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POTÊNCIA DOS MOTORES F1 de 1950 aos dias de hoje.

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Seguem as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Anos 50 (Em vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 1950 (motores 4.500cc ou 1.500cc comprimidos):

Alfa Romeo 8 em linha 1.500cc comprimido 370 HP a 10.500 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ferrari V12 4.500 cc aspirado 350 HP a 7.000 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/375-f1

 

F1 1951:

BRM V16 1.500cc comprimido 600 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Fonte: http://www.statsf1.com/pt/moteur-brm.aspx

Alfa Romeo 8 em linha 1.500cc comprimido 425 HP a 9.300 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ferrari V12 4.500 cc aspirado 350 HP (no site oficial consta 2.500cc com 210 HP!!)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html

 

F1 1952 (Houve mudança no regulamento motores seriam 2.000cc ou 500 cc comprimidos):

Ferrari 4 em linha 2.000 cc (com o regulamento de F2)185 HP a 7.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/500-f2

Maserati 6 linha 180 HP a 7.300 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3423.php

Gordini 6 em linha 155 HP a 6.000 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

 

F1 1953:

Maserati 6 linha 197 HP a 8.000 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3424.php

Ferrari 4 em linha 2.000 cc (com regulamento de F2) 180 HP a 7.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/553-f2

Gordini 6 em linha 160 HP a 7.000 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-gordini.aspx

 

F1 1954 (Pelo regulamento motores passaram ser de 2.500cc ou 750cc comprimidos):

Mercedes V8 257HP/290 HP a 8.200/8.500 RPM (com injeção direta)

Fonte: Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Ferrari 4 em linha 2.500 cc 260 HP a 7.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/553-f1

Maserati 240 HP a 6.800 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3408.php

 

F1 1955:

Mercedes 8 cilindros em linha 290 HP a 8.500 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari 4 em linha 2.500 cc 260 HP a 7.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/555-f1

Maserati 8 em linha 260 HP a 7.700 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3411.php

 

F1 1956:

Ferrari 4 em linha 2.500 cc 265 HP a 8.000 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/d50

BRM 4 cilindros 260 HP a 8.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Maserati 2.500cc 240 HP a 7.200 RPM (670 kg)

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/438/Maserati-250F.html

 

 

F1 1957:

Maserati V12 320/310 HP a 9.500/9.300 RPM (Modelo 250 F T2 para a última corrida do ano, usava injeção, pesava 650 kg. Esse foi o motor 2.500 cc mais potente dos anos 50, mas ele não ganhou a corrida provavelmente pelo PESO EXCESSIVO do motor)

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/car/1903/Maserati-250F-T2--V12-.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3417.php

Vanwall 285 HP a 7.300 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/vanwall/autos/5234.php

BRM 4 cilindros 280 HP a 8.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ferrari 4 em linha 2.500 cc 275 HP a 8.400 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/801-f1

Maserati 6 L 270 HP a 8.000 RPM (Modelo 250F T2- Lightweight pesava 630 kg)

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/3965/Maserati-250F-T2--Lightweight-.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/maserati/autos/3416.php

 

F1 1958:

Maserati 6L 310 HP a 8.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ferrari 4 em linha 2.500 cc 280 HP a 8.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/246-f1

BRM 4 cilindros 280 HP a 8.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Climax 4L 194 HP a 6.750 RPM (Lotus 12)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

 

F1 1959:

Ferrari 4 linha 2.500 cc 295 HP a 8.600 RPM(pesava 560 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/256-f1

BRM 4 cilindros 285 HP a 8.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Clímax 4L 243 HP a 6.800 RPM (Cooper e Lotus 16)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

 

PP

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Segues as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

ANOS 60 (Em vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 1960:

Ferrari 4 linha 2.500 cc 263 HP a 8.300 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/246-p-f1

Clímax 4L 240 HP a 6.800 RPM (Cooper e Lotus 18)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2952.php

 

F1 1961 (motores passaram a ser 1.500 cc, peso mínimo de 450kg):

Ferrari V6 1.500 cc 190 HP a 9.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/156-f1

Climax V8 187 HP a 8.500 RPM (Cooper Alemanha em diante)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

Porsche 175 HP/165 HP a 9.000 RPM/8.500 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/porsche/autos/4234.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/porsche/autos/4233.php

Clímax 4L 155 HP a 7.500 RPM (Cooper, Lótus 21 e BRM)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2954.php

 

F1 1962:

Ferrari V6 1.500 cc 190 HP a 9.500 RPM (não consta informação no site oficial)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ferrari.php

BRM V8 1.500 cc 188 HP a 10.250 RPM (BRM e Lotus 24 no final do ano)

Fonte: http://www.allf1.info/

Clímax V8 1.500 cc 187 HP a 8.500 RPM (Lotus 18 e 21)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2959.php

Porsche 165 HP a 8.500 RPM 8 cilindros boxer

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

 

F1 1963 (4 motores adotaram injeção na alimentação), carros passavam 450 kg a 480 kg:

Ferrari V6 1.500 cc 205 HP a 10.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/156-f1-63

BRM V8 201 HP a 10.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Clímax V8 198 HP (*)/195 HP a 9.500 RPM (Lotus 25)

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/267/Lotus-25-Climax.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2962.php (*)

Porsche 165 HP a 8.500 RPM 8 cilindros boxer

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/porsche/autos/4236.php

 

F1 1964:

Honda V12 220 HP a 11.000 RPM(com 4 válvulas por cilindro, com 12 carburadores!!)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Ferrari12 boxer com 220 HP a 11.500 RPM (com injeção indireta)

Ferrari V8 210 HP a 11.000 RPM (com injeção direta) dois comandos de válvula, cabeçote de liga leve e taxa de compressão 9,8:1 (estreou nos EUA)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/158-f1 , Anuário FS 1987 pg 58 e Livro F1 Moderna pg 73 e 83

BRM V8 205 HP a 10.500 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Conventry-Clímax V8 203 HP a 9.800 RPM (Lotus 25 e 33)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2965.php

Porsche 165 HP a 8.500 RPM 8 cilindros boxer

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/porsche/autos/4237.php

 

F1 1965:

Honda V12 240/220 HP a 11.000 RPM (usava injeção direta- Livro F1 Moderna pag 99)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php e http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

Ferrari 12 boxer com 220 HP (não consta essa informação no site oficial)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html

Ferrari V8 com 215 HP (livro a F1 Moderna)

Conventry-Climax V8 213 HP a 10.500 RPM (115 kg) (Lotus 33)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2969.php

 

F1 1966 (Motores passaram a ser 3.000 cc ou 1.500 cc compressor, peso mínimo de 500 kg):

BRM H16 400 HP a 11.500 RPM peso 190 kg (BRM 695 kg e Lotus 43 de Clark pesava +- 700 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

Honda V12 48 válvulas com injeção 400 HP a 11.000 RPM (estreou em Monza, mas o carro pesava 705 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Weslake V12 364 HP a 9.750 RPM(Motor pesava 165 kg e carro Eagle pesava 598 Kg, estreou em Monza)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/eagle/t1g/t1g.php

Ferrari V12 com 360 HP a 10.000 RPM (novo motor no final do ano, carro pesava 604 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-f1-66

Ford V8 350 HP (McLaren) (Ainda não tinha a parceria com a Cosworth)

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/307/McLaren-M2B-Ford.html

Maserati V12 340 HP a 9.500 RPM(Cooper pesava 618 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cooper/autos/1278.php

Repco V8 3.0 315 HP a 7.100 RPM (carro pesava 530 kg- Jack Brabham)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cars.php

Ferrari V6 249 HP a 8.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/246-f1-66

Climax V8 2.0 240 HP a 8.700 RPM (Lotus 33 do Clark)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lotus/autos/2969.php

Climax V8 2.7 240 HP a 6.250 RPM (Hulme na Brabham-500kg e Dan Gurney na Eagle)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/brabham/autos/798.php

 

F1 1967 (Estreando do motor Ford Cosworth):

Weslake V12 416/415 (*)/413 HP a 10.250 RPM/10.200 RPM/ 10.000 RPM (*) (Eagle pesava 553 Kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/eagle/t1g/t1g.php

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-weslake.aspx (*)

Ford Cosworth V8 DFV 405 HP a 9.000 RPM (168 kg) (Lotus 49 pesava 500 Kg)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM H16 420 HP a 11.500 RPM (Lotus 43 pesava 660 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

Honda V12 400 HP a 11.000 RPM (carro pesava 675 kg, depois no final do ano foi para 600 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Ferrari V 12 390 HP a 10.000 RPM (no final do ano o carro pesava 510 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-f1-67

