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IMPRESSÕES AO DIRIGIR: GOL 1.6 MSI 2016/2017

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Esta semana estou com um Gol 1.6 2017 (2017??? pode isso Arnaldo?!?!?!). Basicamente eu ficaria com o novo Unão Peladão, mas a Movida não tinha mais carros categorias A, B e C no pátio. Segundo o atendente, as locadoras de forma geral remanejaram dezenas de carros para o eixo RIO-SP e para os Aeroportos devido às olim(piadas)...

Eu particularmente não gostaria de ter pego o Gol, pois conheço o projeto da barata, mas não devemos ser tão "preciosistas" assim...

 

Vou compará-lo com as últimas locações que fiz, lembrado sempre que é MEU ponto de vista, então algumas coisas pra mim são muito mais importantes que outras, e um pró podem ser um contra, e vice-versa. Separarei em 3 partes: Prós; Contras e Coisas que Irritam!

 

DADOS DO CARRO

Gol 1.6 MSI, com AR e Direção, mas basicão. 5 mil rodados. Vidros dianteiros e travas elétricas, ABS e Air Bag, 4 portas.

NOTA IMPORTANTE: Este modelo de veículo deve ser uma versão exclusiva para frotista, pois na documentação do carro consta como GOL TL MBV (105 cv).

 

CONDIÇÕES DE USO

Urbano.

Utilizei para rodar em Curitiba.

 

PONTOS FORTES

  • Espaço interno e porta-malas
    • Menor que o Sandero, mas parecido com Ônix. Para viagens curtas e pouca bagagem vai bem.
  • Vida a bordo
    • Boa posição de dirigir, mas logo que se senta ao carro se percebe que ele é "carro de mulher" (como 90% dos carros de entrada atualmente). Nota importante: De todas as gerações do Gol que andei, esta é de longe a que tem a posição de dirigir mais alta. Uma pena, pois quanto mais baixo a posição de dirigir, melhor para circulação das pernas, mas para quem é baixinho é importante um banco mais alto.
    • O painel é "inspirado" nas linhas dos primos ricos, com linhas retas, espartano, mas não faz barulhos. Os controles de ventilação são simples, mas funcionais, sem frescuras.
    • Os mostradores são bons, mas o velocímetro é poluído. Marca até 240 Km, então as marcações ficam amontoadas. Se marcasse até 200 Km seria mais nítido saber a velocidade.
      • Este é um ponto que eu acho RIDÍCULO! Quanto maior for o valor do velocímetro melhor!?!?!? Mas por incrível que pareça, é algo que ainda atrais os mais "ignorantes"...
  • Conforto ao rodar
    • Surpreendentemente é um carro macio ao rodar, principalmente em ruas esburacadas que quase nem existem no Brasil... Eu particularmente prefiro um carro mais “firme” como o Ônix e Ka. Para o uso diário este acerto de suspensão é ideal.
      • Só precisa cuidar com a rolagem da carroceria pra não se perder em curvas mais afoitas.
  • Consumo
    • Andei só na pinga. Na média na cidade faz 8,9 Km/l sem AC. Considero razoável.
      • Veja o benchmark abaixo.
  • Motor
    • Esta parte me surpreendeu. É um projeto ultrapassado (família EA-111) e tem somente 105 cv, mas responde bem, pois é configurado para entregar muito torque em baixo giro. Isso o torna bem ágil na cidade e o faz ganhar velocidade muito rápido, contudo depois de ganhar certa velocidade ele sofre para desenvolver mais. Passando de 4 mil RPM só faz barulho e bebe mais, pois a curva de torque está quase no pico.
  • Câmbio
    • Curto, preciso e bem posicionado. Essa é a marca registrada dos VW e eu adoro este câmbio.
    • Só acho muito estranho ele trabalhar "verticalmente". Acontece que conforme você pega no câmbio para mudar marcha ele "afunda". Este recurso de "afundar" é usado para engatar à ré.

 

PONTOS FRACOS

  • Infelizmente tem muitos, mas acredito ser uma restrição da versão e modelo do carro.
  • Bancos
    • Posição "H" ruim igual ao ônix e HB20. A base do assento é muito curta.
    • O encosto das costas é estreito, e no geral a impressão é que você está sentado e encostado numa tábua, igual aos bancos dos Airbus que circulam no Brasil.
    • A elevação do banco não é muito intuitiva, pois ela regula só a inclinação igual ao HB20.
      • A alavanca de regulagem de altura é a coisa mais tosca que já vi! É enorme!
    • Pergunta: Se for para ter umas coisas destas, porque não deixar o banco fixo e entregar outras coisas mais úteis?!?!?!
  • Direção pesada
    • Apesar de ser hidráulica, é muito pesada. Deve ser culpa dos pneus de trator...
  • Pedais
    • Posição deslocada e mal posicionada da embreagem. Fica posicionada muito à direita e bem próximo do freio.
    • O acelerador é o mais maluco que já usei! Não há diferença entre você pressionar o pedal 10% ou 100%, o carro entende que você quer andar em regime máximo. Burro que dói! Ohhhhh saudades dos acionamentos a cabo...
    • O mesmo acontece com o freio. É bipolar total. Melhoraram a sensibilidade dos freios, que eram os mais ariscos que já vi. Hoje estão melhores, mas ainda sim com problemas. Dependendo da velocidade que é acionado, ele muda a pressão das pinças. Isso é muito perigoso! O carro dá freadas bruscas!

 

COISA QUE IRRITAM!

  • Itens de conforto
    • Não existem itens de conforto, simples assim. O carro é praticamente um Celta maior, o que o leva a 2ª posição de "tosquice". Nem vou detalhar muito para não se estender nos comentários, mas o projeto, levando em consideração os mimos, parou no tempo...
    • Tem trava elétrica, mas não tem controle remoto. Quando você anda com o carro ele não trava sozinho, e quando desliga, ele não destrava. Aperte o botão de desarme da trava para não passar raiva quando for pegar algo na porta de traz e ela não abrir.
    • Falta porta-trecos.
    • Falta um computador de bordo, mesmo que seja básico. É algo tão fácil de fazer que beira o ridículo. Os dados estão lá no OBDII da IE do carro. Só exibir! Isso acontece também nos Ka SE. R$ 40.000,00 em carros que não tem o mínimo de informação é "pacaba"!
    • Não tem abertura de porta malas interno. Nem de tampa do tanque.
    • Neste modelo que peguei, apesar de zero KM, a tampa do porta-malas só fecha na porrada.

 

TESTE DE DESEMPENHO

Esta sessão é nova.

Faço um teste simplista de aceleração em 1 Km numa BR, sempre depois das 23 hrs quando a BR está vazia para testar o quanto cada carro anda. Aqui o trecho: https://goo.gl/maps/QmUPz4PFKo42

 

Utilizo o APP RaceChrono, que é muito preciso. A lista está ordenada pelo menor tempo total.

|------------- Veículo ------------- | -- Data -- | - Parcial - | - Veloc. - | - Total - | - Veloc. - |

| | | 400 mts | (Km/h) | 1000 mts | (Km/h) |

|-----------------------------------------------------------------------------------------------------|

| Focus 2.0 - 155 cv (2009) | 02/12/2014 | 15,45 | 126,90 | 29,66 | 149,10 |

| Ka 1.6 - Preparado 120 cv (2003) | 08/11/2014 | 15,75 | 130,90 | 29,71 | 152,50 |

| Ka+ 1.5 - 110 cv (2015) | 24/07/2016 | 17,21 | 126,50 | 31,52 | 154,70 |

| J2 1.3 - 108 cv (2013) | 04/12/2014 | 15,75 | 128,30 | 32,70 | 145,60 |

| Fiesta 1.5 - 112 cv (2014) | 29/04/2015 | 18,17 | 122,10 | 33,08 | 144,70 |

| Gol 1.6 - 105 cv (2017) | 04/08/2016 | 18,10 | 118,40 | 33,10 | 143,40 |

| Ka 1.0 - 85 cv (2016) | 29/07/2016 | 18,71 | 112,80 | 35,00 | 134,20 |

| Celta 1.0 - 78 cv (2014) | 15/10/2014 | 19,61 | 111,00 | 36,65 | 125,10 |

| Sandero 1.0 - 80 cv (2015) | 11/07/2016 | 20,02 | 106,80 | 37,00 | 130,10 |

| Ônix 1.0 - 80 cv (2015) | 04/07/2016 | 21,44 | 104,90 | 38,62 | 128,20 |

|-----------------------------------------------------------------------------------------------------|

 

TESTE DE CONSUMO

Esta sessão é nova.

A lista está ordenada pelo menor consumo na cidade no Etanol, visto que é o combustível com melhor custo benefício e mais utilizado em Curitiba.

