Jump to content
Forum Autoracing

Recommended Posts

Segue a avaliação do VW Voyage!

O carro não é tudo aquilo, mas o nome Voyage ainda agrada aos fãs da marca... Mas a concorrência entrega mais por menos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com esta sua afirmação. apesar do tempo a VW ainda fica de miguelagem. Havia uns 20 naos que não tinha um contato mais proximo com os VW. Por força de ter que trabalhar em aplicativos aluguei um. Logo de cara estranhei sua falta de torque em baixa que deixa o carro meio preguiçoso, principalmente em comparaçao com meu Escort CHT que parece um trator em baixa . No mais os VW de entrada continuam divertidos de dirigir . No começo torcia o naria para o jeitão irmão mais novo dele , mas agora estou curtindo muito. Econômico e aceita de boa rodar a 50 km por hr a 1000 rpm em 5 marcha . Gostei!

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Concordo com esta sua afirmação. apesar do tempo a VW ainda fica de miguelagem. Havia uns 20 naos que não tinha um contato mais proximo com os VW. Por força de ter que trabalhar em aplicativos aluguei um. Logo de cara estranhei sua falta de torque em baixa que deixa o carro meio preguiçoso, principalmente em comparaçao com meu Escort CHT que parece um trator em baixa . No mais os VW de entrada continuam divertidos de dirigir . No começo torcia o naria para o jeitão irmão mais novo dele , mas agora estou curtindo muito. Econômico e aceita de boa rodar a 50 km por hr a 1000 rpm em 5 marcha . Gostei!

 

O carro é bem esperto para o uso urbano convencional. Nas avaliações Test Drive que irei postar aqui, você vai ver que suas afirmações fazem todo sentido.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais sobre o Voyage: O rei da contradição!

Não tem direção elétrica, faz barulho pacas e o conforto é lastimável... Mas tem ABS + EBD e ESS.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Volkswagen Voyage 1.6

No começo do mês precisei de um carro para ir a São Caetano do Sul/SP e o carro locado desta vez foi um Volkswagen Voyage com motor 1.6. Foram 1.209 km rodados, vamos aos detalhes:

 

Condições do teste:

O período de locação foi do dia 5 a 8 de março, o carro rodou em perímetro urbano nas cidades de São Paulo/SP, São Caetano do Sul/SP e Belo Horizonte/MG com sol entre nuvens, e as vezes com tempo chuvoso e temperatura média em torno de 23ºC e dessa vez não enfrentou trânsito pesado em nenhum momento apenas chuva leve em alguns trechos da rodovia BR-381 Fernão Dias.

 

Viajando para São Caetano do Sul:

> Sai de Belo Horizonte as 4h39 pelo anel rodoviário.
+ 1:08min
> As 5h47min passei pelo 1º pedágio em Itatiaiuçu/MG no KM 546. São 8 pedágios até São Caetano do Sul todos na BR-381 Rodovia Fernão Dias sendo todos pertencentes a concessionária Autopista Fernão Dias e todos no valor de R$ 2,30
+ 0:31min
> As 6h18min passei pelo 2º pedágio em Carmópolis de Minas/MG no KM 596
+ 0:10min
> As 6h28min fiz uma parada no GRAAL OLIVEIRA para esticar as pernas, tomar café e abastecer o carro. Foi necessário abastecer o carro porque eu o peguei com apenas meio tanque, pois devido a greve de caminhoneiros "tanqueiros" em Minas Gerais que protestavam exigindo a redução da alíquota de ICMS sobre o Diesel, a locadora estava com dificuldades de abastecer os seus carros. Permaneci 1 hora e 9 minutos parado, saindo as 7h37min
+ 0:29min
> As 8h06min passei pelo 3º pedágio em Santo Antonio do Amparo/MG no KM 659
+ 0:46min
> As 8h52min passei pelo 4º pedágio em Carmo da Cachoeira/MG no KM 733
+ 0:41min
> As 9h33min passei pelo 5º pedágio em São Gonçalo do Sapucai/MG no KM 804
+ 0h23min
> As 9h56min fiz uma parada no GRAAL BELA VISTA em São Sebastião da Bela Vista/MG para esticar as pernas e fazer um lanche. Permaneci 40 minutos parado, saindo as 10h36min.
+ 0:35min
> As 11h11min passei pelo 6º pedágio ainda no Estado de Minas Gerais que fica em Cambuí no KM 902
+ 0:34min
> As 11h45min passei pelo 7º pedágio este já no Estado de São Paulo que fica em Vargem no KM 007.
+ 0:37min
> Por fim, as 12h22 passei pelo 8º e último pedágio em Mairiporã/SP no KM 066
+ 0:59min
Cheguei em São Caetano do Sul as 13:21min totalizando 8 horas e 42 minutos de viagem. Descontando 1 hora e 49 minutos que permaneci parado nos dois pontos de parada e a viagem durou ao todo 6 horas e 51 minutos. Sai de Belo Horizonte com 41267 km marcados no odômetro do carro e cheguei com 41.867 km, ou seja, rodei 600 km. Uma média de 87,6 km/h.