Maserati 380 HP a 9.800 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/cooper/autos/1282.php

BRM V8 365 HP a 9.000 RPM (Lotus 33, McLaren/BRM pesava 510 Kg, estreou no Canadá)

Fonte: Livro F1 Moderna pg 132

Repco V8 um acima de 350 HP a 8.300 RPM (Brabham BT24 com 500 Kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/brabham/autos/806.php

Repco V8 330 HP a 8.300 RPM (Hulme pilotou uma Brabham BT 19 com 530 kg até metade da temporada)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/brabham/autos/803.php

 

F1 1968:

Weslake V12 +- 420 HP (peso do motor 187 Kg- Estimado pelo motor de 1967)

Ford Cosworth DFV 415 HP a 9.500 RPM (motor 161 Kg, peso da McLaren 415 kg e Lótus 49 tinha 400 Kg)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

Honda V12 410 HP a 11.000 RPM (peso do motor 210 Kg, peso do carro+- 600 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Ferrari V12 410 HP a 10.600 RPM (peso do motor 180 Kg, carro pesava 507 Kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-f1-68

Repco V8 400 HP a 7.800 RPM (peso do motor 163 Kg, Brabham pesava 540 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

BRM V12 400 HP a 10.000 BRM (peso do motor 195 Kg, carro BRM 520 Kg e carro Cooper 540 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

Matra V12 395 HP a 10.500 RPM (peso 173 kg) (Matra pesava entre 550 e 600 kg, esse motor era montado nos carros dos segundos pilotos da Matra e só fez 2 pontos na temporada)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Honda V8 refrigerado a ar 390 HP a 10.500 RPM (No final do ano. O motor tinha +- 110 Kg. 100kg a menos que o motor do começo do ano, carro não ultrapassava 500 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

F1 1969:

Ferrari V12 436 HP a 11.000 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-f1-69-2

Ford Cosworth DFV V8 430 HP a 10.000 RPM (Matra/Ford 550 Kg e Lotus 49B Rindt)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM V12 420 HP a 11.500 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

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Seguem as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Anos 70 (Em Vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 1970 (peso mínimo dos carros 530 Kg):

Matra V12 485 HP a 10.400RPM (carro pesava 560 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari V12 450 HP a 12.000 RPM (carro pesava 450 Kg sem lastro)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-b

BRM V12 435 HP a 11.000 RPM (carro pesava 530 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

Ford Cosworth DFV V8 430 HP a 11.000 RPM(Tyrell pesava +- 550 Kg)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf (Lotus 49C e 72 (Rindt e Fittipaldi) e March 580 Kg)

 

F1 1971 (Proibido motor maior de 12 cilindros, introdução dos pneus slick):

Turbina de Helicóptero da Pratt & Whitney 500 HP (Lotus 56B-turbina 700 Kg) Criado em 1957

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-pratt---whitney.aspx

Ferrari 12 boxer 470 HP a 12.600 RPM. Esse motor foi abandonado no meio da temporada.

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-b2

Ford Cosworth DFV V8 (série 11) 470/450HP a 10.000 RPM (Tyrrell +- 530 Kg, March 580 Kg e Lotus 72)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

Matra V12 440 HP a 11.000 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-matra.aspx

BRM V12 435 HP a 10.500 RPM (carro pesava 530 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1972:

Matra 485 HP a 11.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari 12 boxer 470 HP (não consta informação no site oficial)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html

Ford Cosworth DFV V8 450 HP a 10.000 RPM Lotus 72 D

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM V12 450 HP a 10.750 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1973:

Ferrari 12 boxer 485 HP a 12.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-b3-73

Ford Cosworth DFV V8 460 HP a 10.250 RPM Lotus 72E

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM V12 450 HP a 10.750 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1974:

Ferrari 12 boxer 490 HP a 12.500 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-b3-74

Ford Cosworth DFV V8 460 HP a 10.250 RPM (Lotus 76 e 72)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM V12 450 HP a 10.750 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1975:

Ferrari 12 boxer 495 HP a 12.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-t

Matra V12 490 HP a 11.500 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-matra.aspx

Ford Cosworth DFV V8 485 /465 HP a 10.500 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

BRM V12 470 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1976:

Alfa Romeo12 boxer 520/510 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ e Anuário Francisco Santos1989 pg 59 e livro do Pace pg 133

Ferrari 12 boxer 500 HP a 12.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-t2

Matra V 12 500 HP a 11.600 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ligier/autos/2649.php

Ford Cosworth DFV V8 490 (*)/465 HP a 10.750/10.500 RPM (Lotus 77, McLaren, Tyrrell, Penske)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

(*) Meio do ano em diante, fonte: Livro Motores 77 pg 21 e 22.

BRM V12 470 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

 

F1 1977:

Alfa Romeo V12 boxer 520/510 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ e Anuário Francisco Santos1989 pg 59 e livro do Pace pg 133

Ferrari 12 boxer 500 HP (Não consta a informação no site oficial)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html

Renault EF1 V6 1500 cc turbo 500 HP a 11.000 RPM (1977 a 1979) pg 12 (1º turbo da F1)

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf

BRM V12 470 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ford Cosworth DFV V8 465 HP a 10.500 RPM (Lotus MK3)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1978:

Alfa Romeo V12 boxer 520 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari 12 boxer 510 HP a 12.200 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-t3

Renault EF1 V6 1500 cc turbo 500 HP a 11.000 RPM (1977 a 1979) pg 12

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf

Ford Cosworth DFV V8 495HP/475 HP a 10.800/10.750 RPM (MK3 e MK4 Peterson e MK4 e MK4B Andretti. O MK4B ficou conhecido com Lotus 79.)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1979:

Alfa Romeo V12 boxer 525 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari 12 boxer 515 HP a 12.300 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-t4

Renault EF1 V6 1500cc turbo 500 HP a 11.000 RPM (1977 a 1979) pg 12

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf

Ford Cosworth DFV V8 480 HP a 10.800 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

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Seguem as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Na ERA TRUBO houve muito "blefe" por parte das fabricantes, então alguns motores de treinos não foram divulgados e eu tive que estimar sua potência.

 

Anos 80 (Parte I) Em vermelho os campeões com motor mais potente:

 

 

F1 1980:

Ferrari V6 1500 cc turbo 540 HP a 11.500 RPM (corridas) 1º motor turbo da Ferrari

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/126-ck

Alfa Romeo V12 boxer 525 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Renault V6 1.500 cc turbo 520 HP a 11.500 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/renault/autos/4584.php

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

Ferrari 12 boxer aspirado 515 HP (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/312-t5

Ford Cosworth DFV V8 485 HP a 10.800 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1981:

Ferrari 1.500 cc turbo 570 HP a 11.500 RPM(corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/126-cx

Renault V6 1.500 cc turbo 540 HP/530 HP (*) a 11.500 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/renault/autos/4586.php (*)

Matra V12 520 HP a 13.200 RPM Ligier

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-matra.aspx

Alfa Romeo V12 boxer 520 HP a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ford Cosworth DFV V8 490 HP a 11.100 RPM (Brabham pesava 580 kg, Williams pesava 587 kg e MP4/1)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

Hart 4 linha turbo 490 HP a 9.500 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/toleman/autos/5043.php

 

F1 1982:

Renault V6 1.500 cc turbo 585 HP a 11.500 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/

Ferrari 1.500cc turbo 580 HP a 11.000 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/126-c2

BMW 4L 1.500 cc 557 HP a 10.500 RPM (Brabham de Piquet)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Alfa Romeo V12 boxer +- 525 HP a 12.300 RPM (175 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/alfaromeo182.html

Matra V12 520 HP a 13.200 RPM Ligier

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-matra.aspx

Judd (Ford Cosworth DFV V8) a 515 HP a 11.300 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

Ford Cosworth DFV V8 495 HP a 11.100 RPM (MP4/1B)

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1983:

BMW 4 linha 1.500 cc Turbo 800 HP (3,2 bar treinos) a 11.500 RPM (Motor 170 kg, Brabham 540 kg)

BMW 4 linha 1.500 cc Turbo 740 HP (3 bar corrida) a 11.500 RPM (Motor 170 kg, Brabham 540 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

 

Renault V6 turbo 1.500cc 700 HP (potência máxima) (1979 a 1983) pg 12 (Lotus 93T/94T)

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf

Renault V6 turbo 1.500 cc 650 HP(*)/640 HP a 11.00 RPM/10.500 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/renault/autos/4589.php

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

 

Ferrari V6 1.500cc turbo +-700 HP (treinos estimado por mim)

Ferrari V6 1.500cc turbo 600 HP a 10.500 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/126-c3

 

Porsche V6 turbo 1.500cc 700 HP/600 HP(*) a 11.500 RPM/11.000 RPM 150 kg (M4/1D)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-tag-porsche.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3614.php (*)

 

Alfa Romeu V8 turbo 1.500cc 640 HP a 11.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

Honda V6 1.500 cc turbo 600 HP a 11.000 RPM (RA163E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

Hart 4 linha 1.500cc turbo 580 HP a 10.500 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-hart.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/toleman/autos/5046.php

 

Judd (Ford Cosworth DFY V8) 535 HP a 11.300 RPM

Ford Cosworth DFV V8 510HP a 11.200 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1984:

BMW 4 L 1.500cc turbo 1050 HP a 11.500 RPM (4,5 bar treinos) (Brabham da 580 Kg)

BMW 4L 1.500cc turbo 880 HP a 11.500 RPM (3,8 bar corridas)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

 

Honda V6 1.500 cc turbo chegava a quase 1000 HP (treinos estimado) (Peso 112 kg) Williams 540 kg

Honda V6 1.500 cc turbo 750 HP (*)/650 HP (corridas) a 11000 RPM/11.400RPM (RA164E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/williams/autos/5358.php (*)

 

Ferrari V6 1.500 cc turbo 950 HP(3,2 atm)/800 HP(2,7 atm) a 11.500 RPM (treinos) (Motor 121 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari126c4.html

Ferrari V6 1.500 cc turbo 730 HP (2,5 a 2,6 atm)/660 HP(2,2 atm) a 11.000 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/126-c4

Fonte http://www.gurneyflap.com/ferrari126c4.html

 

Renault V6 EF4 1.500 cc 850 HP (treinos estimado por mim)

Renault V6 EF4 1.500 cc 760 HP/750 HP(*) a 11.500 RPM/11.000 RPM (Lotus 95 T)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/renault/autos/4590.php (*)

 

Porsche V6 turbo 1.500 cc 800 HP (3,8 atm treinos) a 11.500 RPM (150 kg) (MP4/2)

Porsche V6 turbo 1.500 cc 650 HP (3,4 atm corridas) a 11.500 RPM

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/339/McLaren-MP4-2-TAG-Porsche.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3617.php

Fonte: http://www.porsche.com/filestore.aspx/default.pdf?pool=brazil&type=download&id=clubnews07-03-pdf&lang=pt&filetype=default. (Ver Arquivo PDF do site da Porsche pg 9 e 7)

 

Hart 4 L 1.500cc turbo +- 800 HP (4atm treinos) a 11.00 RPM (motor 140kg, Toleman 560 kg)

Hart 4L 1.500 cc turbo /+-700 HP (3,3 atm corridas) a 11.000 RPM. (motor 140 Kg e Toleman 560 Kg).

Fonte: http://www.gurneyflap.com/tolemantg184.html

Hart 4L 1.500 cc turbo 650 HP a 10.500 RPM (começo do ano) (140 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/toleman/autos/5048.php

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/3293/Toleman-TG-184-Hart.html

 

Alfa Romeu V8 turbo 1.500 cc 680 HP (*)/670 HP a 11.800 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/alfa_romeo/auto/155.php (*)

OBS: Segundo o anuário Francisco Santos 84 pg 61 era o motor mais beberrão da F1.

 

Ford Cosworth DFV V8 510HP a 11.200 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1985:

BMW 4L 1.500 cc turbo +-1250 HP (**) a 11.500 RPM (5,2 bar treinos).

BMW 4L 1.500 cc turbo 1200 HP a 11.500 RPM (5,4 bar treinos).

BMW 4L 1.500 cc turbo 850 HP (*) a 11.500 RPM (3,6 bar corridas).

Fonte: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

Fonte: http://www.allf1.info/index.php (*)

Fonte: Anuário Francisco Santos 85 pg 60 (**).

 

Honda V6 1.500 cc turbo 1070 HP (treinos após Inglaterra) (RA165E)

Fonte: Anuário Francisco Santos 85 pg 52 e Anuário Francisco Santos 86 pg 40.

Honda V6 1.500 cc turbo 880 HP (corridas Alemanha em diante).

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/williams/autos/5360.php e Anuário FS 85 pg 49.

Honda V6 1.500 cc turbo 800 HP (corridas Brasil até Inglaterra) a 12.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

Renault V6 EF15 1000 HP/850 HP (* e **) (treinos 4,5 atm /corridas 3,6 atm) a 12.500 RPM (meio de 85 em diante) Lotus 97T (usado no carro do De Angelis e depois da França no carro de Senna) Taxa de compressão 7,5:1 e 154 kg

Renault V6 EF4 Bis 850 HP/800 HP (**) (treinos/corridas 3,6 atm) a 12.500 RPM (Senna começo de 85) 154 kg

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf (pg 11 e 12) (**)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/renaultef15.html (*)

 

Ferrari V6 1.500 cc turbo +- 1000 HP (treinos estimado por mim)

Ferrari V6 1.500 cc turbo 800 HP(*) /780 HP a 12.000 RPM(*) /11.000 RPM(corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/156-85

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: Anuário FS 85 pg 41 (*)

 

Porsche V6 1.500 cc turbo 960 HP (treinos) (MP 4/2B)

Fonte: Anuário Francisco Santos 85 pg 54 e http://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/2

Porsche V6 1.500 cc turbo 850 HP (3,4 atm corridas) a 12.800 RPM 145 kg

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/340/McLaren-MP4-2B-TAG-Porsche.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3618.php e Anuário FS 85 pg 42

 

Zakspeed 4 linha 1.500 cc turbo 900 HP (3,8 atm treinos) a 11.500 RPM

Zakspeed 4 linha 1.500 cc turbo 820 HP (3,5 atm corridas) a 11.500 RPM

Fonte: http://www.gurneyflap.com/zakspeedengine.html

 

Alfa Romeo V8 1.500 cc turbo 780 HP (*)/700 HP corrida a 11.800 RPM.

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/alfa_romeo/auto/156.php (*)

 

Hart 4 linha 1.500 cc turbo 750 HP/700 HP (*) a 11.000 RPM (corridas) 120 kg

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/toleman/autos/5049.php

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-hart.aspx

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ram03.html (*)

 

Motori Moderni V6 1500 cc turbo 720 HP a 11.300 RPM (Minardi)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-motori-moderni.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/minardi/autos/3830.php

 

PP

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Seguem as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Na ERA TRUBO houve muito "blefe" por parte das fabricantes, então alguns motores de treinos não foram divulgados e eu tive que estimar sua potência.

 

Anos 80 (parte II)(Em vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 1986:

BMW 4L 1.500cc turbo +- 1400 HP (**) a 11.500 RPM (5,5 bar treinos- Benetton) (170 Kg)

BMW 4L 1.500cc turbo +- 1300 HP a 11.500 RPM (4,9 bar treinos, motor deitado 72º- Brabham) (170 kg)

BMW 4L 1.500cc turbo 900 HP (*)/850 HP a 11.500 RPM (3,6 bar corridas) (170 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/benetton/autos/538.php (*)

Fonte: http://www.autoracing.com.br/o-carro-de-f1-mais-potente-da-historia/ (**)

 

Nesse site Paul Rosche da BMW diz que a potência chegava em torno de 1400 HP.

 

Renault V6 EF15C acima de 1200 HP a +- 900 HP a 12.500/13.000 RPM (* e **) (5,2 atm treinos e entre 3,7 e 4 atm corridas) (França 86 em diante) Lotus 98T Taxa de compressão 7,0:1 e 154 kg

Renault V6 EF15B +-900 HP a 850 HP a 12.500/13.000 RPM (* e **) (4 a 3,7 atm corridas) (Até GP EUA 86) Lotus 98T Taxa de compressão 8,0:1 e 154 kg

Fonte: http://www.renault.com/fr/lists/archivesdocuments/gordini.pdf (pg 14) (**)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/renaultef15.html (*)

 

Honda V6 1.500cc turbo 1200 HP (treinos RA 166) (*)

Honda V6 1.500cc turbo 1130 HP (5atm Alemanha)/1051HP(5 atm) (treinos) (RA166)

Fonte: Anuário Francisco Santos 86 pg 41

Honda V6 1.500cc turbo 963 HP (4 atm Alemanha)/906 HP(4atm)/880 HP (corridas) a 12.500 RPM (RA166E)

Fonte: Anuário Francisco Santos 86 pg 25, 40 e 41

Honda V6 1.500cc turbo 900 HP/820 HP (Brasil até Inglaterra- corridas) a 12.500 RPM (RA166E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

(*) http://www.grandprixengines.co.uk/Egs_69_70_71_Honda.pdf (parte Egs 69,70, 71 Honda RA 166/167/168)

 

Ferrari V6 1.500 cc turbo e 1100 HP (treinos- estimado por mim)

Ferrari V6 1.500 cc turbo 850 HP a 11.500 RPM (corridas)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ferrari.php

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-86

 

Porsche V6 turbo 1.500 cc +- 1000 HP (estimado por mim) (4 atm nos treinos) (MP 4/2C)

Porsche V6 turbo 1.500 cc 850 HP a 12.000 RPM (3,4 atm em corridas) (150 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-tag-porsche.aspx

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/2

 

Ford Cosworth GBA V6 1.500cc TURBO 1000 HP/850 HP a 11.000 /12.000 RPM ( Lola)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Zakspeed 4 linha turbo 1000 HP(4,5 atm treinos)/ 850 HP (3,6 atm corridas) a 11.500 RPM

Fonte: http://www.gurneyflap.com/zakspeedengine.html

Motori Moderni V6 1500 cc 780 HP/720 HP (*) a 12.000 RPM/11.300 RPM (Minardi)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-motori-moderni.aspx (*)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/minardi/autos/3831.php

Alfa Romeo V8 1.500 cc turbo700 HP a 11.000 RPM.

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

F1 1987 (Motores aspirados passaram a ter 3.500 cc e turbos 1.500cc com 4 atm):

Porsche V6 1.500 cc turbo 1060 HP (treinos) a 12.500 RPM (MP4/3)

Porsche V6 1.500 cc turbo 850 HP (corridas) a 12.000 RPM (Anuário FS 87 pg 18)

Fonte: http://www.goodingco.com/car/1987-mclaren-mp43-formula-1 (Potência estimada em 1060 HP)

Fonte: http://www.conceptcarz.com/vehicle/default.aspx?carID=21398&i=2#menu (1060 HP)

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/3 ( 960 HP corridas e treinos 1060 HP)

 

Honda V6 1.500cc turbo 995 HP (4 atm nos treinos com relação de equivalência 1,23) a 12.000 RPM taxa compressão 7,4:1 (RA167E) Lotus 99T e Williams

Honda V6 1.500cc turbo 872 HP a 751 HP (em corridas) (RA167E)

Fonte: http://www.zzw30.com/HondaRA168EEngine.pdf

 

Ferrari V6 1.500cc turbo +-980/880 HP (treinos 4 a 4,2 atm) a 11.800 RPM. Taxa de compressão 8,0:1

Ferrari V6 1.500cc turbo +-920/ 800 HP (corridas 3,6 a 3,8 atm) a 11.800 RPM. Taxa de compressão 8,0:1

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari8788.html

Ferrari V6 1.500cc turbo 880 HP a 11.500 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-87

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1759.php

Ferrari V6 1500cc turbo 800 HP a 11.800 RPM (corridas no começo do ano). (Carro 540 kg).

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/car/173/Ferrari-F1-87.html

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ferrari.php

 

Megatron (BMW) 4 linha 1.500cc turbo quase 950 HP a 11.500 RPM (4 bar treinos)

Megatron (BMW) 4 linha 1.500cc turbo 900 HP 11.500 RPM (3,8 bar corridas)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

 

Zakspeed 4 linha 1.500cc turbo algumas vezes 920 HP a 11.500 RPM (4 atm corridas e treinos)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/zakspeedengine.html

 

Ford Cosworth GBA V6 1.500cc TURBO 1000 HP/850 HP a 11.000 /12.000 RPM (Benetton)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

Motori Moderni V6 1.500 cc 800 HP a 11.500 RPM (Minardi)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-motori-moderni.aspx

Ford Cosworth DFR V8 3.500 cc 650 HP a 11.500 RPM (165 kg) Aspirado AGS, Colloni, March, Tyrell

Ford Cosworth DFZ V8 3.500 cc 580 HP a 10.200 RPM (165 kg) Aspirado Lola

Fonte: Anuário Francisco Santos 87 pg 16 a 18

 

F1 1988 (Aspirados passaram a ter 3.500cc e os turbos 1.500 cc com 2,5 atm):

Alfa Romeo V8 1.500cc turbo 700 HP/620 HP (*) a 11.800/11.000 RPM (*) (Motor Stievani-Osella)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/1988_Formula_One_season

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-alfa-romeo.aspx

Fonte Anuário Francisco Santos 88 pg 11(*)

 

Ferrari V6 1.500cc turbo 690HP*/ 640 HP (treino/corrida) a +-12.800 RPM /12.000 RPM (Depois México).

Ferrari V6 1.500 cc turbo 660/640 HP (treinos/corridas) a 12.800 RPM (Da Itália em diante com novo gerenciamento eletrônico do motor)

 

Ferrari V6 1.500cc turbo 630 HP/600 HP (treino/corrida) a 12.200 RPM/11.800 RPM (Brasil a Mônaco).

Taxa de compressão 10,0:1 (peso do motor 150 Kg e peso do carro 542 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari8788.html

(*) Potência de TREINOS depois do México estimada por mim.

 

OBS: Depois do México e França, a Ferrari estreou nova versão do 033E com Venturi e pistões novos, com isso passaram a utilizar os 2,5 atm, e não mais os 2,35 atm para não abrir a válvula pop-off. Depois de Monza mudou-se o mapeamento do motor sem comprometer a potência máxima, isso para conseguir menor consumo.

 

Megatron (BMW) 4 linha 1.500cc turbo +- 680 HP a 11.800 RPM (treino de Monza em diante) (*)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/arrowsa10.html

Megatron (BMW) 4 linha 1.500cc turbo 640 HP (corrida) a 11.500 RPM (Fonte Anuário FS 88 pg 11) 130 kg

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/arrows/auto/355.php

(*) Em Monza o motor Megatron ganhou tubos VENTURI (como o Honda e o Ferrari) fazendo com que eles pudessem usar 2,5 atm ao invés de 2,3 atm, ganhando 30 a 50 HP.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/1988_Italian_Grand_Prix

 

Honda V6 1.500cc turbo: 675 HP (685 ps) a 12.500 RPM (treinos com relação de equivalência 1,15) .

Honda V6 1.500cc turbo: 650 HP a 12.000 RPM (em corridas- melhor condição de consumo estimado).

Fonte: http://www.zzw30.com/HondaRA168EEngine.pdf (Osamu Goto Congresso de fev/mar 1989)

 

Zakspeed 4 linha 1.500cc turbo +- 640 HP (2,5 atm corridas) a 11.500 RPM

Fonte: http://www.gurneyflap.com/zakspeedengine.html

 

Ford Cosworth DFR V8 3.500 cc 590 HP a 10.500 RPM (exclusivo da Benetton)

Ford Cosworth DFZ V8 3.500 cc 560 HP a 10.250 RPM

Fonte: http://www.grandprixengines.co.uk/cosworthstory.pdf

 

F1 1989 (Todos os motores passaram a ser aspirados com 3.500cc):

Honda V10 680/660 HP (treinos) a 12.800 RPM. (RA109E) (MP 4/5)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Honda V10 650 HP (corridas). (RA109E) (Anuário Francisco Santos 89 pg 23)

 

Ferrari V12 650 HP/620 HP (treinos) a 12.750 RPM e 600 HP(corridas*) a 12.500 RPM.

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-89 (*)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1762.php

 

Renault (RS1) V10 650 HP a 14.300 RPM (treinos) (141 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteurs.aspx

 

Ford Cosworth HB V8 630 HP a 12.000 RPM (esp III, exclusivo para a Benetton)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ford-cosworth.aspx e Anuário Francisco Santos 1989 pg 19

Lamborghini V12 600 HP a 11.200 RPM (160 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-lamborghini.aspx

 

PP

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Segues as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Anos 90 (Em vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 1990:

Ferrari V12 710 HP (*) (Japão em diante) /680 HP a 13.800 RPM/12.750 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-90

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1763.php

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari642.html (*)

 

Honda V10 700 HP/680 HP a 13.000 RPM (corridas) (RA100E) 150 kg (MP 4/5B)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php e anuário Francisco Santos 90 pg 23 (diz que era 690HP)

 

Ford Cosworth HB V8 (esp IV) 670 HP a 13.000 RPM (Benetton de Silverstone em diante)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2507.php

 

Renault (RS2) V10 660 HP a 12.800 RPM (139 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.statsf1.com/en e Anuário Francisco Santos 90 pg 23

 

Judd EV V8 650 HP a 12.500 RPM (125 kg)

 

Lamborghini V12 650 HP/640 HP a 13.000 RPM (150 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-lamborghini.aspx e Anuário FS 90 respectivamente pg 23 e pg 27

 

Ford Cosworth HB V8 630 HP a 12.000 RPM (esp III, Benetton até França)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ford-cosworth.aspx

 

F1 1991:

Honda V12 780 HP/720 HP a 14.800 RPM/14.000 RPM (RA121E) (MP 4/6)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

Renault (RS3B)V10 750 HP a 14.500 RPM (Treino Monza e corridas Portugal em diante) (137 kg)

Fonte: Anuário Francisco Santos 91 pg 44

Renault (RS3) V10 700 HP a 12.000 RPM (corridas) (137 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

 

Ferrari V12 735 HP (*)/725 HP (corridas) a 14.800 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-91

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari643.html (*)

 

Honda V10 700 HP/690 HP a 13.500 RPM (corridas) (RA100E motor de 90) 150 kg (Tyrell)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/tyrrell/autos/5195.php e Anuário FS pg 23

 

Ford Cosworth HB V8 680 HP a 12.800 RPM (esp VI exclusivo da Benetton e Jordan) (130 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/GURNEY2/jordan191.html

 

Porsche V12 680 HP a 13.000 RPM (190 kg) (Footwork)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-porsche.aspx

 

Ilmor V10 680 HP a 13.000 RPM (Leyton House)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ilmor.aspx

 

Ford Cosworth HB V8 670 HP a 13.200 RPM (esp IV- Jordan)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2507.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2507.php

 

Lamborghini V12 655 HP a 13.000 RPM (150 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/lamborghini/autos/2580.php

 

Yamaha V12 650 HP a 13.500 RPM (140 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/brabham/autos/862.php

 

F1 1992 (Proibição de pneus de classificação):

Honda V12 880HP/850 HP (treinos Japão e Austrália) a 15.000 RPM (RA122E especial) (150 kg) (MP 4/7)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Honda V12 820HP a 15.000 RPM (treinos depois do Canadá, estimado por mim)

Honda V12 776 HP a 14.400 RPM (corridas depois do Canadá) (RA122E) (150 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3625.php

Honda V12 780 HP/720 HP (treinos/corrida até Mônaco) a 14.800/14.000 RPM (RA121E motor de 91)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3623.php

 

Renault (RS4 e RS3C) V10 800 HP (treinos) (*) / 780 HP (**) /750 HP (Espanha em diante) a 14.500 RPM/13.000 RPM (137 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/williams/autos/5368.php (*)

Fonte: https://www.ultimatecarpage.com/spec/1052/Williams-FW14B-Renault.html (*)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/williamsfw15.html (**) com gasolina especial da ELF.

 

Ferrari V12 750 HP (Motor de treinos- estimado por mim pelo motor de 93)

Ferrari V12 735 HP a 14.800 RPM (corridas)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f92-a

Ford Cosworth HB V8 720 HP a 13.500 RPM (esp VII Benetton San Marino em diante) (130 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/benettonb192phot.html

Lamborghini V12 700 HP a 13.200 RPM (150 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-lamborghini.aspx e Anuário FS 92 pg 36

Ford Cosworth HB V8 680 HP a 12.800 RPM (esp VI Jordan) (130 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/GURNEY2/jordan191.html

Ford Cosworth HB V8 (esp V) 675 HP a 13.000 RPM (Lotus, estimado por mim pelo motor IV e VI)

Ford Cosworth HB V8 (esp IV) 670 HP a 13.000 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2507.php

 

F1 1993:

Renault (RS5) V10 780 HP (treinos)/+-750 HP (corridas*) a 14.800 RPM/13.800 RPM (137 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/1241/Williams-FW15C-Renault.html

Fonte: http://www.gurneyflap.com/williamsfw15.html (*)

Fonte: https://www.statsf1.com/pt/moteur-renault.aspx

 

Ferrari V12 775 HP (treinos depois da Alemanha, estimado pelo motor de 94, Anuário FS 94 pg 44)

Ferrari V12 750 HP(*)/ 745 HP a 15.000 RPM (corridas)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ferrari.aspx (*)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f93-a

 

Ford Cosworth HB V8 730 HP a 13.500 RPM (esp VIII Benetton Inglaterra em diante, McLaren Alemanha e Hungria (trinos) e Bélgica m diante - 140 kg) ESSE MOTOR TINHA COMANDO DE VÁLVULA PNEUMÁTICO.

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Ilmor (Mercedes) V10 730 HP a 14.300 RPM (Sauber)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/sauber/autos/4752.php

Ford Cosworth HB V8 720 HP a 13.500 RPM (esp VII Benetton África do Sul até França e McLaren da Inglaterra (treino e corrida), Alemanha e Hungria (corrida) -130 kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/benettonb192phot.html

 

OBS 1: McLaren passou a usar o Ford esp VII da Inglaterra em diante (outras dizem que foi da Alemanha em diante), mas na Inglaterra em diante, a Benetton passou a usar o VIII. Mas o certo é que na Alemanha ofereceram os motores VIII às duas, mas não foram usadas em corridas.

OBS 2: Na Bélgica em diante COM CERTEZA ambas estavam usando VIII em corridas.

 

Mugen Honda 720 HP a 13.200 RPM (RA121E) Footwork

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mugen-honda.aspx

Lamborghini V12 710 HP a 13.800 RPM (peso 150 kg, esse motor foi testado no McLaren em 93 pelo Senna)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-lamborghini.aspx

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/8#Engine

Hart V10 700 HP a 13.000 RPM (Jordan)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-hart.aspx

Yamaha V 10 690 HP a 13.500 RPM (Tyrell) 130 kg

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-yamaha.aspx

Ford Cosworth HB V8 680 HP a 12.800 RPM (esp VI McLaren até França, Lotus e Minardi 100%-130kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/GURNEY2/jordan191.html

 

 

F1 1994: (O peso dos carros passou a 515 kg no Canadá e depois 530kg na Alemanha)

Ferrari V12 +- 850 HP (Motor Especial de treinos após Itália)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/GURNEY2/ferrari412t1b.html

OBS: Segundo Reginaldo Leme no GP Itália 94 era mais de 800 HP.

Ferrari V12 820 HP /800 HP (*) (treinos/corridas após Inglaterra) a 15.250 RPM

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1770.php (*)

OBS: Anuário Francisco Santos 1994 pg 109 fala em 815 HP.

Ferrari V12 775 HP a 15.800 RPM (treinos até França- Anuário FS 94 pg 44)

Ferrari V12 750 HP a 15.300 RPM (corridas até França)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/412-t1

 

Renault (RS6 e RS6B) V10 800 HP (*) / 790 HP a 14.400/14.300 RPM (134kg/136 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

 

Mercedes V10 765 HP a 14.000 RPM (Sauber)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/sauber/autos/4753.php

 

Ford ZETEC R V8 750 HP a 14.500 RPM (Exclusivo da Benetton 135 kg *)

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Benetton_B194

Fonte http://www.allf1.info/engines/ (*)

 

OBS 1: Tinha vantagem de consumir em média 13/18 litros de gasolina a menos do que o Renault.

OBS 2: Ford passou a utilizar pistões de liga de níquel/cromo/magnésio, válvulas de titânio e a cabeça do cilindro estava revestida com componentes de cerâmica.

 

Fonte: http://www.superlicenca.com.br/0,0,417,38604,00.html

 

Peugeot V10 750 HP(*) a 14.500 RPM (motor A6- 133 kg) (MP 4/9)

Peugeot V10 700 HP14.250 RPM (motor A4- 133 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines (*)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-peugeot.aspx

 

Yamaha V10 750 HP a 13.300 RPM(Tyrell)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Mugen Honda V10 740 HP a 13.500 RPM (RA121E) (depois da Bélgica estimado) Lotus

Mugen Honda V10 725 HP a 13.500 RPM (RA121E) (até a Bélgica) Lotus

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mugen-honda.aspx

 

Hart 730 HP a 13.300 RPM (treinos/corrida)

Fonte: Anuário Francisco Santos 94 pg 46.

