Jump to content
Forum Autoracing
Lino

[S2/2015] LIGHT SERIES - TÓPICO OFICIAL

Recommended Posts

Aproveitando a deixa do Lino que já mostrou algumas novidades da S1, queria apresentar algumas idéias que surgiram em debates internos da MWR. As melhores idéias vieram do Bremer, que inclusive conseguiu melhorar as outras idéias apresentadas. Ou seja, no final, todo esse resumo é do Bremer, mas to escrevendo aqui porque to com tempo livre pela manhã e to querendo perturbar o Lino - e fazer uma LBN ainda melhor, apesar de já estar foda pra caraleo.

 

Bom, vamos lá. Primeiro, a manutenção do que está funcionando: porcentagem de corrida e nível de desgaste de pneus e combustível em 3x, que proporcionam mais pits e diferentes estratégias na corrida.

Uma alteração no sistema de prova seria interessante, mudando o damage de moderado para realístico, já que o dano realístico pode fazer com que os pilotos sejam mais cautelosos durante a corrida, pois sabem que acidentes ou um simples contato no muro nas saídas de curva podem fazer com que o carro perca rendimento e/ou até sejam obrigados a abandonar a prova.
Outro ponto que está bom, mas em razão do pequeno número de pilotos ativos acaba sendo complicado: o sistema de punição por acidentes. O sistema atual, até pelo número de pilotos ativos atualmente, faz com que muitas vezes o piloto envolvido em apenas um acidente perca mais pontos do que quem não correu e optou pelo provisional, contribuindo para o esvaziamento da Liga.
Se contarmos como no final do S2 com um gerente externo, poderíamos colocar uma regra de YF, onde o piloto tem um número X de YF que ele pode causar. Se causar mais que esse número (Ex.: 3), deve dar retire. Poderia funcionar como no Bullring, onde o gerente pergunta quem foi o responsável pela YF, e o piloto deve se indicar. Se não se indicar, os envolvidos devem ir pro final do grid e o gerente vai ver no replay quem foi o causador.
Agora sobre a participação de pilotos da Pro. Neste semestre isso foi essencial para a manutenção de um grid mínimo para o acontecimento das provas. Mas seria interessante para o campeonato que eles não pontuem, como acontece na Nascar Real. Sabemos da dificuldade de isso ser implementado no BD atual, mas acreditamos que a dificuldade possa ser contornada. Uma possibilidade é o acrescimo de um (P) aos pilotos Pro que participem do campeonato da Light. Outra é que os pilotos Pro que participem da categoria fiquem com uma marcação semelhante ao vermelho que marca os pilotos que atingiram o limite de provisionais. Assim ficaria facilmente identificável quais seriam os pilotos que competem pelo título na categoria. Uma terceira possibilidade seria manter o BD como está atualmente, com a publicação, em paralelo, de uma planilha Excel ou SLS (qualquer que seja a alternativa mais simples) contando apenas com a pontuação dos pilotos que disputam o campeonato. Essa terceira opção possibilitaria que qualquer outra pessoa da Liga possa contribuir e fazer a atualização, enviando sempre para a gerência para aprovação e publicação no site ou fórum. Não precisaríamos alterar as colocações dos pilotos por prova. Se os Pilotos da Pro fazem 1º, 2º e 3º, e da Light em 4º e 5º, a pontuação contará apenas do 4º e 5º, não passando o 4º para primeiro.
Outra ótima idéia (excelente, Bremer) seria a criação de um campeonato de rookies na Light, para motivar a participação de pilotos que ingressem agora na Liga, ou mesmo pilotos que estão ausentes por um longo período e queiram regressar, que podem ser considerados aptos para essa disputa mediante avaliação da gerência da Liga.
E, nessa questão Light x Pro, para garantir o equilíbrio entre as equipes, pode ser limitada a presença de pilotos Pro a apenas 1 ou 2 por equipe. A pontuação ou não deles no campeonato de equipes também pode ser avaliada. Isso é interessante até para a equipe ter um "professor", que vai passar boas indicações para os pilotos crescerem na liga.
Também poderíamos permitir que um piloto Pro atue como spotter da equipe na Light. Esse piloto ajudaria os demais com orientações na pista, prevenção de acidentes e estratégias de equipe, mas não poderia em hipótese alguma entrar na pista, mesmo no practice. Também seria uma importante ajuda para os novos pilotos da liga, que contariam assim com alguém para lhes dar dicas e informações, o que muitas vezes é complicado para companheiros de equipe que participam das provas. Cada equipe seria responsável por informar o gerente da categoria quem seria o spotter, até um prazo a ser definido pela Liga. A forma como seria informada a escolha do spotter também ficaria à critério da LBN.
A criação de um dia de treinos oficiais da categoria, para ajudar os pilotos novos a se adaptar ao simulador, regras da liga e aos seus colegas de pista. Tivemos nesse ano o caso do piloto E. Pereira, que entrou sem participar ao menos de um treino coletivo, não conseguiu se acertar na pista, causou acidentes e acabou desistindo. Essa situação poderia ser resolvida com os treinos livres. Além dos pilotos da categoria, seria importante a presença de pilotos mais experientes convidados pela Liga para dar dicas aos novatos. Seria uma forma de recriar a escolinha que tivemos na liga.
Também seria interessante estruturar o Briefing. Acabei (Walter) errando um tanto quando assumi essa responsabilidade, mas na última etapa resolvi seguir uma cartilha, que pretendo melhorar para 2016. O briefing serve não para falar apenas da pista, mas principalmente para expor as regras. Então é necessário, mesmo que todos já saibam, revisar antes de cada prova a questão de bandeiras, a questão de procedimentos de PIT, de LD, de RBTTL, bem como as regras da Liga quanto a acidentes. Assim todo mundo é relembrado de como a corrida deve andar.
Outros 2 pontos a serem discutidos são:
- Mudança do carro da Light (de Gen6 para Truck): Por serem mais fáceis, seria uma boa opção para adaptação de novos pilotos. Em contrapartida, a passagem da Light para a Pro seria mais complicada, o que poderia causar problemas na categoria principal conforme a chegada de novos pilotos.
- Reorganização de pilotos nas categorias: com certeza temos pilotos que voltaram há pouco para a liga e, mesmo em poucas corridas, demonstraram ter condições de correr com os melhores (Light > Pro). Ao mesmo tempo, provavelmente temos na Pro pilotos que não se adaptaram ao setup livre e ao nível das disputas. Por isso acreditamos que seja possível redistribuir os pilotos entre as categorias, deixando na Light apenas pilotos iniciantes ou que precisem de mais tempo e treino para evoluir a ponto de competir na categoria top.
Bom, era isso que tínhamos a acrescentar nessa discussão para a S1 de 2016.
Um abraço e desculpa o textão.
  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tá louco Petla!!!