 

Neste momento eu pude comprovar que os modelos de Gol e Voyage até 2019 marcam uma quilometragem maior que a realidade e os modelos a partir de 2020 marcam uma quilometragem menor, explico: em uma locação anterior com um Gol modelo 2019 a quilometragem ficou em 599 km rodados (diferença de apenas um único quilômetro em relação ao Voyage 2018 desta locação percorrendo exatamente o mesmo trecho) (consulte o artigo anterior sobre o Volkswagen Gol 2019 na íntegra clicando aqui) Já quando aluguei um Gol que era ano 2020 a diferença foi de 7 km a menos (consulte o artigo anterior sobre o Volkswagen Gol 2020 na íntegra clicando aqui) Eu desconheço completamente a causa da diferença de marcação apresentada naquele carro e para tirar a dúvida eu entrei com os dados da rota no Google Maps que indicou 596 km, ou seja, o carro rodou na verdade 596 km apesar de marcar apenas 592 km. Resumindo, o Gol 2020 não marcou corretamente a quilometragem que o carro rodou. Resta saber se é um problema daquela unidade específica ou se todo Gol modelo 2020 em diante tem esse problema. Curiosamente esse Gol 2020 registrou praticamente a mesma quantidade de quilômetros rodados que um Onix LT1 locado anteriormente (consulte o artigo anterior sobre o Chevrolet Onix LT1 na íntegra clicando aqui) o que nos permite suspeitar que seja o mesmo fornecedor da peça responsável por registrar os quilômetros que o carro roda tanto na Chevrolet quanto na Volkswagen. Se isto for verdade significa que o Gol 2020 regrediu em relação ao modelo 2019 testado anteriormente. Outro carro igualmente problemático na questão da quilometragem rodada é o Sandero que registrou uma quilometragem menor ainda para esse trajeto, para o Sandero (o qual eu ainda não tive oportunidade de locar novamente para tirar a dúvida) esse mesmo trecho tem apenas 588 km (consulte o artigo sobre o Renault Sandero na íntegra clicando aqui) vai entender.

 

Total gasto com pedágio: R$ 18,40

 

Voltando para Belo Horizonte:

