E eu tiro o meu chapéu para ele por tomar aquela decisão. Porém, francamente, o carro e o motor são tão superiores agora que é quase injusto com o resto do pelotão”."

“Entretanto, não se pode dizer isso. Você deve tirar o chapéu para a Mercedes, Toto Wolff e antes disso Niki Lauda, claro, eles trabalharam juntos para construir uma equipe incrível, escolhendo os melhores engenheiros, tendo o melhor orçamento que a maioria das outras equipes, com exceção da Red Bull, não poderia ter”.

“Então, não é exatamente o mesmo respeito que ele teria fazendo isso em um carro que não fosse o melhor. É nesse ponto que há uma diferença entre os melhores pilotos e aqueles que tiveram muito sucesso”.

“É difícil dizer que Lewis não é tão bom quanto Fangio foi. Muitas pessoas não concordariam com isso. Mas eu venho acompanhando o automobilismo há bastante tempo. Felizmente, quando eu era um garotinho, meu irmão era piloto, eu ia com ele para as corridas e via Ascari, Nuvolari, Caracciola e outros. Vi alguns dos melhores pilotos do mundo”.

“Stirling Moss certamente foi um deles e ele nunca venceu um campeonato mundial porque nunca pilotou os carros certos, sempre correu em equipes britânicas, esse tipo de coisa. Então, é difícil colocar isso nos termos adequados”.

Stewart ainda considera Fangio, que venceu cinco campeonatos mundiais nos anos 50, como o melhor da história na F1. “Na minha mente, Juan Manuel Fangio é o melhor piloto que já viveu, com Jim Clark como o segundo melhor, à frente inclusive de (Ayrton) Senna”.

Concordo plenamente do o Stewart!

11 hours ago, Piloto P said:

Mais ou menos....

Se ele fosse tudo isso que as pessoas acham que ele foi, ele teria sido vice campeão nos 5 títulos do Schumacher, mesmo com as sacanagens da Ferrari. Ele só andou perto do Alemão em 2002 e 2003, isso é muito pouco. Nos outros anos (2000, 2001, 2004 e 2005) ficou na poeira....

Depois que tomou do Button em 2006, 2007 e 2009, eu tive que rever meus conceitos sobre o Rubinho.

Rubinho = Alesi= Berger= Patrese= Fisichella= Irvine= Ralf= Frentzen= Massa, bons pilotos.

PP

Fisichella, Irvine, Ralf e Frentzen estão um pouco abaixo de Rubens, Alesi, Berger, Patrese, Massa, Reutemann, Webber. Mas são todos bons pilotos. Poderiam ter ganho um ou outro título em outras condições. Vide Jaques Villeneuve, Damon Hill, Keke Rosberg, Alan Jones, Sebastian Vettel, Raikkonen... Bons pilotos também, mas não excepcionais. Piloto ruim não fica na F-1 o tempo que eles ficaram. Exceto os filhos de bilionários de hoje, que compram as equipes para os seus filhos brincarem.

Os grandes campeões sem título são Moss, Peterson, Giles Villeneuve, Ricciardo e Verstappen. Posso ter esquecido um ou outro.

21 hours ago, FontesL said:

Fisichella, Irvine, Ralf e Frentzen estão um pouco abaixo de Rubens, Alesi, Berger, Patrese, Massa, Reutemann, Webber. Mas são todos bons pilotos. Poderiam ter ganho um ou outro título em outras condições. Vide Jaques Villeneuve, Damon Hill, Keke Rosberg, Alan Jones, Sebastian Vettel, Raikkonen... Bons pilotos também, mas não excepcionais. Piloto ruim não fica na F-1 o tempo que eles ficaram. Exceto os filhos de bilionários de hoje, que compram as equipes para os seus filhos brincarem.

Os grandes campeões sem título são Moss, Peterson, Giles Villeneuve, Ricciardo e Verstappen. Posso ter esquecido um ou outro.

Penso mais ou menos que nem você... Apesar de discordar de um ou outro piloto.

Nesse esporte para se ter sucesso depende de estar no CARRO CERTO, na HORA CERTA, e isso não depende de talento. Por isso números absolutos nunca são justos nesse esporte.