Isso aí está maior que a carta do Temer para Presidanta!

 

Comecei a ler e no 3o parágrafo só li: "bla bla bla..."

 

 

To zoando... li tudo. Tem muitas idéias interessantes, algumas das quais eu penso similar e até já cheguei a conversar com o Lino.

 

O maior problema no momento vai ser a quantidade de pilotos na liga. Isso pode minar algumas boas idéias... mas enfim, idéias coerentes são sempre bem vindas, independente de serem possíveis ou não em determinado momento.

 

:zamigos:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom Petla, mas vou precisar de uma semana para ler... :risada:

 

li o início e são idéias que eu já tinha em mente, o que demonstra estarmos alinhados. Prometo ler o resto, com certeza vai nos ajudar a fazer uma LBN NR2003 ainda melhor em 2016.

 

Obrigado! :zamigos:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com tudo menos q o piloto da pro não pontue na light pois gostaria de participar da light e fazer algumas provas da pro e gostaria de pontuar nas duas o resto pelo menos para mim está perfeito

Share this post


Link to post
Share on other sites

Por exemplo meu objetivo ano que vem seria disputar a light com set fixo ! E participar dee fazer algumas provas da pro aí por esse critério teria que abrir mão da pro ? Correto! ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha Sugestão é simples para LIGHT:

 

Não podemos descartar o fato de que a LIGHT teve o grid com média de 20 pilotos justamente porque liberam a categoria para alguns pilotos PRO. Senão tivesse acontecido isso com certeza a categoria estaria com a média muito menor e isso vai desanimando os pilotos ainda mais.