 

Ford Cosworth HB V8 730 HP/720 HP a 13.500 RPM (esp VIII e VII - Larrousse, Footwork e Minardi)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Ilmor V10 696 HP a 12.800 RPM (126 kg) (Pacific)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ilmor.aspx

 

Ford Cosworth HB V8 680 HP a 12.800 RPM (esp VI Sintek-130kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/GURNEY2/jordan191.html

 

F1 1995 (Todos os motores 3.000 cc aspirados, peso dos carros 595 kg)

Renault (RS7, RS7B, RS7C) V10 +- 750 HP/725HP (*) a 16.000 RPM (132 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/williams/autos/5371.php (*)

 

Ferrari V12 730 HP (*)/700 HP/690 HP (corridas) a 17.000RPM/16.800 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ferrari.aspx (*)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/412-t2

Fonte: http://www.allf1.info/engines

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1771.php

 

Peugeot V10 +-700 HP/675 HP (versão 2 e 1 (*)) (estimado por mim) (Jordan)

(*) Segundo Reginaldo Leme e Cléber Machado no GP França 95, a versão 2 tinha 25 HP a mais.

 

Mercedes V10 690 HP a 15.200 RPM (MP 4/10)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3629.php

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Mugen Honda V10 675HP a 13.500 RPM (Ligier)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mugen-honda.aspx

 

Yamaha V10 acima de 660 HP a 15.000 RPM (130 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Ford ZETEC R (ECA) V8 630 HP/610 HP a 14.000 RPM (135 kg)

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

Mugen Honda V10 630 HP a 16.000 RPM (Ligier)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ligier/autos/2671.php

Ford ED V8 600 HP/580 HP a 13.800 RPM (132 kg) (Forti)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 1996:

Renault (RS8 e RS8B) V10 750 HP/740 HP(*) a 16.600 RPM(132 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/williams/autos/5372.php (*)

 

Ferrari V10 750 HP a 16.500 RPM (treinos). Segundo Galvão e Reginaldo estreou MOTOR ESPECIAL no treino de San Marino.

Ferrari V10 715 HP a 15.500 RPM(corridas).

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f310

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Mercedes 730 HP (*)/720 HP a 15.700 RPM (123 kg) MP4/11

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3630.php (*)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Peugeot V10 720 HP 15.500 RPM (133 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-peugeot.aspx

 

Ford ZETEC R (JD) V10 690 HP/670 HP a 15.800 RPM (120 kg)

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.h

 

Mugen Honda V10 690 HP a 13.700 RPM (Ligier- Panis venceu com esse motor em Mônaco)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mugen-honda.aspx

 

Yamaha V10 a 690 HP a 13.800 (105 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-yamaha.aspx

 

Hart V8 680 HP a 13.100 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-hart.aspx

 

Ford ZETEC R (ECA) V8 630 HP/610 HP a 14.000 RPM (135 kg)

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.h

Ford ED V8 600 HP/580 HP a 13.800 RPM (132 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 1997:

Mercedes V10 775 HP/750 HP(*) a 16.000 RPM (Treinos/corridas depois da Espanha) (124 kg)

Fonte: Anuário Francisco Santos 1997 pg 30(*) e 96

Mercedes V10 760 HP a 15.800 RPM (124 kg) (Antes da Espanha) (MP4/12)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Renault V10 775 HP a 15.600 RPM (treinos França em diante) (RS9B) (121 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php e Anuário Francisco Santos 97 pg 31

Renault V10 755 HP a 15.000 RPM (corridas França em diante) (RS9A) (121kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php e Anuário Francisco Santos 97 pg 31 e 110

Renault V10 740 HP a 14.600 RPM (corridas Austrália até o Canadá) (RS9) (121 kg)

Fonte: Anuário Francisco Santos 97 pg 31

 

Ferrari V10 750 HP(*) (treinos) a 16.500 RPM e 730/715 HP(*) (corridas) a 16.050 RPM. (120/126 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f310-b

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari310b.html (*)

 

Peugeot V10 750 HP/730 HP a 15.500 RPM

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-peugeot.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2513.php

Ford ZETEC R (JD) V10 730 HP/720 HP a 16.500 RPM (120 kg) (Stewart)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

Mugen Honda V10 725 HP (Prost)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/prost/autos/4510.php

Yamaha V10 acima de 700 HP a 16.000 RPM (105 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Hart V8 680 HP a 13.100 RPM (Minardi)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-hart.aspx

Ford ZETEC R (ECA) V8 630 HP/610 HP a 14.000 RPM (135 kg)

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.h

Ford ED V8 600 HP/580 HP a 13.800 RPM (132 kg) (Tyrell)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 1998:

Ferrari V10 805 HP(*)/800 HP (Japão**)/ 765 HP( San Marino em diante) a 17.300 (*)/17.000 RPM 121 kg

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f300 (*)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrarif300.html

Fonte: Anuário F1 1998 Francisco Santos pg 21(**)

 

Mercedes V10 800 HP a 16.100 RPM (107 kg) (MP 4/13)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3632.php

 

Mecachrome/Playlife (Renault RS9B) V10 775 HP a 15.600 RPM (121 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

Mugen Honda V10 +-770 HP (R4YE) a 16.500 RPM (Jordan)

Fonte: http://sohc.vtec.net/news/items/204.html (30 HP a menos que a versão de 99 que tinha 800 HP)

 

Ferrari V10 750 HP (treinos) a 16.500 RPM e 730/715 HP (corridas) a 16.050 RPM. (Sauber)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f310-b

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrari310b.html

Peugeot V10 765 HP 15.200 RPM (Prost)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-peugeot.aspx

Ford ZETEC R (JD) V10 730 HP/720 HP a 16.500 RPM/ 15.00 RPM (120 kg) (Stewart)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 1999:

Mercedes V10 810 HP16.200 RPM (107 kg) (MP 4/14)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Ferrari V10 805 HP/780 HP a 16.500RPM/16.300 RPM (corridas)(115 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f300

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f399

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrarif399.html

 

Mugen Honda V10 800 HP/780 HP (R4YE) a 16.500 RPM (Jordan)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2515.php

Fonte: http://sohc.vtec.net/news/items/204.html

 

Ferrari V10 790 HP (corridas) a 17.300 RPM (Sauber)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f300

 

Peugeot 785 HP (*)/ 780 HP a 15.700 (*)/17.000 RPM

Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/spec/439/Prost-AP02-Peugeot.html

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-peugeot.aspx (*)

 

Supertec/Playlife (Renault RS9B) V10 775 HP/770 HP a 17.00 RPM (121 kg) (BAR)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/bar/auto/524.php

Cosworth CR-1 V10 770 HP a 16.500 RPM (exclusivo da Stewart) 100 kg

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Ford Cosworth HB 730 HP (esp VIII) a 17.00 RPM (120 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/minardi/autos/3849.php

Ford Cosworth HB 670 HP (esp IV) (120 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

PP

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Segues as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Anos 2000 (Em vermelho os campeões com motor mais potente):

 

F1 2000:

Mercedes 815 HP a 17.800 RPM (98 kg *) (MP 4/15)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

 

Ferrari 806 HP (*)/805 HP (corridas) a 17.500 RPM (106 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f1-2000

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrarif2000.html (*)

 

BMW V10 800 HP a 17.200 RPM (120 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Honda V10 800 HP (*)/770 HP a 17.000 RPM (RA000E) (110 kg BAR)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php (*)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-honda.aspx (*)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/bar/auto/525.php (mais de 800 HP)

(*) Honda estreou o EVO 4 na Inglaterra com mais 30 HP e depois o EVO 5 na Alemanha. (Anuário FS 2000 pg 33, 35 e 79)

 

Cosworth CR-2 V10 +-800 HP a 17.600 RPM (97 kg)

Fonte: Anuário 2000 Francisco Santos pg 36

 

Peugeot 790 HP/785HP(*)/770 HP (**) a 17.500 RPM/17.900 RPM (109 kg)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/prost/autos/4508.php

Fonte: Anuário Francisco Santos 2000 pg 37 (*)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (**)

 

Ferrari V10 780 HP a 16.300 RPM (corridas)(114 kg) (Sauber)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f300

 

SUPERTEC/Playlife (Renault RS9B) V10 775 HP a 15.600 RPM (118 kg Anuário FS pg 35)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Mugen Honda V10 acima de 770 HP a 15.800 RPM (122 kg Anuário pg 35) (Jordan)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mugen-honda.aspx

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2516.php

Ford ZETEC R (VJ) V10 690 HP/670 HP a 15.800/16.500 RPM (120 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 2001:

BMW V10 862 HP(treinos*)/850 HP/840 HP a 18.000 RPM (98 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php e Anuário Francisco Santos 2001 pg 33 e pg 144(*)

