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Ricardo Nogueira

Custo por Quilômetro Rodado - GOL CL 1.8

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O custo de mantenimento de um Volkswagen GOL CL 1.8 1989

Neste tópico sobre Custo por Quilômetro Rodado vamos abordar o custo de se manter um veículo, no caso um Volkswagen GOL CL 1.8 ano/modelo 1989

gol-cl-88-1.jpg

 

CQRM - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Mínimo que contempla apenas a desvalorização do veículo e os custos fixos, ou seja, todas as despesas que você terá independente da utilização ou não do veículo somados ao Custo de Oportunidade.

 

CQRM = [(P + COP - V) / Q] + [(L + COL) / Q]

Sendo: P = Preço pago no veículo, COP = Custo de Oportunidade sobre o Preço do veículo, V = valor Venal atualizado do veículo, Q = Quilometragem atual do veículo, L = despesas com Licenciamento (IPVA, seguro obrigatório e o licenciamento propriamente dito), COL = Custo de Oportunidade sobre o valor gasto com Licenciamento.

 

Custo de Oportunidade é o que você deixa de ganhar se o dinheiro estivesse aplicado em alguma aplicação financeira ou simplesmente a atualização do valor pelo índice oficial de inflação ou qualquer outro que o valha.

 

O Custo de Oportunidade é calculado somando-se: P + COP (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COP (do mês anterior) e no caso do COL é: L + COL (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COL (do mês anterior)

 


CQRE - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Efetivo que inclui além da desvalorização do veículo e os custos fixos do CQRM, os gastos com combustível e manutenção, custos esses que dependem diretamente da utilização do veículo novamente somados ao Custo de Oportunidade.

 

CQRE = [(C + COC) /Q] + [(M + COM) / Q] + CQRM

Sendo: C = despesas com Combustível, COC = Custo de Oportunidade sobre os valores gastos com Combustível, M = despesas com Manutenção, COM = Custo de Oportunidade sobre valores gastos com Manutenção

 

O COC é calculado somando-se: C + COC (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COC (do mês anterior) e o COM é calculado somando-se: C + COM (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COM (do mês anterior)

 


CQRG - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Global que inclui além da desvalorização do veículo e os custos fixos do CQRM, os gastos com combustível e manutenção do CQRE e os custos extras e ou específicos que dependem ou não da utilização direta do veículo mais o Custo de Oportunidade.

 

CQRG = [(D + E + COSE) / Q] + GQRE

Sendo: D = despesas Extras como estacionamento, lavagens, pedágios, multas, franquia de seguro, etc..., E = despesas Específicas

O COSE é calculado somando-se: S + E + COSE (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COSE (do mês anterior)

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Em agosto recebi uma ligação do meu irmão me perguntando se eu queria ficar com o Gol dele.

Então eu perguntei quanto queria no carro e ele me disse: - Nada, é presente! :shock:  

Obviamente que aceitei mesmo se tratando de um Volkswagen :risada:

E é dessa forma que agora vocês terão acesso aos custos do carro.

Primeiramente quero agradecer ao meu irmão Ronald Nogueira que gentilmente me cedeu o carro utilizado neste estudo e na sequência vamos começar calculando o Custo Por Quilômetro Rodado desde a doação do veículo em 1 de Setembro de 2019, confira: 

 

Fechamento / setembro de 2019:

Quilometragem total rodada: 40.328 km (Quilometragem total do carro a qual constava no odômetro na data da doação, entretanto meu irmão informou que o odômetro já havia virado, ou seja, serve apenas de parâmetro não refletindo necessariamente a quilometragem real do veículo que é um verdadeiro mistério)

Quilometragem rodada no mês: 91 km

Valor gasto com combustível no mês: R$ 0,00 (Fiz uso da gasolina que já constava no tanque de combustível)

Valor gasto com manutenção no mês: R$ 1.113,27

Bateria nova R$ 260,00 (a bateria que estava no carro não segurava carga além de ser subdimensionada para o veículo, era bateria de carro 1.0 sendo que este é 1.8)

Revisão da parte elétrica R$ 240,00 (ao pisar no freio a lanterna dianteira esquerda apagava, entre outras pequenas panes elétricas)

Fusíveis R$ 1,99 (reserva)