Eu prefiro analisar números comparativos. Analisando os números comparativos, eu divido os pilotos que você citou acima em três grupos:

Fora de série: Verstappen e Moss

Excelentes pilotos: Peterson, Gilles Villeneuve, Ricciardo, Alan Jones, Carlos Reutemann, Keke Rosberg (poucos lembram mas ele deu pau no Mansell em 85), Vettel e Kimi (no auge da carreira)

Bons PIlotos: Barrichello, Massa, Irvine, Fisichella, Ralf, Frentzen, Alesi, Berger, Patrese, Massa, Webber, Jacques Villeneuve, Damon Hill (no auge da carreira, pois no começo ele era nitidamente mediano)

:zamigos::zamigos:

PP

• Like 1

5 hours ago, Piloto P said:

Penso mais ou menos que nem você... Apesar de discordar de um ou outro piloto.

Nesse esporte para se ter sucesso depende de estar no CARRO CERTO, na HORA CERTA, e isso não depende de talento. Por isso números absolutos nunca são justos nesse esporte.

Eu prefiro analisar números comparativos. Analisando os números comparativos, eu divido os pilotos que você citou acima em três grupos:

Fora de série: Verstappen e Moss

Excelentes pilotos: Peterson, Gilles Villeneuve, Ricciardo, Alan Jones, Carlos Reutemann, Keke Rosberg (poucos lembram mas ele deu pau no Mansell em 85), Vettel e Kimi (no auge da carreira)

Bons PIlotos: Barrichello, Massa, Irvine, Fisichella, Ralf, Frentzen, Alesi, Berger, Patrese, Massa, Webber, Jacques Villeneuve, Damon Hill (no auge da carreira, pois no começo ele era nitidamente mediano)

:zamigos::zamigos:

PP

Eu posso ser otimista demais nesse ponto, mas acho que o Barrichello fica em um meio termo entre Excelentes e Bons, não o vejo no mesmo nível destes outros nomes da lista, ao meu ver ele venceria vários como companheiro de equipe.

Nessa lista do PP, so vejo Barrichello abaixo de Moss, Peterson e Max Verstappen.

16 hours ago, knOx said:

Nessa lista do PP, so vejo Barrichello abaixo de Moss, Peterson e Max Verstappen.

Respeito seu ponto de vista. Respeito mesmo....👍

Rubinho teve 6 carros em condições de ser campeão do mundo (2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2009). Todos concordam que se ele fosse um excelente piloto teria sido pelo vice campeão em 4 ou 5 campeonatos? Nesses 6 anos, ele foi vice campeão apenas duas vezes (2002 e 2004), ainda assim com SUPER CARROS em mãos.

Rubinho surgiu nos anos 90, numa geração que considero a mais fraca da história, e pareceu ser melhor do que realmente era. Ele não "dominou" o Irvine, e perdeu feio para Schumacher e Button.

Depois de analisar com calma minha ficha caiu... e tive que reconhecer que Rubinho foi apenas um BOM PILOTO (para os parâmetros da F1).

PP

Respeito a opinião de todos, mas listas são chatas pra krai... Cada um tem a sua, e suas milhares de justificativas.

Aliás, isso vem sendo discutido entre os profissionais da psicologia como as novas doenças do mundo digital: 

"DISSONÂNCIA COGNITIVA" ou "PERSEVERANÇA DA CRENÇA"

1 hour ago, Piloto P said:

Rubinho teve 6 carros em condições de ser campeão do mundo (2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2009). Todos concordam que se ele fosse um excelente piloto teria sido pelo vice campeão em 4 ou 5 campeonatos? Nesses 6 anos, ele foi vice campeão apenas duas vezes (2002 e 2004), ainda assim com SUPER CARROS em mãos.

Rubinho surgiu nos anos 90, numa geração que considero a mais fraca da história, e pareceu ser melhor do que realmente era. Ele não "dominou" o Irvine, e perdeu feio para Schumacher e Button.

Depois de analisar com calma minha ficha caiu... e tive que reconhecer que Rubinho foi apenas um BOM PILOTO (para os parâmetros da F1).

PP

Em relação ao Button, em 2007 e 2006 ele perdeu, mas em 2008 venceu e ainda marcou o único pódio da Honda. Desempenho muito semelhante ao Hamilton em relação ao Button vale notar. Em 2009 ele teve os problemas de freios na Brawn que depois de resolvido ele foi quase sempre melhor que o Button, após o GP da Turquia ele foi o único que venceu pela Brawn 2x (em um ponto do campeonato onde a Brawn já não era mais dominante). Ainda marcou 40 pontos contra 29 pontos do Button. Sem o problema nos freios ele teria sido campeão em 2009. Ao meu ver ele está pelo menos ao nível do Button.