> Sai de São Caetano do Sul as 4h55min em direção à BR-381 Rodovia Fernão Dias
+ 0:40min
> As 5h35min passei pelo 1º pedágio em Mairiporã/SP no KM 065. Todos os pedágios nessa rodovia pertencem a concessionária Autopista Fernão Dias e são todos no valor de R$ 2,30
+ 0:36min
> As 6h11min passei pelo 2º pedágio ainda no Estado de São Paulo que fica em Vargem no KM 007
+ 0:36min
> As 6h47min passei pelo 3º pedágio já no Estado de Minas Gerais que fica em Cambuí no KM 902
+ 0:14min
> As 7h02min fiz uma parada no GRAAL ESTIVA em Estiva/MG para esticar as pernas e tomar café da manhã. Permaneci 40 minutos parado, saindo as 7:42min.
+ 0:44min
> As 8h26min passei pelo 4º pedágio em São Gonçalo do Sapucai/MG no KM 804.
+ 0:41min
> As 9h07min passei pelo 5º pedágio em Carmo da Cachoeira/MG no KM 733.
+ 0:31min
> As 9h38min fiz uma parada no GRAAL SHOPPING para esticar as pernas. Permaneci 40 minutos parado, saindo as 10:18min
+ 0:15min
> As 10:33min passei pelo 6º pedágio em Santo Antonio do Amparo/MG no KM 659
+ 0:37min
> As 11:10min passei pelo 7º pedágio em Carmópolis de Minas/MG no KM 596
+ 0:31min
> As 11h41min passei pelo 8º e último pedágio em Itatiaiuçu/MG no KM 546
+0:45min
> Apesar de eu ter enchido o tanque do carro em São Caetano do Sul eu precisava completá-lo novamente para devolver o carro à locadora e parei em um posto Ipiranga de Contagem/MG. Parei as 12h26 e sai do posto as 12h42 com o tanque cheio de etanol. Permaneci 16 minutos parado.
+1:13min
Cheguei em Belo Horizonte, no bairro do Ipiranga, as 13:03min. Totalizando 8 horas e 08 minutos de viagem. Descontando 1 hora e 20 minutos que permaneci parado nos dois pontos de parada e mais 16 minutos no posto de combustível e a viagem durou 6 horas e 48 minutos. Sai de São Caetano do Sul com 41.872 km marcados no odômetro do carro e cheguei com 42.474 km, ou seja, rodei 602 km. Uma média de 88,5 km/h. O Google Maps indica 599 km para o mesmo percurso.

 

Total gasto com pedágio na volta: R$ 18,40

 

A avaliação do carro em números:

Custo efetivo da locação: A locação do veículo ficou em R$ 360,00 sendo 3 diárias de R$ 170,00 cada uma com respectivas proteções já inclusas neste valor. Também não existe taxa de aluguel ou administrativa. Além disso me foi concedido um desconto de 29,4% no valor de R$ 150,00, uma vez que a locadora não tinha disponível o veículo mais simples optado na reserva. Esse custo totalizou R$ 0,30 por quilômetro rodado uma vez que foram rodados 1.209 km com o carro. Retirei o carro na UNICAR com 41.266 km e devolvi com 42.475 km. Veículo de cor preta, sedã 1.6.

 

Quanto a locadora, foi minha quarta experiência com a UNICAR http://locadoraunicar.com.br A UNICAR é uma locadora pequena que ainda está crescendo, e agora está atendendo em novo endereço, confira:

 

Locadora Unicar - novo endereço

Avenida Bernardo Vasconcelos, 1102 no bairro Cachoeirnha em Belo Horizonte a mesma avenida da Matriz da Localiza.

 

Consumo efetivo apurado: Não conferi o abastecimento da locadora desta vez pois como já informado anteriormente este carro me foi entregue abastecido com apenas meio tanque.

 

Como o carro estava apenas com meio tanque foi preciso abastecer no primeiro dos 3 trechos da viagem, assim parei para abastecer no Graal Oliveira – bandeira Ipiranga – Rodovia Fernão Dias, km 611, Oliveira – MG lá entraram 45,6 litros de etanol no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 194,55 com o etanol a R$ 4,266 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 41.420 km.