 

Pra mim, Independente do piloto ser PRO, a liga deveria limitar os pilotos na LIGHT, ou seja:

 

1) Piloto PRO que terminou o champ 2015 do 1º ao 7º (Vetados à participar da LIGHT)

2) Piloto PRO que terminou o champ 2015 a partir da 8ª colocação (Liberados à participar da LIGHT, mas qualquer pontuação por punição que venham a receber, essa terá efeito 2x).

 

Acredito ser uma formula razoavelmente boa para todos, até porque tem bons pilotos na PRO que terão dificuldade de correr na PRO devido ao calendário (terça-Feira) e ao mesmo tempo, esses pilotos não teriam tanta vantagens em relação aos verdadeiros LIGHT, se bem que de LIGHT não vi nada, porque a galera tá mandando muito bem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A light só tem fera inclusive aos novatos todos hj em dia q estão na light tem total condição de correr na pro sem qqer exceção isso é um fato raríssimo concordo mas é a realidade atual e aí? É atípico sim com certeza é agora? Agora N podemos deixar de ter abertura preá pilotos novos que entrem na light e façam um campeonato de estreantes com troféu e títulos dentro da própria light isso só estimularia todos novatos e veteranos tenho certeza q tododos vão chegar a um meio termo q agrade e agregue a categoria tá muito bo liga em 6 meses q voltei tá cada vez melhor !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito legal as poucas corridas que corri aqui, essa última então, com 1 YF a corrida inteira, muito show.

 

Corri esse fim de semestre na Light justamente pra me readaptar ao simulador (mais de 10 anos sem correr é muita coisa), próximo semestre pretendo correr na Pro e iRacing. Fico feliz porque não foi tão difícil a readaptação. Claro que o ritmo não seria o mesmo de antes (corria diariamente algumas boas horas, afinal tinha 15-16 anos kkk), mas a questão de não atrapalhar ninguém nem cometer nenhuma infração me deixa feliz.

 

Muito obrigado a todos que me proporcionaram essas horas de diversão, muito bom correr com vocês. Devo encontrar com a maioria na Pro ano que vem, então até lá :piloto:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Finalizados os procedimentos da categoria LIGHT S2/2015, parabéns aos CAMPEÕES:

 

S2/2015:

Ezequiel Matos

Locasom Racing

 

T3/2015:

Ezequiel Matos

Locasom Racing

 

T4/2015:

Roberto Pereira

Team CTR

 

:zamigos:

 

 

 

Parabéns Zeca! :zamigos:

 

Parabéns Roberto Pereira! :zamigos:

 

 

títulos mais que merecidos.

 

obrigada amigos da gerencia e pilotos por mais um ano de diversão

sem cada um de voces isso aqui nao existiria... (ou não teria graça nenhuma) :risada:

 

ano que vem estamos aí novamente, espero vê-los todos novamente :piloto:

 

abraço, turma!

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Estou com vontade de começar na liga em 2016 nesse S1 que está por vir, mas preciso tirar uma dúvida: Até quantas schemes cada piloto pode ter? Pois eu gostaria de ter ao menos duas...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Boa tarde, pessoal. Estou com vontade de começar na liga em 2016 nesse S1 que está por vir, mas preciso tirar uma dúvida: Até quantas schemes cada piloto pode ter? Pois eu gostaria de ter ao menos duas...

Seja bem vindo Vaz,

 

Atualmente podemos ter apenas uma pintura por temporada. Porém com o fechamento da temporada 2015, a diretoria sempre revisa as regras e consequentemente sempre tem oportunidade de mudanças. Quem sabe 2016 teremos mais opções no carset 2016.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Seja bem vindo Vaz,

 

Atualmente podemos ter apenas uma pintura por temporada. Porém com o fechamento da temporada 2015, a diretoria sempre revisa as regras e consequentemente sempre tem oportunidade de mudanças. Quem sabe 2016 teremos mais opções no carset 2016.

Show, seria ótimo ter uma regra possibilitando mais opções... Obrigado pela resposta, nos vemos na próxima temporada hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...