 

Ferrari V10 850 HP(treinos)(*)/825 HP (corridas) a 17.700 RPM (100 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f2001

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrarif2001.html (*)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/ferrari/autos/1777.php (*)

 

Cosworth CR-3 V10 840 HP a 18.500 RPM (97 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

Honda V10 840 HP/ 800 HP (*) a 18.500/17.900 RPM (RA001E) (BAR e Jordan)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/jordan/autos/2517.php e Anuário Francisco Santos 2001 pg 34 (*)

 

Mercedes V10 830 HP(*)/825 HP a 17.800 RPM (MP 4/16)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx(*)

 

Ferrari V10 820 HP a 17.700 RPM (105 kg) (Motor Acer da Prost e da Sauber)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/prostap04photost.html e Anuário 2001 pg 37

 

Asiatech (Peugeot) V10 800 HP (*)/ 760 HP (Anuário FS 2001 pg 35) a 17.500 RPM (108 kg) Arrows

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

 

Cosworth CR-3 V10 790 HP (*)/770 HP a 16.500 RPM (100 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines e Anuário Francisco Santos 2001 pg 36(*)

 

Supertec/Playlife (Renault RS21) V10 780 HP a 17.500 RPM (117 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ford ZETEC R (JD) V10 770HP (*)/750 HP a 16.500 RPM (135 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php (*) e Fonte: Anuário FS 2001 pg 37

Renault V10 +-750 HP (estimado segundo Anuário FS 2001 pg 34)

Ford ZETEC R (VJM) V10 690 HP/670 HP a 15.800/16.500 RPM (120 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 2002:

BMW V10 880 HP(* treinos Monza em diante)/ 865 HP a 19.050 RPM/18.700 RPM 99 kg

Fonte: http://www.allf1.info/index.php e Anuário Francisco Santos 2002 pg 170(*)

 

Ferrari V10 880 HP (treinos*) / 835 HP a 17.800 RPM (corridas)100kg

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f2002 e Anuário Francisco Santos 2002 pg 31 (*)

 

Honda V10 865 HP/835 HP a 18.800 RPM (RA002E) 110 kg

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

Mercedes V10 860 HP a 18.500 RPM 105 kg (MP 4/17)

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/mclaren/autos/3636.php

 

Cosworth CR-3 V10 840 HP a 18.500 RPM (97 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

Toyota V10 835 HP/830 HP a 18.200 RPM/17.600 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/cars/toyota/autos/5053.php

 

Renault (RS22) V10 810 HP (segundo Philippe Girard Diretor da Renault Anuário FS 2005 pg 38)

Renault (RS22) V10 acima de 800 HP a 17.500 RPM 105 kg

Fonte: http://www.allf1.info/engines

 

Asiatech (Peugeot) V10 800 HP a 17.500 RPM (108 kg)- Estimado por mim pelo ano anterior

Cosworth CR-4 (Ford RS1) V10 +- 780 HP a 18.000 RPM (estimado por mim) 105 kg

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 2003 (Regulamento exige o mesmo motor para treino e corrida):

BMW V10 +- 920 HP (*)/ acima de 900 HP a 19.200 RPM (peso 91 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/bmw.php (*) e Anuário Francisco Santos 2003 pg 47 (*)

 

Ferrari V10 920 HP (final do ano*)/ +-900 HP a 19.500 RPM/ 19.000 RPM (treinos) (95kg)

Fonte: http://www.gurneyflap.com/ferrarif2003ga.html

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

Ferrari V10 845 HP a 18.300 RPM (corridas) (95 kg)

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f2003-ga

 

Honda V10 mais de 900 HP (*Canadá em diante)/ 850 HP 19.000 RPM (RA003E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php e Anuário Francisco Santos 2003 pg 49(*)

 

Ferrari 870 HP a 19.000 RPM (Sauber)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

Mercedes V10 +-870 HP (*)/850 HP a 18.500 RPM (MP 4/17D)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx e Anuário F1 2003 pg 48 (*)

 

Toyota V 10 850 HP (*)/845 HP a 18.400/19.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ e Anuário Francisco Santos 2003 pg 51(*)

Renault (RS23) V10 830 HP a 17.800 RPM (90 kg)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

Cosworth CR-5(Ford RS2) V10 800 HP a 18.300 RPM (94 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

Cosworth CR-3 V10 800 HP a 18.000 RPM (97 kg) (estimado por mim pela redução do giro do de 2002)

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 2004 (Um motor passou a ser usado num fim de semana, se trocar perde 10 posições no grid):

Honda V10 acima 930 HP(*) /900 HP a +- 18.500 RPM (RA004E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php e Anuário Francisco Santos 2004 pg 37 (*)

 

Ferrari V10 acima de 900 HP(*) a 18.800 RPM/ 865 HP (corridas) a 18.300 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f2004 e Anuário Francisco Santos 2004 pg 37 (*)

 

BMW V10 900 HP a 19.000 RPM (89 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Toyota V10 885 HP a 18.800 RPM (93 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Mercedes V10 870 HP a 18.500 RPM (94 kg) (MP4/19)

Fonte http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Renault (RS24) V10 870 HP a 18.800 RPM (segundo de Philippe Girad Diretor de Pesquisas a Renault, Anuário Francisco Santos 2004 pg 38)

 

Cosworth CR-6 V10 840 HP a 18.300 RPM (estimado por mim) 94 kg

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

F1 2005 (Um motor passou a ser usado em duas corridas, se trocar perde 10 posições no grid):

BMW V10 950 HP/925 HP (*) a 19.000 RPM (92 kg) -> MOTOR ASPIRADO MAIS POTENTE DA F1

Fonte: http://www.allf1.info/index.php e http://www.statsf1.com/en/moteur-bmw.aspx (*)

 

Ferrari V10 940HP (final do ano)/880 HP a 18.700 RPM/19.000 RPM (treinos)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Ferrari V10 865 HP a 18.300 RPM

Fonte: http://formula1.ferrari.com/cars/f2005

 

Mercedes V10 930 HP a 19.000 RPM (Depois da França) MP 4/20

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

Mercedes V10 915 HP (até o GP EUA, pelo informado no Anuário FS 2005 pg 121)

 

Honda V10 930 HP(*)/acima de 900HP a +- 18.500 RPM (RA005E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php e Anuário Francisco Santos 2004 pg 37 (*)

 

Renault (RS25E) V10 900 HP a 19.500 RPM (105 kg) China (*)

Renault (RS25D) V10 850 HP a 18.500 RPM (105 kg) Brasil a Japão (*)

Renault (RS25C) V10 +- 820 HP a 18.500 RPM (105 kg) Europa a Bélgica (*)

Renault (RS25 e RS25B) V10 acima de 800 HP a 18.000 RPM (105 kg) Começo do ano (*)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ e Anuário FS 2005 pg 178 (*)

 

Toyota V10 900 HP a 18.900 RPM (91kg)

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

Cosworth V10 (TJ2005) 900 HP a 18.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.italian.sakura.ne.jp/bad_toys/cosworth/index3.html

 

F1 2006 (Motores passaram a ser V8 com 2.400 cc e os 3.000 cc V10 foram limitados em 16.500 RPM):

Renault (RS26E) V8 780 HP a 20.000 RPM (95 kg) Motor especial no carro do Fisichella no Brasil.

Renault (RS26D) V8 770 HP a 19.800 RPM (95 kg) Motor especial para o Alonso no Brasil.

Renault (RS26C) V8 760 HP a 19.500 RPM (95 kg) China em diante (Anuário FS 2006 pg 173).

Renault (RS26B) V8 750 HP a 19.300 RPM (95 kg) Malásia em diante para Fisichella (Anuário FS 2006 pg 59)

Renault (RS26) V8 740 HP a 19.000 RPM (95 kg) Começo do ano.

Fonte: http://www.allf1.info/engines

 

Ferrari V8 +- 780 HP a 19.000 RPM (motor especial para o Schumacher no Brasil, estimado)

Ferrari V8 760 HP (treinos)

Ferrari V8 735 HP (*) a 18.000 RPM (corridas) (95 kg)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html (*)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

 

BMW V8 760 HP a 19.500 RPM (95 kg) (Sauber)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-bmw.aspx

 

Toyota V8 760 HP (*)/ 750 HP a 19.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-toyota.aspx

 

Mercedes V8 750 HP a 19.000 RPM (McLaren MP 4/21)

Fonte:http://www.statsf1.com/en/moteur-mercedes.aspx

 

Cosworth V8 740 HP a 16.700 RPM (Williams) 95 kg

Fonte: Reginaldo Leme no GP Bahrein 2006

 

Honda V8 acima 700 HP a acima 18.500 RPM (RA806E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

OBS: Os motores V10 eram limitados em 16.500 RPM, por isso tinham menos potência que os V8.

