Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Nuno

Impressões ao dirigir - Toyota Etios 1.5 XLS Sedan

Recommended Posts

Esse é o top de linha do modelo. Comprei-o há 3 meses. Depois de 800 km rodados, posso dar opinião sobre o carro.

Comparo-o ao carro que eu tinha antes, um Corsa Sedan Premium 1.4 (também top do modelo)

Pontos positivos:

- Econômico: média de 10,5 km/l na cidade, sendo que não ando devagar, 90% com ar condicionado ligado e tem muito trecho para-anda por aqui. O Corsa fazia, no máximo, 8,5 km/l

- Silencioso: dá para ouvir as músicas no rádio, mesmo com os vidros abertos. O motor do Corsa parecia ser muito mais forte, e travado. Por conta disso, fazia um barulho de "Potência Reprimida"

- Confortável. Iguais aqui.

- Boa dirigibilidade. Carro não balança em curvas mais rápidas. Iguais aqui também

- Motor bom: boas retomadas e aceleração fácil. Aqui o Corsa leva ligeira vantagem. Mais rápido nas retomadas e aceleração um pouco mais forte.

Pontos Negativos:

- Falta acionamento elétrico dos retrovisores externos. Ponto para o Corsa. Ele tem.

- Falta sistema One Touch nos vidros elétricos. Para fechar ou abrir, tem que ficar segurando o botão correspondente. Ponto para o Corsa. Ele tem.

- Falta acionamento das travas elétricas por detecção de movimento do carro. Atingiu 15 km/h, as portas travam sozinhas. Destravam quando o carro é desligado. Isso não acontece. Tenho que destravar manualmente também. Ponto para o Corsa. Ele tem.

- Visores do painel deveriam ter números de Km e consumo um pouco maiores e melhor iluminados. Ponto para o Corsa. Ele tem.

- Que enchimento é aquele nas laterais do carro, perto das barras de sustentação das portas dianteiras? Isopor pintado? - O Corsa não tinha isso não.

• Thanks 1

Grande Nuno, excelente tópico! :positivo:

Espero que mais foristas tragam mais "impressões" dos carros que utilizam ou dirigem!

Isso só enriquece o espaço e faz a gente ter percepções de carros que nunca dirigimos ou que já dirigimos mas que não tivemos a mesma percepção ou ponto de vista. :zamigos:

Boa Nuno!!!

Também tenho um Corsa Premium 1.4 e realmente vivo o dilema de mudar para um carro que no mínimo tenha o que ele tem.

Até o momento, pelo que vi nas concessionárias da marca, ter um Prisma ou Cobalt talvez seja uma regressão...

Pois é. Digamos que, em termos gerais, o carro é satisfatório sim. Mas pelo preço que paguei (R$ 44 mil), o top de linha deveria ter tudo o que faltou ali em cima. Para as demais versões, seria opcional. E são coisas bestas. Que, com certeza, deverão vir no modelo 2014. Aí o 2013 cai de preço assustadoramente, se você for usar como moeda de troca...

Pior: a Toyota não tem um "Fale Conosco" no site deles. Só por telefone. Para você ser ignorado...

... e caro! :yes:

Continuando o tópico:

Como eu disse, o Etios que comprei é o Top de linha do modelo. O que falta nele são itens de conforto. O sistema ABS com EBD nos freios é fantástico. Ainda mais aqui no ES, onde temos "mau"toristas de sobra (digamos, uns 90%), que costumam "parar o carro para fazer a conversão na esquina", "entram na via principal a 20 km/h, sem olhar o fluxo de trânsito e sem entender para que significam aquelas plaquinhas "PARE" e "Dê a Preferência", entre outras barbaridades. Ontem mesmo, vinha eu pela preferencial, a singelos 80 km/h, e entra na minha frente um senhor da "Terceira Idade", a menos de 20 km/h. Abençoado seja o sistema de freios do Etios, que me permitiu parar sem balançar. Parei o carro mais à frente, exatamente do lado do carro do vovô, numa padaria. Não me contive e perguntei "você não viu o trânsito na principal, para fazer o que fez?". E o vovô: "Sou idoso, posso fazer o que eu bem entender, que estou certo". É meus caros, esse é o tipo de gente que temos aqui...

PS: O meu Corsa não tinha ABS, apesar de ser top do modelo.

Ah sim. A direção eletro-assistida é ótima também. Bem melhor que a hidráulica do Corsa.

... Parei o carro mais à frente, exatamente do lado do carro do vovô, numa padaria. Não me contive e perguntei "você não viu o trânsito na principal, para fazer o que fez?". E o vovô: "Sou idoso, posso fazer o que eu bem entender, que estou certo". É meus caros, esse é o tipo de gente que temos aqui...

Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim

Brasil, qual é teu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim, confia em mim... Brasil!

Carros japoneses não costumam ter acionamento elétrico dos vidros em sistema one touch. Isso é coisa que o mercado brasileiro exige. Por ser perigoso, nenhum japonês importado vem com isso, e alguns fabricados no Brasil não instalam o sistema.

O q na minha opinião estraga é o visual dele de carro da decada de 90, eu pelo menos nao consigo olhar só pro "interior", custo-beneficio.

Isso é uma tendência, me parece. Mas o XLS é um pouco mais "agressivo", porque tem os faróis de neblina (aqui são faróis de mergulho, porque quando chove muito, alagam as ruas), grade cromada, ou seja, um monte de perfumarias. Só sei que quando chego atrás de outro carro e pisco farol, o cara pula prá direita rapidinho, achando que é carro mais robusto...kkkkk

Alguém falou do Cobalt... Aquele caixote sobre rodas?

Um dos carros mais feios já feitos no Brasil.

http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=70270

:positivo: