Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Ric Flórida

COMENTS & DICAS - Pilotagem e conduta

Recommended Posts

Pessoal,

se me permitem, é com a melhor das melhores intenções que gostaria de fazer alguns comentários e passar algumas dicas. Para o bem da categoria e da liga, por corridas melhores, mais disputadas e mais divertidas. Pode ser?

=========================================================================================================

 

Pra começar, IMHO, as corridas da NASCAR tem peculiaridades extremamente semelhantes as corridas de ENDURANCE. E nestas poucas corridas que fiz neste meu retorno à liga, pude notar que alguns pilotos assumem equivocadamente ou inadvertidamente uma postura que seria apropriada para corridas de SPRINT.

 

É com base neste raciocínio que me veio a intenção de colocar alguns questionamentos no sentido de tentar passar uma visão diferente da categoria, para que reflitam e se acharem por bem, adotarem uma postura mais apropriada para o estilo da mesma.

 

Sendo assim, acredito que estratégia, paciência, prudência, direção defensiva e regularidade são o foco principal da categoria.

 

Portanto, não adianta nada botar o coração na chuteira e acertar o muro em seguida pq é meramente impossível andar o tempo todo com a faca nos dentes.

 

É muito melhor colocar o cérebro na sapatilha pra poder raciocinar e calcular a hora certa de mostrar arrojo. Agindo assim, com certeza teremos corridas e disputas sensacionais.

 

A dinâmica da Nascar é como um Jogo de Xadrez. Um movimento de cada vez, pensando lá na frente o que pode acontecer e dependendo da reação do oponente, mudar a estratégia ou os próximos movimentos.

 

Da mesma forma como no alpinismo, onde o alpinista se vê obrigado a retroceder alguns movimentos pra chegar ao cume da montanha. Qual o problema em deixar o cara passar, se ainda terá que trocar pneus e reabastecer? Você e ele ainda terão que fazer mais um ou dois pits,,,

 

Invertendo a situação de ultrapassagem, qual o problema de esperar uma volta ou duas a mais pra dar o bote? Se vc percebe que ele está inseguro, se sentiu que o cara está instável, espera ele se aprumar e passe com segurança.

 

Se vc chegou nele é pq está mais rápido e se está mais rápido, pode esperar, pode dar uma distancia segura e pode se dar ao luxo de buscar ele novamente e passar onde e quando quiser. Você está com a faca e o queijo na mão,,,

 

Não há razão que justifique defender posição. Deixe o cara ir embora. Ele vem babando? Deixe ele ir,,, qual o problema? Se vc tentar resistir vai ser pior, pois os dois irão perder tempo e o risco de muro será muito maior. Ou seja, de um jeito ou de outro, a única coisa que vc pode ganhar com esta atitude é prejú.

Faz sentido repetir o mesmo erro corrida após corrida?

Se vc bloqueia, fatalmente vai perder tempo juntamente com o cara que está bloqueando, o pelotão da frente vai embora e o pelotão de tras chega em vc. Pense na oportunidade que vc perde ou deixa de ganhar agindo assim.

 

De outra maneira, se vc deixar o oponente passar, ele estará se arriscando sozinho e vai queimar pneu e combustível desnecessariamente enquanto vc estará poupando com segurança e mantendo a sua média. Ou ainda, ele pode te mostrar um caminho que vc não estava enxergando e assim lhe puxar pra frente na referência dele,,,

 

(Com tudo isso, eu sinceramente, não consigo entender como um piloto não consegue enxergar que o block só lhe traz prejuízo.)

 

Mantendo ritmo moderado, mais cedo ou mais tarde vc passará por ele dando tchauzinho, sem fazer força ou correr risco, pois, ele não conseguirá andar o tempo todo em rítmo forte. Ninguém faz mágica, mas todo mundo erra.

 

Lembre-se, você pode fazer um pit mais rápido, ele pode detonar mais os pneus do que vc, pode dar um esfrega no muro,,, Os fatores que determinam o resultado final de uma prova como esta são infinitos. São variáveis incontáveis, não apenas socar o pé na tábua. E é a eficiência na soma destes fatores que vai lhe proporcionar a vitória. São muitas nuances e variáveis não é mesmo?

Então, por quê focar apenas no pedal do acelerador?

 

Portanto, não faz o menor sentido, numa corrida de 100 voltas, arriscar um 3wide na primeira volta como se a segunda fosse a última. Como também não faz sentido essa mesma atitude nas relargadas.

 

Considere que vc está frio, de pneu frio, desconcentrado, alto nível de adrenalina e por aí vai. O custo-benefício destes riscos é muito alto, por isso, totalmente desnecessário. Some todos estes fatores e considere que o piloto do lado também está nas mesmas condições e veja que a possibilidade da manobra terminar no muro e com a corrida de vários pilotos é muito grande.

Vale a pena isso? Pra quê?

 

É arrojado? Belezz! Ótimo!!! Mas só arrojo não vence corrida! Muito pelo contrário, perde-se muito mais do que se ganha, principalmente em corridas de longa.

 

Então, use a inteligência, pra poupar carro, pneus e combustível pra mostrar a sua agressividade no momento adequado pq na primeira volta ou nas relargadas, a menos que esta relargada seja no stint final, isso não é arrojo e sim insensatez, imaturidade ou até mesmo, insanidade. Ou tudo isso junto né,,, hehehe

 

Se a gente deixar a corrida fluir como deve, dá pra colocar em prática a estratégia que é o grande barato da Nascar e que muito pouco ou quase nada temos chances de curtir com tantas YFs.

 

Dê ao menos três voltas pra buscar o ritmo depois das YFs. Pneu frio não tem santo que vire rápido sem cometer erro. Vc já repetiu essa façanha inúmeras vezes e ainda não entendeu que vai dar merda novamente?

 

Dá uma tiradinha de pé, aquela bem de leve, só pra estabilizar e fica na cola do cara. Dá uma sopradinha no cangote dele de vez em quando, tenta induzi-lo ao erro, enfim,,, use a cabeça também.

 

Superspeedway tem um componente a mais onde o adversário se torna seu aliado na troca de vácuo ou na briga das linhas de dentro X fora, mas, como fazer isso no desespero? Todo mundo só quer andar na de dentro,,, Em Daytona tentei puxar a linha de fora várias vezes e fiquei sozinho lá em cima,,, Na primeira volta já tinha nego se matando pela linha de dentro!?!?

 

Particularmente, eu prefiro perder disputando do que vencer passeando em YF.

 

Por favor, galera, reflitam que vale muito a pena,,, Temos vários exemplos de pilotos que andam com prudência/cautela e estão sempre entre os primeiros.

 

Por outro lado, também temos vários extremamente rápidos que não conseguem bons resultados.

 

Basta se perguntarem o porquê destes fatos e compararem com o que eu estou dizendo.

 

Parte deste comentário é experiência própria e parte dele é opinião embasada pela vivência de vários anos no automobilismo real/virtual.

 

Mas, acreditem se quiser, há muito tempo, colocamos isso em prática numa liga Argentina! E deu certo! ! ! É daí que vem a experiência que citei.

 

Lá, os caras são malucos e pegam pesado, mas, são honestos e têm um fair-play inimaginável por nós em se tratando de Argentinos. kkk mas, é vero. Se te dá um toque e te prejudica, ele encosta o carro e só sai do lugar depois que você passa por ele novamente,,, Eles prezam a boa disputa e não a vitória a todo custo.

 

E é por isso que digo e acredito que é Possível evoluir!

Acidentes sempre existirão, mas, com certeza podemos reduzir.

 

Com boa vontade, consciência e adesão de todos, acredito que podemos fazer o mesmo que los hermanos e consequentemente uma mudança de atitude nestes moldes só nos trará benefícios, mais diversão e menos stressSS ss SS.

 

Bom, a intenção aqui deste post é agregar conhecimento e buscar a evolução de todos.

Então, quem quiser colaborar e passar alguns "segredinhos" e dicas fique à vontade.

 

*** Finalmente, Ufa!

Galera, acho que escrevi demais né?

Me perdoem se fui repetitivo no texto.

Mas, foi por uma boa causa e com a melhor das intenções.

  • Like 6

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais dois cents,,,
==============

Em treinos:

- Faça alguns stints completos pra sentir o comportamento do carro com pneus gastos.

- Procurem fazer várias voltas andando fora do traçado ideal. Com e sem pneu.
Isso te dará noção do comportamento do carro em caso de disputas onde vc precisa sair do traçado.

Pra quem anda de cockpit: (o espelho é traiçoeiro e engana)

- Simule situações diversas com as AIs em que vc esteja bem próximo delas, dê um pouse e mude a câmera de visualisação pra comparar a distância que vc vê pelo espelho com a visão externa. Com o tempo vc vai se acostumando e tendo uma melhor noção do espaço, mas, nunca deixe de praticar este procedimento. Eu costumo fazer isso direto e nunca me sinto totalmente confortável em algumas situações. Por isso é bom sempre estar repetindo.

Em corridas:


- Evite o door-to-door muito colado e/ou por muito tempo. (warps são fatais nesta situação)
Procure deixar um espaço razoável entre vc e o oponente, caso algum dos dois dê uma balançada ou ocorra um warp, não atingirá o outro.

- Pelo mesmo motivo, evite o corredor muito apertado entre o oponente e o muro.

 

* * *
Algumas destas dicas são bem básicas, mas, sempre tem alguém que não percebe um detalhe ou outro, então acho que é bom para que sirva de alerta para os menos experientes. :positivo:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Boa Flórida :positivo1:

 

Valeu Juna,

Vamos passar pra frente as nossas experiências.

 

O grande barato do fórum é exatamente este, a troca de informações.

Sendo assim, é importante que todos também contribuam com as suas. :positivo:

 

ArroXa aí e passa meio kilo dos seus segredinhos, a galera vai agradecer de coração. :yes:

 

:piloto:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Show, Florida! :zamigos:

melhor explicado que isso, é impossível! :yes:

 

quando entrei aqui na liga alguém postou algo do tipo "é IMPOSSÍVEL ganhar a corrida na primeira volta; mas PERDER na primeira volta voce pode!"

não sei se não foi o Roberto Pereira, só sei que nunca mais esqueci pq é bem verdade!!!

 

eu corro sem me preocupar com posição...

SE, e apenas SE eu estiver viva e com o carro em condiçoes quando o spotter avisar "10 voltas pro final" , aí sim eu penso

"bom, nessa eu estou com condições de lutar por um top 5 ou um pódio... hora de faca na caveira!"

Antes disso, não vale a pena se distrair cuidando a posição dos outros pq eu sei que até o final provavelmente muitos já terão até abandonado.. :mellow:

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
...

(Com tudo isso, eu sinceramente, não consigo entender como um piloto não consegue enxergar que o block só lhe traz prejuízo.)

...

 

ainda tentando entender os blocks... :mellow:

 

e quando o piloto que bloqueia já está volta atrás e bloqueia quem está na volta do líder, que motivação ele tem pra fazer isso?

será que é ajudar um colega de equipe? será que eles pensam que isso é "jogo de equipe"?

será que o colega de equipe acha legal essa atitude de um parceiro? tipo ser ajudado "assim"? eu duvido... :mellow:

 

então meus amigos blockrs, convido voces a refletirem sobre suas motivações na pista... e mais,

convido voces a correrem focados nos próprios campeonatos e contribuirem para uma LBN ainda mais legal na proxima temporada...

 

nos vemos na T2 :piloto::positivo::thanks:

Share this post


Link to post
Share on other sites
eu corro sem me preocupar com posição...

SE, e apenas SE eu estiver viva e com o carro em condiçoes quando o spotter avisar "10 voltas pro final" , aí sim eu penso

"bom, nessa eu estou com condições de lutar por um top 5 ou um pódio... hora de faca na caveira!"

Antes disso, não vale a pena se distrair cuidando a posição dos outros pq eu sei que até o final provavelmente muitos já terão até abandonado.. :mellow:

cintia,eu sempre pensava assim também...

mas cinceramente nunca me ajudou a ganhar corridas...eu mudei drásticamente meu jeito de trinar e meu jeito de correr...

 

agora vou estilo CLAUDIO AUGUSTO...arriscando muito...errando mais do que acertando mas M U D E I !!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
ainda tentando entender os blocks... :mellow:

 

e quando o piloto que bloqueia já está volta atrás e bloqueia quem está na volta do líder, que motivação ele tem pra fazer isso?

será que é ajudar um colega de equipe? será que eles pensam que isso é "jogo de equipe"?

será que o colega de equipe acha legal essa atitude de um parceiro? tipo ser ajudado "assim"? eu duvido... :mellow:

 

então meus amigos blockrs, convido voces a refletirem sobre suas motivações na pista... e mais,

convido voces a correrem focados nos próprios campeonatos e contribuirem para uma LBN ainda mais legal na proxima temporada...

 

nos vemos na T2 :piloto::positivo::thanks:

BLOCKMAN!!!!!!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
cintia,eu sempre pensava assim também...

mas sinceramente nunca me ajudou a ganhar corridas...eu mudei drásticamente meu jeito de trinar e meu jeito de correr...

 

agora vou estilo CLAUDIO AUGUSTO...arriscando muito...errando mais do que acertando mas M U D E I !!!!!

 

 

kkkkkkkkk ó o legado do Cabron... brincadeira.. :no::hahaha::hahaha::hahaha:

 

 

beleza, o que eu fiz foi um convite á reflexão, aceita quem quer! :positivo1:

 

agora, eu quero ver se todos decidirem correr assim, se vai ter corrida.... :risada:

 

 

BLOCKMAN!!!!!!!!!

 

JOL!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

:P

Share this post


Link to post
Share on other sites
cintia,eu sempre pensava assim também...

mas cinceramente nunca me ajudou a ganhar corridas...eu mudei drásticamente meu jeito de trinar e meu jeito de correr...

 

agora vou estilo CLAUDIO AUGUSTO...arriscando muito...errando mais do que acertando mas M U D E I !!!!!

Mas o Augusto é uma desgraça de rápido, vc vai focar logo na parte ruim dele. kkkkk

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora falando sério, já que é um tópico sobre dicas, vou elaborar algumas que acho q servem pra Lbn.

 

1- Largadas

Quanto já foi discutido isso aqui e na hora da corrida quase sempre da merda. Como não temos um regulamento sobre ajudas acontece muito de pilotos q estão tentando se acostumar sem elas se embolarem com que usa. Em uma largada chega a ser até covardia. O cara de pneu frio, sem ajuda lutando pra não errar e com certeza ta largando na frente pois da diferença usar ou não ajudas, o outro larga com tudo coloca de lado e dane-se. Minha dica neste caso é bem simples, respeitem-se. Largou mal, não feche quem for por dentro, se vc largou na frente , em tres ou quatro voltas vc passa o cara novamente. Largou bem, vai com calma observe se o piloto não vai te fechar, embora muitos critiquem os bloqueios, ja cansei de ser fechado logo q da a largada. Evitem disputas com quem se sabe que é arriscado, todos ja se conhecem a um bom tempo. Cuidem do seu espaço, se tem alguém muito perto, deixa ir, ele está te atrapalhando. Para se ter um rendimento bom, vc precisa estar confortável, deixe as disputas para quando vc tiver uma previsão do prosseguimento da corrida.

2 - Tráfego

Seria interessante ter uma regra que determine o posicionamento do retardatário, mas não temos, e ninguém é obrigado a dar passagem. Aqui temos uns três tipos de pilotos, tem os que dão passagem mas dão muitos sustos kkk, pois eles não tem aquela perfeição no traçado. Tem aqueles que vc pode mergulhar q vc sabe que vão abrir. Tem aqueles q vc precisa estar com ação de ultrapassagem para eles abrirem, e tem aquele q quando ta com o ... virado pra lua e resolve fuder só pra ser do contra kkkkkk. O mais importante nesse item é conhecer seus oponentes.

3 - Humildade.

Nesse jogo treino é tudo, se vc não tem uma carga de treinos boa, tem q ter humildade e se posicionar de uma forma em que se sinta confortável com seu rítmo. Não adianta ser hot Laper e na corrida só se envolver em acidentes. Acertar uma volta é fácil, tem que acertar todas para vencer.

4 - Controle

O carro precisa fazer o que vc quer, e vc precisa saber o que quer do carro. Faça um teste básico, igual àqueles q tem nos jogos GT. Acelere em uma reta e freie, se vc rodar ou balançar vc ta ruim de controle. Em qualquer situação durante uma corrida, o controle de carro é o mais importante, se vc não consegue parar em uma reta, imagine na curva. Existem técnicas para isso, se informem e treinem, quando tiverem controle de frenagem lhes garanto de 3 a 4 décimos mais rápidas.

 

por agora é só kkkk

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...