 

No mesmo dia já em São Caetano do Sul precisei completar o tanque de combustível para retornar para Belo Horizonte. Parei para abastecer no LEANDRINI AL POSTO DE COMBUSTÍVEL LTDA – bandeira Ipiranga – localizado na Estrada das lágrimas, 1270 – Jardim São Caetano – São Caetano do Sul – SP e entraram 35,7 litros de etanol no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 149,86 com a gasolina a R$ 4,199 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 41.869 km, ou seja, eu rodei 449 km com o etanol que coloquei no tanque de combustível no GRAAL OLIVEIRA e a média foi de 12,6 km/l em percurso 1090-M (10% em perímetro urbano com limite máximo de velocidade de 60 km/h e 90% em rodovia com limite máximo de velocidade variável de 80 a 110 km/h, com ar condicionado desligado e M de carga média de 2 ocupantes com bagagem na maior parte do tempo). CQR = Custo por Quilômetro Rodado com etanol rodando 90% em rodovia: R$ 0,34 por KM rodado.

 

Como informado anteriormente foi preciso abastecer para devolução do veículo à locadora e no abastecimento no Posto VILA MARIA DIAS LTDA - bandeira Ipiranga - localizado na Avenida Babita Camargos, 1330 - Loja A - Cidade Industrial - Contagem - MG entraram 48,5 litros de etanol no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 193,97 com o etanol a R$ 3,999 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 42.456 km, ou seja, eu rodei 587 km com o etanol que coloquei no tanque de combustível em São Caetano do Sul e a média foi de 12,1 km/l em percurso 1090-M (10% em perímetro urbano com limite máximo de velocidade de 60 km/h e 90% em rodovia com limite máximo de velocidade variável entre 80 e 110 km/h, com ar condicionado desligado e M de carga média de 2 ocupantes com bagagem na maior parte do tempo). CQR = Custo por Quilômetro Rodado com gasolina rodando 90% em rodovia: R$ 0,35 por KM rodado.

 

E o cálculo total do consumo ficou assim então: Gastei R$ 538,38 com combustível, rodei 1036 km em percurso único 1090-M e o carro consumiu 84,2 litros de combustível, uma média de 12,3 km/l

 

Não foi preciso escolher com qual combustível abastecer o carro no momento da devolução à locadora, afinal o carro era flex e nesse caso não há o que pensar, a regra é abastecer sempre com o combustível mais barato pois quem irá utilizá-lo será o próximo locatário.

 

O consumo segundo o INMETRO: Para o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, esse é um veículo de índice C na Comparação Relativa na Categoria e na Comparação Absoluta Geral é índice B ou seja, para o INMETRO ele NÃO é um veículo eficiente do ponto de vista do consumo de energia.

Consumo de 8 km/l na cidade e 9,9 km/l na rodovia para etanol

Consumo de 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na rodovia para gasolina

 

Tabela de consumo do INMETRO 2020 completa e atualizada.
Este veículo NÃO possui o selo CONPET de eficiência energética. Para consulta: (clique aqui)

 

Conferindo a calibragem dos pneus: Os pneus 195/55 R15 pediam 29 psi nos da frente e também nos traseiros para carga média de até 2 passageiros a bordo e suas bagagens. Já com carga máxima total a etiqueta colada na parte interna da tampa do tanque de combustível pedia 32 psi para os da frente e 34 psi para os de atrás.

 

Conferi a calibragem dos pneus e todos estavam relativamente calibrados incluindo o estepe. Não havia nenhum com diferença maior do que 1 a 2 psi para mais ou para menos do recomendado no Manual do Proprietário do carro, inclusive o estepe.

 

Aqui no Avalia Carros já abordamos a importância de conferir a calibragem dos pneus ao locar um veículo porque já tivemos vários problemas com isso ao longo de nossas locações, é o "PONTO FRACO" das locadoras sobretudo a Localiza. As locadoras em geral tem dificuldade em manter os pneus corretamente calibrados e em boas condições de uso, inclusive criamos um "CHECK LIST" para que o nosso leitor não passe por esse tipo de perrengue no momento da locação, confira: (clicando aqui)

 

Custo total geral:
> Pedágios: R$ 36,80
> Locação: R$ 360,00
> Combustível: R$ 538,38
> Custo total: R$ 935,18 que divididos pela quilometragem total rodada: 1.209 km perfaz o total de R$ 0,77 por KM Rodado.