 

F1 2007:

BMW V8 +- 760 HP a 19.000 RPM (estimado por mim pelo motor de 2006) (95 kg)

Ferrari V8 +- 755HP (estimado por mim)/ 730 HP (corridas)(*) a 19.000 RPM (95 kg)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html (*)

Mercedes V8 +-750 HP a 19.000 RPM (95 kg) (estimado por mim pelo motor de 2006)

Renault V8 750 HP(*)/740 HP a 19.000 RPM (95 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines (*)

Toyota V8 740 HP a 19.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

Honda V8 acima de 700 HP a acima de 18.500 RPM (RA807E)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/honda.php

 

F1 2008 (Giro dos motores limitados em 18.000 RPM, uso da centralina única ECU e banimento do CT, CL e início do congelamento dos motores):

Mercedes 755 HP (estimado por mim pelo motor de 2007)

BMW V8 755 HP (estimado por mim pelo motor de 2007)

Ferrari V8 750HP (estimado pelo motor de 2007)/740 HP (corridas)(*)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html (*)

Renault V8 740 HP (estimado por mim pelo motor de 2007)

Toyota V8 740 HP

Fonte: http://www.allf1.info/index.php

 

F1 2009 sem contar o KERS (que dá aproximadamente 60 KW ou 80 CV a mais no motor, motores limitados em 8 por piloto por temporada podendo ser usados em qualquer ordem e retorno dos pneus slicks):

Mercedes V8 755 HP a 18.000 RPM 95 kg

Fonte: http://www.jamesallenonf1.com/2009/11/analysis-of-f1-engine-performance-in-2009/

BMW V8 755 HP a 18.000 RPM 95 kg

Fonte: http://www.jamesallenonf1.com/2009/11/analysis-of-f1-engine-performance-in-2009/

Ferrari V8 +- 750 HP a 18.000 RPM 95 kg (estimado)

Fonte: http://www.jamesallenonf1.com/2009/11/analysis-of-f1-engine-performance-in-2009/

Renault V8 +- 750 HP(*)/ 740 HP a 18.000 RPM 95 kg

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

Toyota V8 +- 740/737 HP a 18.000 RPM

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

Fonte: http://www.jamesallenonf1.com/2009/11/analysis-of-f1-engine-performance-in-2009/

 

PP

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Segues as potências dos motores de F1. Lembrando que esses dados variam muito (muito mesmo!!) de acordo com a FONTE, então procurei colocar as fontes mais confiáveis possíveis.

 

Anos 2010 (Marcados em vermelho campeão com motor mais potente):

 

F1 2010 a 2013 sem contar o KERS (+-80 HP).

Mercedes V8 +- 755 HP (95 kg)

Ferrari V8 750 HP (95 kg)

Fonte: http://formula1global.com/teams/power-of-engines-in-formula-1-season.html

Renault V8 750 HP (*)/ 740 HP (95 kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/ (*)

Cosworth V8 +- 730 HP (95 Kg)

Fonte: http://www.allf1.info/engines/

 

OBS: Só pode usar 8 motores por ano e de qualquer forma. Se usar o 9º motor perde 10 posições no grid. Em 2011 o peso mínimo do carro foi para 640 kg.

 

F1 2014 (Motor 1.600cc turbo com limitação de 15.000 RPM e 100kg de gasolina. Peso do carro + piloto = 690 kg):

Mercedes 850 HP (estimado por mim com ERS) Estima-se que pese 18 kg a menos que o Ferrari e o Renault.

 

Ferarri 780 HP (estimado por mim com ERS pelo motor de 2015)

Ferrari 761 HP (600 HP + 161 HP ERS) peso do carro 691 kg

Fonte: http://www.bbc.com/sport/0/formula1/26946444 (diz que o modelo da Ferrari é igual ao da Mercedes)

Fonte: http://www.motorauthority.com/news/1089909_ferrari-reveals-its-f14-t-2014-formula-one-car-video

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-ferrari.aspx

Fonte: http://www.f1-fansite.com/f1-news/new-ferrari-engine-heavy/ (motor Ferrari pesa 13kg a mais e o carro pesa 691 kg)

 

Renault 760 HP(*) (600 HP+ 160HP ERS) depois do Canadá /740 HP (antes do Canadá)145 kg

Fonte: http://gas2.org/2014/01/26/formula-1-turbo-engine-guide-2014/

Fonte: http://www.statsf1.com/en/moteur-renault.aspx

 

OBS: Há vários sites que informam potência BEM DIFERENTES do motor Mercedes, mas ainda acho que batia próximo a 800 HP:

 

Mercedes 900 HP (740 HP + 160 HP ERS)

Fonte: http://www.f1-fansite.com/f1-news/f1-report-mercedes-v6-turbo-engine-producing-900hp/

Mercedes 750 HP (589 HP+ 161 HP ERS) 145 kg

Fonte: http://www.magnetimarelli.com/pt/focus-on-racing/news/mercedes-reveals-2014-f1-engine

Fonte: http://www.autosport.com/news/report.php/id/105080

Fonte: http://www.mclaren.com/formula1/car/

Fonte: http://www.motorauthority.com/news/1089849_2014-mercedes-amg-f1-turbo-v-6-gets-animated-video

 

F1 2015:

Mercedes 900 HP/ 915 HP (Fase IV*)

Ferrari 860 HP/ 890 HP (**)/ 900 HP (Monza em diante, estimado)

Renault 825HP/850 HP (***)

Honda 775 HP (Esp I Austrália em modo de Segurança)/800 HP (Esp II)/ 825 HP (Esp III, Mônaco, segundo Burti)/840 HP (Esp IV, Rússia, estimado por mim)

 

(*) Monza em diante, pelas informações da Mercedes segundo Sérgio Maurício, Max Wilson SportTV no Q2. Segundo Luiz Roberto de Múcio, Lauda disse que a evolução do motor é em torno de 2%.

(**) Estreou na Espanha.

(***) Atualização do motor Renault em julho.

 

Fonte: http://www.autoracing.com.br/os-pesadelos-da-mclaren-honda/

 

PP

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Caraca, PP, parabéns. :shock:

 

Baita contribuição pro forum e prá gente. :positivo:

 

O Adauto deveria botar uma estátua prá você aqui :woot:

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Foram 30 anos guardando recorde de jornal e lendo os anuários de F1. Mas agora com a INTERNET ficou tudo muito mais fácil, mas creio que ainda tem alguma coisa errada.

 

Dá pra ver claramente que a partir dos anos 70 nem sempre o motor mais potente foi campeão do mundo... isso por que potência, sem confiabilidade e peso leve, não é nada!!

 

Haja vista o Lotus TURBINA de 1971.

 

PP

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Foram 30 anos guardando recorde de jornal e lendo os anuários de F1. Mas agora com a INTERNET ficou tudo muito mais fácil, mas creio que ainda tem alguma coisa errada.

 

Dá pra ver claramente que a partir dos anos 70 nem sempre o motor mais potente foi campeão do mundo... isso por que potência, sem confiabilidade e peso leve, não é nada!!

 

Haja vista o Lotus TURBINA de 1971.

 

PP

 

Mas aí tem o lance do Chapman querer inventar, e se deu mal, fazendo carro 4x4 :wallbash:

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Haja vista o Lotus TURBINA de 1971.

 

PP

Mas o Lotus turbina não foi para frente por que ele não tinha como parar.Não dava para se beneficiar do freio motor como em um carro e motor a combustão interna e cambio e com isso o sistema de freio de serviço não conseguia cumprir esta missão,

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Mas aí tem o lance do Chapman querer inventar, e se deu mal, fazendo carro 4x4 :wallbash:

 

 

 

Mas o Lotus turbina não foi para frente por que ele não tinha como parar.Não dava para se beneficiar do freio motor como em um carro e motor a combustão interna e cambio e com isso o sistema de freio de serviço não conseguia cumprir esta missão,

 

A Lotus turbina tinha dois problemas:

 

1- Não tinha freio motor;

2- Pesava 700 Kg, contra 550 kg da concorrência.

 

PESO nesse esporte é tudo!!

 

PP

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Marquei em VERMELHO as temporadas que o motor mais potente ganhou o título de pilotos, se não estou errado foram apenas 18 vezes.

 

PP

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