Buchas de fixação do braço da suspensão traseira R$ 31,58 (a suspensão traseira batia mais que bateria de escola de samba, mesmo a baixíssimas velocidades)  

Amortecedores, molas, batentes e coifas da suspensão traseira, terminais de direção, cola e junta da bomba de gasolina  R$ 576,33 (molas cansadas deixavam a traseira do carro baixa e amortecedores sem efeito faziam o carro pular como um cabrito mesmo a baixíssimas velocidades. Já a direção do carro trepidava ao ser esterçada para qualquer um dos lados pois o pivô do terminal de direção do lado direito estava emperrado devido a um rasgo na coifa, por fim vazava óleo pela junta da bomba de gasolina junto ao motor)

Parafusos dos cintos de segurança dianteiros R$ 3,37 (por incrível que pareça os cintos de segurança dianteiros estavam presos por parafusos menores que os especificados para o carro bastando um puxão para que eles se soltassem)  


Valor gasto com documentação no mês: R$ 0,00

Gastos extras no mês: R$ 40,00
Recarga do chip de celular da VIVO do bloqueador do carro (o carro possui bloqueador via sinal de telefone celular) 


Volkswagen GOL CL 1.8 1989/89 - Valor do veículo em setembro/2019 R$ 5.358,00 (valor de referência uma vez que não houve gasto efetivo com a compra do veículo. O valor que foi mencionado no CRV - Certificado de Registro do Veículo para efeito legal na transferência de propriedade do veículo foi R$ 5.300,00)

Valor de mercado atual:

Mês de referência: outubro de 2019 | Código Fipe: 005033-4 | Marca: VW - VolksWagen
Modelo: Gol CLi / CL 1.8 | Ano Modelo: 1989 Gasolina | Autenticação zjx1jp2nvkp
Data da consulta segunda-feira, 18 de novembro de 2019 00:22 | Preço Médio R$ 5.344,00

Desvalorização: R$  14,00 (acredite, ele ainda desvaloriza :shock:)

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SETEMBRO 2019

Vamos então verificar como ficaram os cálculos para o 1º mês de uso do Volkswagen GOL CL 1.8

CQRM¹ = [(5.358,00 + 0,00 - 5.344,00) / 91] + [(0,00 + 0,00) / 91] = 0,154 + 0,00 = 0,154 ou R$ 0,15 por km rodado
Sendo: [(R$ 5.358,00 o valor do carro no mês da doação + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor do carro estivesse aplicado, neste caso, na poupança - R$ 5.344,00 o valor de mercado do carro atualizado, segundo a FIPE) / 91 km a quilometragem total rodada pós doação] + [(R$ 0,00 o valor gasto com documentação + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com documentação estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 91 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

CQRE² = [(0,00 + 0,00) / 91] + [(1.113,27 + 0,00) / 91] + CQRM = 0,00 + 12,234 + 0,154 = 12,388 ou R$ 12,39 por km rodado
Sendo: [(R$ 0,00 o valor total gasto com gasolina + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com gasolina estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 91 km a quilometragem total rodada pós doação] + [(R$ 1.113,27 o valor total gasto com manutenção + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com manutenção estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 91 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

CQRG³ = [(40,00 + 0,00 + 0,00) / 91] + CQRE = 0,440 + 12,388 = 12,828 ou R$ 12,83 por km rodado
Sendo: [(R$ 40,00 de gasto com segurança do veículo + R$ 0,00 de gasto extra + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se os valores referentes a estes gastos estivessem aplicados, neste caso, na poupança) / 91 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

Notas:
1 - Valores válidos para quem roda em média 91 km por mês em São Paulo e comprou o carro à vista.
2 - Cada centavo de variação no cálculo equivale a R$ 0,91 de gasto.