Em relação ao Schumacher, todos sabemos que em condições iguais ele teria vencido mais corridas e marcado mais pontos. Não sou daqueles que acreditam que o Schumacher só venceu por conta do Rubinho ou que o Rubinho poderia ter sido campeão mundial. Mas é inegável que ele perdeu potencial, além das corridas onde diretamente teve que entregar posições ao Schumacher.

3 hours ago, Piloto P said:

PP

Aquelas Ferrari eram excelentes carros, mas voce nao pode desconsiderar que o Schumacher foi um dos genios da F1. Em nenhum momento a Ferrari dominou o campeonato como a Mercedes, por exemplo, fazendo todas as poles, mais de 1 segundos mais rapida o tempo todo e tal. Schumacher era um diferencial e a equipe focava nele para conseguir os titulos. So depois que vinha o Barrichello, o que acabava custando o vice de pilotos tambem. Naquele epoca, viviamos vendo poles do Montoya, vitorias de McLaren e Williams, coisas assim. 

On 10/8/2020 at 11:08 AM, knOx said:

Aquelas Ferrari eram excelentes carros, mas voce nao pode desconsiderar que o Schumacher foi um dos genios da F1. Em nenhum momento a Ferrari dominou o campeonato como a Mercedes, por exemplo, fazendo todas as poles, mais de 1 segundos mais rapida o tempo todo e tal. Schumacher era um diferencial e a equipe focava nele para conseguir os titulos. So depois que vinha o Barrichello, o que acabava custando o vice de pilotos tambem. Naquele epoca, viviamos vendo poles do Montoya, vitorias de McLaren e Williams, coisas assim. 

Sim....

1) Sobre Schumacher x Hamilton:

Schumacher teve um diferencial que Hamilton não teve: contrato de 1o piloto e ele ainda podia escolher o companheiros de equipe. Ele nunca deixaria ter um Alonso, um Button ou um Rosberg correr nas suas equipes, mas Hamilton teve adversários desse nível.

Fora isso a Ferrari jamais deixou Schumacher competir contra seus companheiros da equipe, enquanto Hamilton teve que lutar em igualdade de condições dentro das suas equipes contra excelentes pilotos pra cima. Esse fato faz toda a diferença.

2) Sobre o domínio da Ferrari (2000 a 2004):

Montoya, Ralf, Hakkinen e Coulthard fizeram várias poles nesse período, mas o carro da Ferrari era o melhor e mais CONFIÁVE, e isso fazia diferença mesmo sem fazer tantas poles, as vitórias iam na maioria das vezes para o Schumacher por todo o talento que ele tinha.

2000: Schumacher 1 quebra x 3 quebras Hakkinen

2001: Schumacher 2 quebra x 4 quebras Coulthard (Hakkinen teve 8 quebras!!!!)

2002: Schumacher ZERO quebra x 4 quebras Rubinho (e ainda teve que ceder carro e vitória para ele)

2003: Schumacher ZERO quebra x 1 quebra Kimi (Montoya teve 2 quebras, que lhe tiraram o caneco)

2004: Schumacher e Rubinho ZERO quebras

3) Sobre o domínio da Mercedes:

Mercedes sempre foi o mais rápido em TREINOS (fora 2018), mas em algumas CORRIDAS a diferença encurtava e muitas vezes RBR e Ferrari estavam melhores por desgastar menos os pneus e ter melhor ritmo de corrida. Segue minha estimativa analisando CORRIDAS por temporada:

Mercedes 2014 era 0,9s mais rápida

Mercedes 2015 era 0,6s mais rápida

Mercedes 2016 era 0,8s mais rápida

Mercedes 2017 era 0,1s mais rápida

Mercedes 2018 era igual a Ferrari 2018 (EMPATE), sendo que a Ferrari tinha menor desgaste de pneus, por isso foi ligeiramente melhor.