Os valores são médias, portanto os valores podem representar mais de uma locação.

| --------------- Veículo--------------- | ----- Cidade -----| ----- Estrada -----| ----------- Observações ----------- |

| | Gasolina | Etanol | Gasolina | Etanol | |

|-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

| Ka 1.0 - 85 cv (2016) | 0,00 | 13,30 | 0,00 | 0,00 | Sem uso de AC. |

| HB20 1.0 - 80 cv (2016) | 0,00 | 10,50 | 0,00 | 0,00 | Sem uso de AC. |

| Sandero 1.0 - 80 cv (2015) | 0,00 | 10,00 | 11,00 | 11,00 | Sem uso de AC. |

| Ônix 1.0 - 80 cv (2015) | 0,00 | 9,50 | 10,50 | 10,50 | Sem uso de AC. |

| Gol 1.6 - 105 cv (2017) | 0,00 | 8,90 | 0,00 | 0,00 | Sem uso de AC. |

| Focus 2.0 - 155 cv (2009) | 10,00 | 7,50 | 12,00 | 10,50 | Média geral histórica |

| Ka 1.6 - Preparado 120 cv (2003) | 10,00 | 7,00 | 13,00 | 10,00 | Média geral histórica |

| Ka+ 1.5 - 110 cv (2015) | 0,00 | 0,00 | 11,00 | 11,00 | Sem uso de AC. |

| J2 1.3 - 108 cv (2013) | 15,00 | 0,00 | 15,00 | 0,00 | Média geral histórica |

|-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

 

 

COMENTÁRIOS GERAIS

Carro tosco e projeto ultrapassado, ou seja, "pé de boi". Sem mais.

Acho um absurdo este carro, mesmo sendo 1.6, estar numa categoria de locação acima do HB20, Ka, Ônix e Sandero. Quiçá, deveria estar no mesmo patamar do Celta e Unão. Mas isso é reflexo da fama do Gol. Nos áureos anos 90 e começo dos 2000, este carro sem dúvida era uma excelente compra, mas muito pela "falta" de concorrência descente do que pelo que entregava.

Tem muita gente ignorante (no sentido de não conhecer) alugando carro, e mal sabem sobre outros modelos de carros e suas características. Meu pai e minha esposa são exemplos: Carro para ela sempre foi FIAT, até termos um GM e um Ford, e agora, locando carros ela está mais "ligeira" no assunto. Carro para meu pai é Gol, mas quando ele andou com o Sandero e o Ka+ ficou sem me responder se trocaria o Gol por estes.

 

 

Resumo: Locaria novamente somente para uso urbano, se não tiver outra opção. Para viagens, nem mesmo curtas não locaria.

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... DADOS DO CARRO

Gol 1.6 MSI, com AR e Direção, mas basicão. 5 mil rodados. Vidros dianteiros e travas elétricas, ABS e Air Bag, 4 portas.

NOTA IMPORTANTE: Este modelo de veículo deve ser uma versão exclusiva para frotista, pois na documentação do carro consta como GOL TL MBV (105 cv)....

 

Verdade, este deve ser mesmo o Trendline :positivo:

 

Procurei o novo Gol no leque de opções do site da Volkswagen e só achei essas 4:

 

http://www.vw.com.br/pt/carros/gol/versoes.html

 

Trendline 1.0 - Trendline 1.6 - Comfortline - Highline

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  • Vida a bordo
    • Os mostradores são bons, mas o velocímetro é poluído. Marca até 240 Km, então as marcações ficam amontoadas. Se marcasse até 200 Km seria mais nítido saber a velocidade....

 

Concordo, afinal a velocidade máxima do carro segundo a própria Volkswagen é de:

 

Velocidade máxima 188km/h (E) / 186km/h (G)

 

http://www.vw.com.br/pt/carros/gol/versoes.s9_trimlevel_detail.suffix.html/gol-trendline~2Ftrendline-1-6.html#/tab=e7ff5197c8f1a70f34cbbcfe5d007f79

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  • Câmbio
    • Curto, preciso e bem posicionado. Essa é a marca registrada dos VW e eu adoro este câmbio...

 

Exatamente o que eu também mais gosto em um Volkswagen. :yes:

 

Pena que um carro não é feito apenas de câmbio. :risada:

 

 

...

PONTOS FRACOS ...

  • Bancos ...
    • O encosto das costas é estreito, e no geral a impressão é que você está sentado e encostado numa tábua, igual aos bancos dos Airbus que circulam no Brasil...

 

:shock::risada1:

 

Foi o que eu disse, pena que um carro não é feito apenas de câmbio! :risadinha:

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