 

Isto comprova o que sempre escrevemos aqui: "carro é feito para ser utilizado" e não ficar guardado na garagem (consulte o artigo na íntegra clicando aqui) , o custo da locação ficou alto, em compensação a quilometragem rodada fez o Custo por Quilômetro Rodado cair. É o chamado Custo x Benefício (consulte o artigo na íntegra clicando aqui) se o custo é alto mas o benefício é grande o valor cai. Eu tenho um Gol CL 1.8 que está sendo reformado e impedido de rodar cujo menor Custo por Quilômetro Rodado é de R$ 1,63 (1 real e 63 centavos por KM rodado) 86 centavos a mais que o Custo por Quilômetro Rodado obtido nesta locação.
Confira os custos por KM rodado do meu Gol CL 1.8 (clicando aqui)

 

Desafio dos 600 km

O Volkswagen Voyage 1.6 foi APROVADO no desafio dos 600 km, sendo capaz de rodar mais de 600 km seja com etanol, seja com gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Após o abastecimento em Contagem foi constatado que ainda haviam 6,5 litros de combustível no tanque que segundo o Manual do Proprietário do carro cabem cerca de 55 litros. Surpreendentemente o carro não chegou nem abrir reserva e conseguiu ser mais econômico que sua versão hatchback, o Gol. Isto se deve a melhor aerodinâmica da parte traseira do sedã na qual o fluxo de ar percorre a lataria sem turbilhonar tanto gerando um menor arrasto e economizando combustível.

 

Ainda assim o desempenho do Voyage foi realmente surpreendente porque apesar deste carro possuir um motor ultrapassado de 4 cilindros em linha e um câmbio de apenas 5 marchas a rotação do motor ficava em torno de apenas 2.500 rpm a uma velocidade média de 110 km/h que é o limite de velocidade máxima na maior parte do trecho da viagem, ou seja, o motor trabalha muito folgado a ponto de não se ouvir o barulho dele funcionando nesta velocidade. Este desempenho ajuda na durabilidade do motor, afinal um motor que gira menos dura mais, então funciona mais ou menos assim: Se você pensa em ficar vários anos com o carro, o seu Voyage deve ter motor 1.6 que vai durar mais. E se você pensa em ficar pouco tempo com o carro mas bem pouco mesmo ai compre um com motor 1.0 que é mais barato mas vai durar menos porque o motor 1.0 gira mais.

 

Ponto positivo para o Voyage. O carro com motor 1.0 que tive oportunidade de dirigir com menor RPM a 110 km/h foi o Volkswagen Polo com 3.200 RPM a essa velocidade, ai o leitor deve estar se perguntando: Por que rodando a uma rotação tão baixa o Voyage não foi mais econômico? Simples, apesar das RPM baixas a capacidade volumétrica das câmaras de combustão do motor são 60% maiores do que as de carros 1.0 uma vez que o motor é 1.6. Ainda assim na ida para São Caetano do Sul foi possível rodar 448 km com 35,7 litros de etanol ou 12,6 km/l. Lembrando que segundo o INMETRO o consumo de etanol do Voyage é de 9,9 km/l na rodovia.

 

Considerações finais

É uma pena o Voyage ter apenas 480 litros de capacidade de porta-malas, tivesse apenas mais 20 litros e subiria de categoria, seria um SEDÃ TOP 500 como o FIAT Grand Siena. Ainda assim não faz feio pois possui um porta-malas 10 litros maior que o porta-malas do Toyota Corolla, O CARRO MAIS VENDIDO DO MUNDO a mais de 12 anos (e em todos os tempos) que é considerado um sedã médio e de nível superior ao Voyage.

 

Para finalizar o carro era completo e possuía computador de bordo cujas funções estão neste vídeo abaixo elaborado pelo Brito, confira:

 

 

E assim termina esta avaliação. É isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV - Despachante Operacional de Voo.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...