3 - Saiba o que significam as siglas CQRM¹ | CQRE² | CQRG³ acesse: http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=79066

 

Informações em separado do Custo por Quilômetro Rodado:
Desvalorização: R$ 0,15 | Documentação: R$ 0,00 | Combustível: R$ 0,00 | Manutenção: R$ 12,24 | Gastos extras e específicos: R$ 0,44

 

Para cada R$ 1,00 gasto com o carro:
A desvalorização levou 1,2% | A documentação levou 0% | O combustível levou 0% | A manutenção levou 95,4% | Os gastos extras e específicos levaram os últimos 3,4%

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Fechamento / outubro de 2019:

Quilometragem total rodada: 203 km

Quilometragem rodada no mês: 112 km

Valor gasto com combustível no mês: R$ 202,71

Valor gasto com manutenção no mês: R$ 615,76

Peças R$ 365,76 (coxins, juntas da tampa do comando de válvulas, maçaneta da porta do lado direito, cupilhas ou contrapinos, correia dentada e tensor da correia, pastilhas de freio, batentes e coifas da suspensão dianteira, graxa, óleo de motor e filtro de óleo)   

Funilaria R$ 250,00

Valor gasto com documentação no mês: R$ 0,00

Gastos extras no mês: R$ 48,20

Gorjeta - ducha no posto de serviços R$ 5,00 

Pedágios - Rodoanel e Rodovia dos Imigrantes R$ 30,90

Serviço de Balsa - Guarujá/Santos R$ 12,30


Volkswagen GOL CL 1.8 1989/89 - Valor do veículo em outubro/2019 R$ 5.344,00

Valor de mercado atual:

Mês de referência: novembro de 2019 | Código Fipe: 005033-4 | Marca: VW - VolksWagen
Modelo: Gol CLi / CL 1.8 | Ano Modelo: 1989 Gasolina | Autenticação zg845zzr8fp
Data da consulta segunda-feira, 18 de novembro de 2019 01:18 | Preço Médio R$ 5.330,00

Desvalorização: R$  14,00

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OUTUBRO 2019

Vamos então verificar como ficaram os cálculos para o 2º mês de uso do Volkswagen GOL CL 1.8

CQRM¹ = [(5.358,00 + 18,21 - 5.330,00) / 203] + [(0,00 + 0,00) / 203] = 0,228 + 0,00 = 0,228 ou R$ 0,23 por km rodado
Sendo: [(R$ 5.358,00 o valor do carro no mês da doação + R$ 18,21 o valor que deixei de ganhar se o valor do carro estivesse aplicado, neste caso, na poupança - R$ 5.330,00 o valor de mercado do carro atualizado, segundo a FIPE) / 203 km a quilometragem total rodada pós doação] + [(R$ 0,00 o valor gasto com documentação + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com documentação estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 203 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

CQRE² = [(202,71 + 0,00) / 203] + [(1.729,03 + 3,79) / 203] + CQRM = 0,999 + 8,536 + 0,228 = 9,763 ou R$ 9,76 por km rodado
Sendo: [(R$ 202,71 o valor total gasto com gasolina + R$ 0,00 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com gasolina estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 203 km a quilometragem total rodada pós doação] + [(R$ 1.729,03 o valor total gasto com manutenção + R$ 3,79 o valor que deixei de ganhar se o valor gasto com manutenção estivesse aplicado, neste caso, na poupança) / 203 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

CQRG³ = [(40,00 + 48,20 + 0,14) / 203] + CQRE = 0,435 + 9,763 = 10,198 ou R$ 10,20 por km rodado
Sendo: [(R$ 40,00 de gasto com segurança do veículo + R$ 48,20 de gasto extra + R$ 0,14 o valor que deixei de ganhar se os valores referentes a estes gastos estivessem aplicados, neste caso, na poupança) / 203 km a quilometragem total rodada após a doação do veículo]

 

Notas:
1 - Valores válidos para quem roda em média 102 km por mês em São Paulo e comprou o carro à vista.
2 - Cada centavo de variação no cálculo equivale a R$ 2,03 de gasto.

3 - Saiba o que significam as siglas CQRM¹ | CQRE² | CQRG³ acesse: http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=79066

 

Informações em separado do Custo por Quilômetro Rodado:
Desvalorização: R$ 0,23 | Documentação: R$ 0,00 | Combustível: R$ 1,00 | Manutenção: R$ 8,54 | Gastos extras e específicos: R$ 0,43

 

Para cada R$ 1,00 gasto com o carro:
A desvalorização levou 2,3% | A documentação levou 0% | O combustível levou 9,8% | A manutenção levou 83,7% | Os gastos extras e específicos levaram os últimos 4,2%

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