Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
jorpaes

Segunda, 9/7 a internet pode parar.

Recommended Posts

São Paulo - Servidor não encontrado. Essa é a mensagem de tela que milhares de usuários da internet podem encarar nesta segunda-feira. O corte na conexão é consequência de um vírus chamado DNSChanger, que fez vítimas no mundo todo. Como parte do plano de contenção, o FBI vai desativar os servidores afetados pela praga - e cortar o acesso de todos os infectados.

 

O apagão, que começa no dia 9 de julho, deve afetar 250 mil computadores. A meida foi pensada para ajudar a eliminar o malware, que afeta servidores DNS para desviar a rota dos dados durante o acesso à internet e enviar informações direto para os crackers. As estimativa é de que seis mil computadores ainda estão infectados no Brasil. Saiba o que está por trás do vírus - e o que fazer.

 

apagaolampada.jpg

 

1 - O que é um serviço DNS?

DNS (sigla para Domain Name System) é um serviço que converte os endereços que digitamos nos navegadores, como www.google.com, em endereços numéricos ou IPs, que localizam exatamente o servidor que hospeda o site. Como IPs não são muito fáceis de memorizar, pelo menos não tanto quanto um endereço pontocom, o DNS cuida dessa parte.

 

Sem essa tradução, não é possível navegar em websites, mandar emails ou conectar-se com qualquer serviço online.

 

2 - Como surgiu o vírus?

Uma quadrilha, que as autoridades dos Estados Unidos disseram ter desbaratado em novembro, infectou centenas de milhares de usuários no mundo com um malware chamado DNSCharger, que controla servidores DNS. O vírus redireciona o tráfego da internet a sites fraudulentos e deixa os computadores vulneráveis a conteúdo malicioso e anúncios falsos.

 

3 - Se a quadrilha foi presa, qual o perigo?

O problema é o grande número de vítimas. Os servidores usados pelos crackers ficaram sob o controle do FBI desde novembro, e têm sido mantidos no ar com um redirecionamento seguro temporário ativado para que os afetados não percam parte da sua conexão.

 

No entanto, essa rede de segurança criada pelas autoridades americanas expira 9 de julho. A partir dessa data, todos os afetados podem ficar sem internet, já que suas máquinas vão continuar buscando por endereços que não existem mais. O único jeito de voltar a navegar sem problemas é eliminar o vírus dos computadores.

 

4 - Quais sistemas foram afetados?

O vírus infecta tanto Windows quanto Mac. Usuários de Linux não são atingidos.

 

5 - Como saber se fui infectado?

Criada especialmente para o caso, a página DNS-Changer.eu, da Associação da Indústria da Internet Alemã, realiza uma verificação rápida baseada no endereço IP do computador. Apenas clique em "Start" e veja o resultado.

 

6 - Meu computador foi atingido. O que fazer?

O grupo de especialistas DNS Changer Working Group criou uma lista de ferramentas gratuitas para download, além de instruções sobre como limpar um computador em perigo. Vale lembrar: cuidado com sites desconhecidos que prometem tirar o vírus.

 

7 - Qual a extensão do DNSChanger no mundo?

Em fevereiro, quando os servidores temporários seriam inicialmente desligados, havia 3 milhões de PCs infectados e as autoridades pediram na Justiça que o desligamento fosse adiado. Hoje, estima-se que 250 mil computadores ainda estejam em perigo - seis mil deles no Brasil, que é o 13º país mais atingid.

 

 

 

 

Fonte: InfoExame

Share this post


Link to post
Share on other sites

pela 1ª vez estou torcendo pelo inimigo aqui, segunda se parar tudo no trampo eu chego dizendo...

 

"eu avisei que podia dar problemas", mas ha algumas pessoas que insistem em querer saber mais do que a pessoa formada na profissão... :unsure: :zamigos::whistling:

 

mesmo assim vou baixar as ferramentas e estar preparado caso ocorra algum problema...

Share this post


Link to post
Share on other sites

sem problemas por aqui entao segunda feira estaremos floodando

\o/ iauehiaehaieuhaieuh

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem problemas, por enquanto. Mas ainda acho que isso é uma "armadilha" do FBI, para detectar se ainda estão sendo utilizados meios para driblar SOPA e etc... :risadinha:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que esse link de verificação é mais um "joão-sem-braço" do FBI pra monitorar os IPs dos outros.:unsure:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem problemas, por enquanto. Mas ainda acho que isso é uma "armadilha" do FBI, para detectar se ainda estão sendo utilizados meios para driblar SOPA e etc... :risadinha:

pense bem, um endereço que diz que vai pra A mas vai pra B - é como se fosse um cara dizendo que tem hora extra quando tá no bar agitando!

 

tenho impressão de que isso é pra tentar bloquear um retorno do Megaupload - já que se falava que seriam mantidos os links antigos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

realmente, no trampo nao deu problema algum, mas nas escolas foi um inferno total, tb ficam baixando até oração para perder barriga... :risada::hahaha::risada1::risadinha:

 

mandei as ferramentas por email para quem tinha 3g na escola e quem nao tinha foi até o meu trampo e disponibilizei um cd...

 

nego nao aprende, e ainda diziam, mas a escola tem um antivirus ativo... :down:

 

depois me perguntam o pq da minha ssinatura no email do governo...

 

"o melhor antivirus é o usuário - não tem jeito..."

 

exemplo clássico foi e envio de um vírus em formato de executavel disfarçado em nota fiscal, putz a escola nem comprou no estabelecimento e quase todo mundo baixou... :wallbash:

 

e depois ainda querem me dizer que entendem alguma coisa de informatica... :se_mata:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando só eu usava o PC nem antivirus usava...agora que mais gente utiliza instalei aquele do windows mesmo que é grátis e quase ninguém sabe que existe. Microsoft Security Essentials, quem tem Windows original é só baixar do site da própria Microsoft e ser feliz.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...