Mercedes 2019 era 0,1s mais rápida (nesse ano a Mercedes resolveu os problemas de consumo de pneus, e foi melhor nas corridas)

CONCLUSÃO: Schumacher teve pouca concorrência e teve carros mais confiáveis do seu tempo, mesmo que nem todos fossem tão rápidos. Hamilton teve carros muito rápidos, mas teve mais concorrência e teve problemas de quebras em 2014 e 2016.

PP

• Like 2

On 10/6/2020 at 10:20 AM, FontesL said:

Stewart: Recordes não tornam Hamilton o melhor da história

https://www.autoracing.com.br/f1-stewart-recordes-nao-tornam-hamilton-o-melhor-da-historia/

"O tricampeão mundial Jackie Stewart diz que os recordes de Lewis Hamilton não o tornam necessariamente o melhor piloto na história da Fórmula 1.

Hamilton está prestes a igualar o recorde de 91 vitórias e sete títulos de Michael Schumacher neste ano. Entretanto, Stewart afirmou que é difícil comparar o sucesso de Hamilton aos campeões de sua época."

“Eu não creio que você pode levar em conta esse nível de sucesso simplesmente porque hoje há 20, 22 corridas, enquanto antigamente, quando Juan Manuel Fangio corria, por exemplo, havia seis, oito ou nove corridas por ano na F1”, disse Stewart no podcast The Fast Lane.

“Eles pilotavam protótipos, carros GT, etc. No campeonato mundial atual, Lewis Hamilton ou qualquer outro dos principais pilotos de hoje fazem 21 ou 22 corridas, mas só na F1. Sem carros de turismo, GT, Indy, Can-Am. Portanto, você realmente não pode comparar”.

Segundo Stewart, a superioridade da Mercedes de Hamilton “não é boa para a categoria” e também dificulta a comparação de seu sucesso com o de campeões do passado.

“Não se engane, Lewis pilota extremamente bem, não estou diminuindo a capacidade dele de maneira nenhuma, mas não é a mesma coisa. Lewis tomou uma decisão muito boa quando saiu da McLaren naquele momento e foi para a Mercedes. E eu tiro o meu chapéu para ele por tomar aquela decisão. Porém, francamente, o carro e o motor são tão superiores agora que é quase injusto com o resto do pelotão”."

“Entretanto, não se pode dizer isso. Você deve tirar o chapéu para a Mercedes, Toto Wolff e antes disso Niki Lauda, claro, eles trabalharam juntos para construir uma equipe incrível, escolhendo os melhores engenheiros, tendo o melhor orçamento que a maioria das outras equipes, com exceção da Red Bull, não poderia ter”.

“Então, não é exatamente o mesmo respeito que ele teria fazendo isso em um carro que não fosse o melhor. É nesse ponto que há uma diferença entre os melhores pilotos e aqueles que tiveram muito sucesso”.

“É difícil dizer que Lewis não é tão bom quanto Fangio foi. Muitas pessoas não concordariam com isso. Mas eu venho acompanhando o automobilismo há bastante tempo. Felizmente, quando eu era um garotinho, meu irmão era piloto, eu ia com ele para as corridas e via Ascari, Nuvolari, Caracciola e outros. Vi alguns dos melhores pilotos do mundo”.

“Stirling Moss certamente foi um deles e ele nunca venceu um campeonato mundial porque nunca pilotou os carros certos, sempre correu em equipes britânicas, esse tipo de coisa. Então, é difícil colocar isso nos termos adequados”.

Stewart ainda considera Fangio, que venceu cinco campeonatos mundiais nos anos 50, como o melhor da história na F1. “Na minha mente, Juan Manuel Fangio é o melhor piloto que já viveu, com Jim Clark como o segundo melhor, à frente inclusive de (Ayrton) Senna”.

Concordo plenamente do o Stewart!

A parte em vermelho, eu assino embaixo. Esses foram os 3 maiores gênios da história.

Jackie Stewart....:zamigos:👍👍:zamigos:

PP

• Like 1

On 9/6/2020 at 10:47 AM, Ricardo Nogueira said:

Albion "cabeça de borracha" aprontando de novo, dessa vez parta cima do Gasly, pelo menos dessa vez foi punido.

E agora foi para cima do Kvyat

1 minute ago, Ricardo Nogueira said:

E agora foi para cima do Kvyat

E quase encheu o Gasly... O Albon sabe que não está em um carrinho de bate-bate?

• Thanks 1